As equipas portuguesas souberam a sua sorte para os 16avos de final da Liga Europa: o Sporting vai defrontar os espanhóis do Villarreal, ao passo que o Benfica volta a jogar com uma equipa de Istambul, tendo como adversário o Galatasaray, de acordo com os resultados do sorteio, realizado hoje na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.

Os "encarnados" jogam a primeira mão na Turquia, em 14 de fevereiro de 2019, e a segunda no Estádio da Luz, em Lisboa, no dia 21, sendo que o Sporting joga nos mesmos dias, mas na ordem inversa: a primeira mão é no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e a segunda em Espanha.

Recorde-se que o Galatasaray esteve no grupo do FC Porto na Liga dos Campeões, perdendo com os "dragões" nos dois jogos em que se defrontaram. Por outro lado, as "águias" já jogaram contra os rivais deste clube turco, o Fenerbahçe, nesta época, eliminando-os play-offs de acesso à Liga dos Campeões.

O Galatasaray, comandado por Fatih Terim, segue no quinto lugar do campeonato turco, a dois pontos do segundo classificado, o Yeni Malatyaspor, e a oito do líder Basaksehir, com o qual empatou fora, a um golo, no sábado.

Os dois clubes enfrentaram-se em três jogos europeus, com os turcos em vantagem, com dois triunfos, por 2-0 em 2008/09, na Luz, na fase de grupos da Taça UEFA, e por 2-1 em casa, na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2015/16. Nessa época, em casa, o conjunto luso impôs-se por 2-1, com tentos de Gaitán e Luisão.

Por seu lado, o Villarreal chega aos 16 avos de final da Liga Europa depois de vencer o Grupo G, com apenas 10 pontos, os mesmos do Rapid Viena, que também se qualificou, mais quatro do que o Rangers e cinco face ao Spartak Moscovo.

Na Liga espanhola, os adversários dos ‘leões’ seguem num dececionante 15.º posto, imediatamente acima da ‘linha de água’, com apenas 15 pontos, apesar de ter jogadores de categoria, como Carlos Bacca, Gerard Moreno ou Ramiro Funes Mori.

O Villarreal nunca defrontou o Sporting nas taças europeias, mas, em 2010/11, encontrou o FC Porto nas meias-finais da Liga Europa, sendo goleado por 5-1 no Dragão, para, depois, ganhar em casa por 2-1. Os ‘dragões’ venceriam o Sporting de Braga na final.

O Benfica marca nova presença nesta prova depois de ter terminado em terceiro lugar no Grupo E na Liga dos Campeões com sete pontos, atrás do Ajax e do Bayern de Munique e à frente do AEK.

Tendo vencido ao AEK no último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica partiu para este sorteio no Pote 1, com estatuto de cabeças de série.

Já o Sporting chega a esta fase da Liga Europa depois bater o seu recorde de pontos nas competições europeias, tendo acumulado 13 pontos no Grupo E e ficado em segundo lugar, superiorizando-se ao Qarabag e ao Vorskla Poltava, mas não ao Arsenal.

O segundo lugar obtido pelos "leões" impediu a equipa de alcançar o Pote 1, encarando este sorteio com o estatuto de não cabeças de série.

No restante alinhamento da fase a eliminar desta competição, destaque para o Shaktar Donetsk de Paulo Fonseca, que vai defrontar o Eintracht Frankfurt, e para o Olympiacos, comandado por Pedro Martins, que vai jogar com o Dínamo de Kiev. Outros "jogos grandes" vai decorrer entre Lazio e Sevilha e Celtic contra Valência.