Os Vaporflys, ténis da Nike, estiveram a um passo de ser banidos das competições, mas para já o que a organização mundial de atletismo decidiu foi suspender temporariamente qualquer nova tecnologia para calçado de competição até ao fim dos Jogos Olímpicos de Tóquio que se realizam este verão. Da World Athletics espera-se também nova regulação nesta matéria, impondo às empresas que apresentem os protótipos de novos produtos antes de poderem ser usados em competição.

Mas vamos a números. Os Vaporflys estavam nos pés dos atletas que venceram 31 das 36 maiores maratonas mundiais em 2019. Eliud Kipchoge, o queniano que estabeleceu um novo recorde mundial em Berlim, em 2018, também correu com um par nos pés.

Este artigo faz parte da newsletter semanal "Admirável Mundo Novo", que todas as semanas reúne uma seleção de histórias sobre inovação, estratégia e curiosidades que acontecem no mundo das grandes e das pequenas empresas.

subscrição pode ser feita aqui, o mesmo local onde pode tomar a decisão inversa a qualquer altura.

 

A discussão não é nova. Desde que o modelo foi lançado em 2016 que divide a comunidade desportiva, sabendo-se pelos estudos entretanto conduzidos que melhora em 4 a 5% a performance desportiva, o que se pode traduzir numa vantagem de 1 minuto a 90 segundos para um atleta masculino de elite.

É ou não legítimo usar a tecnologia para melhorar a performance de atletas – neste caso para correr mais rápido? E se sim, como é que se resolve a situação dos atletas que não são apoiados por marcas como a Nike e dependem tão somente das suas próprias capacidades? A discussão está apenas no início e é um novo capítulo de como a tecnologia está a alterar a forma de coisas tão simples como correr.

Entretanto a Nike tem já um novo modelo na forja. Chama-se AlphaFly e chega ao mercado este ano.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Um artigo do parceiro

The Next Big Idea é um site de inovação e empreendedorismo, com a mais completa base de dados de startups e incubadoras do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro. Veja todas as histórias em www.thenextbigidea.pt