“É sempre um objetivo jogar pela seleção. Infelizmente, não foi possível representar ainda Portugal, devido ao compromisso com a equipa [Sacramento Kings]. Fui jogar a ‘Summer League’, mas sinto que temos oportunidade de fazer a pré-qualificação para o EuroBasket. Vou estar presente”, assegurou o poste, à margem da inauguração de um campo de basquetebol 3×3 em sua homenagem, no Bairro da Assunção, em Cascais.
Neemias Queta tinha integrado a pré-convocatória para os derradeiros jogos da equipa orientada pelo selecionador Mário Gomes na pré-qualificação para o Mundial2023, que se realizaram em junho, mas acabou por não constar da lista final para jogar pela equipa de Sacramento na Liga de verão da NBA.
Agora, Queta espera poder dar o seu contributo nos duelos com a Roménia, em 25 de agosto, e com o Chipre, três dias depois, na primeira janela da segunda ronda da pré-qualificação, com o primeiro a disputar-se em solo romeno e o segundo em Odivelas.
Depois da época de estreia no principal campeonato de basquetebol do mundo, Queta espera “continuar a evoluir” na segunda temporada, na qual os Sacramento Kings têm várias mudanças, a começar pelo técnico, Mike Brown, que tem sido importante.
“Tem sido muito incentivador para mim e todos os jovens da equipa. Sei que temos muitos jogos na época e que vai chegar a altura em que vou poder demonstrar o meu valor. Tenho um contrato de ‘duas vias’ e, portanto, dá para poder fazer jogos na ‘J-League’. Quando a oportunidade chegar, sei que vou estar pronto”, expressou.
As alterações nos Kings levam Neemias Queta a acreditar numa qualificação para os ‘play-offs’ da NBA, um objetivo que não foi conseguido na última temporada, mas nota o grupo “confiante e rejuvenescido para poder alcançar esse tipo de objetivo” agora.
Queta, de 23 anos e com 2,13 metros, não esconde o objetivo e ambição de poder vir a conquistar o campeonato da NBA, mas lembrou que ainda tem “muito por descobrir”: “Tenho estado a trabalhar para que a equipa consiga trazer troféus para Sacramento”.
O basquetebolista, natural do Vale da Amoreira, na Moita, esteve presente em Cascais para a inauguração de um campo de basquetebol ‘3×3’ desenhado pelo artista OATS, que já tinha feito trabalhos idênticos para os atletas Kobe Bryant e Ticha Penicheiro.
“Quando estava a crescer, não havia muitos campos com estas condições. Espero que possam aproveitar e usufruir deste tipo de iniciativas”, disse Neemias Queta, ladeado pelos presidentes da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Câmara Municipal de Cascais, Manuel Fernandes e Carlos Carreiras, respetivamente, presentes no evento.
Manuel Fernandes recordou que esta homenagem a Queta se efetua precisamente um ano depois da entrada do basquetebolista na NBA, através do ‘draft’ realizado no dia 30 de julho de 2021, no qual foi o 39.º jogador selecionado, pelos Sacramento Kings.
“Conseguiu o que muitos sonham e poucos conseguem, restrito aos predestinados, de estar no campeonato mais lendário do mundo, a NBA. O Neemias concretizou o sonho, mas também vai possibilitar o sonho dos jovens que agora também acreditam”, frisou.
Já Carlos Carreiras, sublinhou que a inauguração de vários campos de basquetebol no município de Cascais em homenagem a grandes figuras da modalidade vai mais além do desporto, dirigindo-se à saúde e à coesão social, deixando também elogios a Queta.
“O Neemias é um campeão da vida e isso levou-o pelo desporto e pela própria atitude, entrega e ambição, com humildade. É uma inspiração”, realçou, nos discursos que se sucederam ao descerramento da placa que simboliza a inauguração do novo recinto.
No final da cerimónia, Neemias Queta e o artista OATS foram os protagonistas de uma sessão de autógrafos, que contou com a participação de dezenas de pessoas, a maioria jovens basquetebolistas do concelho, que pretendiam ver de perto um dos seus ídolos.
Comentários