“Na final acho que faltou um pouco mais de atitude. Ela foi eficiente no que fez. Também senti muita dor na costela. Não consegui mexer-me, ter uma reação. Ela foi eficiente. É o judo. Agora estou pronta para treinar mais e melhor, recuperar e estou pronta para os Jogos Olímpicos”, disse, à agência Lusa.

Na final, a judoca de 28 anos perdeu para a francesa Marie Eve Gahie, que tinha arrebatado a medalha de prata nos Mundiais de 2018, e que bateu a atleta do Benfica, por ippon, em 48 segundos.

Nascida no Rio de Janeiro e naturalizada portuguesa em janeiro, Timo disse, ainda assim, estar “muito feliz” com a medalha de prata, considerando-a “a concretização de um sonho”.

“Estou muito feliz. Faltou pouco… ou faltou muito, pois perdi a final. Estou orgulhosa da forma como lutei hoje, da forma como encarei o desafio. Estava lesionada pelo que tive de lutar de forma mais inteligente, mais estratégica e, mesmo assim, também com o coração. Estava cansada e sentia bastantes dores quando sofria um golpe”, contou.

Nas meias-finais, Bárbara Timo já tinha afastado outra adversária francesa, Margaux Pinot, campeã da Europa, igualmente por ippon e em 54 segundos.

“Espero ser campeã do mundo. Há muitos meses que adormecia a ganhar o mundial de alguma forma. Estive próximo. Acredito em todas as competições”, vincou, confiante de que chegará a sua vez.

Timo começou a competição com dois triunfos por ippon, diante da mongol Enkhchimeg Tserendulam e da belga Roxane Taeymans.

Seguiram-se o triunfo por waza-ari frente à japonesa Chizuru Arai, que defendia o título mundial conquistado em 2017 e 2018, e o embate dos quartos de final diante da holandesa Sanne van Dijke, campeã da Europa em 2017 e atual vice continental, que Timo venceu no 'ponto de ouro', após 6.20 minutos.

Os Mundiais de judo decorrem até domingo na capital japonesa.

Na sexta-feira, a seleção portuguesa vai estar representada por Yahima Ramirez e Patrícia Sampaio, ambas em -78 kg), e por Jorge Fonseca, que inicia a competição de -100 kg com o estatuto de cabeça de série.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.