Todos os anos, quando as águas gelam, são muitas as pessoas que aproveitam para uns mergulhos e braçadas, seja por motivos religiosos ou por lazer. São os chamados nadadores de inverno, ou nadadores do gelo. No passado sábado, alguns desses nadadores realizaram um torneio de xadrez em águas geladas.

A ideia não é nova - os participantes encontraram registo de iniciativas semelhantes na época da União Soviética. "Foi preciso que alguém verbalizasse esta ideia e, assim que isso aconteceu, nós apoiámo-la", diz Roman, um dos jogadores.

Estes nadadores acreditam que jogar xadrez nestas condições traz algumas vantagens. "Ajuda na concentração. Pode-se até trabalhar uma técnica que permita ficar dentro de água por mais tempo, esta é a grande vantagem do xadrez. Quando se entra, enfrenta-se uma certa barreira de medo, mas, uma vez ultrapassada, apenas testamos a nossa tolerância e resistência", admite Roman.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.