Estão a estudar Fisioterapia, Gestão, Engenharia Química, Geologia, frequentam mestrados de Biologia Marinha, Medicina Dentária, Digital Technology and Culture, Engenharia Espacial e Micro e Nanotecnologia, estudam em faculdades de norte a sul do país e nos Estados Unidos da América.
São também desportistas. Ao todo 72 estudantes-atletas nacionais, 33 dos quais mulheres, vão competir em dez modalidades diferentes durante a 30.º Universíada de Verão Nápoles 2019: atletismo (13), basquetebol feminino (12), esgrima (5), ginástica artística (3), ginástica rítmica (1), taekwondo (8), judo (6), natação (8), ténis (4) e voleibol masculino (12).
A missão portuguesa da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) será chefiada pela ex-maratonista medalhada, Susana Feitor e tem como mote: “Ganhar Portugal”.
O evento olímpico dos estudantes universitários vai acontecer entre as cidades italianas de Nápoles, Caserta e Salerno.
A imagem de marca, e diferenciadora, desta edição passa pela hospedagem de parte dos atletas que ficam a dormir numa vila ancorada na Stazione Maritima da baía de Nápoles, a bordo de dois luxuosos navios cruzeiro (Costa Victoria e MSC Lirica Cruis).
A cerimónia de abertura está marcada para o dia três de julho, no mítico Estádio San Paolo, casa do histórico Nápodes que milita na primeira divisão italiana, e a cerimónia de encerramento para dia 14 de julho, na Piazza Plebiscito.
Comentários