O MAPFRE, no segundo lugar da classificação geral, liderou durante toda a parte costeira do início da etapa, com o líder, Dongfeng Race Team, a persegui-los apenas uns metros atrás. O Brunel e o Turn the Tide on Plastic também estiveram com os líderes, empurrando o grupo da frente enquanto se dirigiam ao mar, e dar início ao percurso de 5.700 milhas náuticas para norte.

O AkzoNobel foi o quinto a sair de Itajaí, enquanto o SHK / Scallywag e o Vestas 11th Hour Racing tinham cerca de 3 minutos de atraso para o líder na última bóia.

A previsão é de ventos ligeiros, fazendo com que a 8ª etapa se inicie com as habituais dificuldades da falta de vento. A frota deve seguir para leste, e assim afastar-se da costa, antes de fazer uma curva para norte.

Depois de, na classificação geral, ficar atrás do Dongfeng Race Team, por apenas um ponto, o skipper do MAPFRE, Xabi Fernández, disse que a sua equipa vai dar tudo por tudo para voltar para a frente da classificação. "Precisamos de nos focar novamente e usar toda a nossa força para tentar vencer esta etapa", disse ele.

Pelo Dongfeng, Charles Caudrelier, disse que a etapa é complicada com os alísios e a quarta passagem pelo equador. “É uma boa etapa. Temos de passar o marasmo novamente, mas deve ser na parte fácil, mais para oeste, o que é bom ”, disse Caudrelier.

Depois é o stopover de Newport, muito popular entre os velejadores, já que a cidade é conhecida como uma meca da vela."Eu amo Newport", disse Bouwe Bekking, do Team Brunel. “É um destino de vela, com tanta história, teve a America's Cup durante tantos anos e, claro, todos os habitantes conhecem a nossa regata. É um dos melhores stopovers".

Quando as equipas saíram de Itajaí, no Brasil, foram acompanhadas por uma grande e entusiasmada multidão no cais, além de muitos espectadores na água.  O stopover de  Itajaí, foi visitado por cerca de 450.000 fãs da vela.

Os fãs podem acompanhar a competição no site www.volvooceanrace.com, onde o Race Tracker vai estar ao vivo nas primeiras 48 horas, e depois com atualizações de 6 em 6 horas, bem como as últimas notícias, comentários, fotos e vídeos.

8ª etapa - Classificação às 18:00 UTC :

  1. MAPFRE (Xabi Fernández)
  2. Dongfeng (Charles Caudrelier)
  3. Brunel (Bouwe Bekking)
  4. AkzoNobel (Simeon Tienpont)
  5. Turn the Tide on Plastic (Dee Caffari)
  6. Sun Hung Kai/Scallywag (David Witt)
  7. Vestas 11th Hour Racing (Charlie Enright)

Volvo Ocean Race 2017-18 --- Classificação geral após a 7 ª etapa :

  1. Dongfeng (Charles Caudrelier), 46 pontos
  2. MAPFRE (Xabi Fernández), 45 pontos
  3. Brunel (Bouwe Bekking), 36 pontos
  4. AkzoNobel (Simeon Tienpont), 33 pontos
  5. Sun Hung Kai/Scallywag (David Witt), 26 pontos
  6. Vestas 11th Hour Racing (Charlie Enright), 23 pontos
  7. Turn the Tide on Plastic (Dee Caffari), 20 pontos

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.