A maior pista coberta de ski do mundo foi inaugurada esta sexta-feira, em Xangai, depois de a China ter registado o agosto mais quente dos últimos 60 anos, com temperatura média de 22,6ºC.

A China é o maior emissor mundial de gases de efeito estufa, que, segundo os cientistas, provocam a mudança climática. Mesmo assim, nos últimos anos, o gigante asiático tornou-se o líder das energias renováveis.

Apesar dos recordes de temperatura registados nos últimos anos, o apoio do Governo chinês e o crescente interesse da classe média pelos desportos de inverno contribuíram para a indústria de ski na China, especialmente desde que Pequim sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Conforme explicaram as autoridades locais à AFP, a nova pista “inevitavelmente consumirá muita energia”, embora sejam feitos esforços para limitar este aspeto, através do uso de painéis solares e de um sistema de recuperação de calor residual.

O "OL*SNOW Indoor Skiing Theme Resort", que tem o formato de uma geleira e que cobre quase 100 mil metros quadrados, está localizado a uma hora e meia do centro de Xangai, no distrito de Pudong.

Nesta sexta-feira, o Livro de Recordes do Guinness certificou que a pista coberta é a maior do mundo, superando a de Harbin, também na China.