Benfica, Real de Madrid e o surpreendente RB Leipzig, recém-promovido na Bundesliga, são líderes das respetivas Ligas, disputado que está um terço dos respetivos campeonatos.

Mas a liderança não é o único fator que une estas três equipas dos principais campeonatos europeus de futebol. A invencibilidade nas competições a nível interno é também um elo que distingue estas formações de outras.

Na Liga NOS, o Benfica de Rui Vitória, campeão em título, soma 9 vitórias e dois empates. Marcou 26 golos e sofreu somente 5, fato que a coloca como a melhor defesa neste “campeonato das equipas invictas”.

Com cinco pontos de vantagem do rival Sporting, os encarnados viajam até ao Funchal, Madeira, para defrontar hoje (20h30), no Estádio dos Barreiros, o Marítimo, em jogo da 12ª jornada.

 

Um Real goleador

Em Espanha, na capital, mora um super Real Madrid. Líder isolado da La Liga com mais 6 pontos que o Barcelona, a equipa de Zidane, em 13 jogos, arrancou 10 vitórias e permitiu três empates.

A formação onde pontifica o tridente ofensivo Ronaldo, Benzema e Bale tem demonstrado uma veia goleadora: 36 golos, tendo sofrido, no entanto, 11. A ver vamos para que lado cai esta estatística na deslocação à Catalunha e a Camp Nou, no clássico diante o Barcelona, que ocupa a segunda posição a 6 pontos de distância. 

Mas a invencibilidade não se verifica somente a nível interno, no campeonato e na Taça do Rei. Os Merengues seguem também sem conhecer o sabor da derrota na Liga dos Campeões, sendo mesmo a única das equipas que disputa os principais campeonatos a nível europeu a conseguir tal proeza. Registe-se que sobre o reinado do francês Zidane, o Real de Madrid soma 32 jogos seguidos sem perder.  

 

Red Bull a dar às asas na Alemanha

Na Bundesliga, o RB Leipzig (RasenballSport Leipzig), clube que nasceu em 2009 pela mão da Red Bull, lidera surpreendentemente um campeonato que tem conhecido nos últimos anos um domínio quase absoluto do Bayern de Munique, clube que está na perseguição da liderança com menos 3 pontos.

Treinados pelo austríaco Ralph Hasenhüttl, antigo internacional, o onze do jovem clube da Saxónia que atua no Red Bull Arena soma 9 vitórias e 3 empates, totalizando 27 golos marcados e 10 sofridos.

O Schalke 04 (sábado, 17h30) é o adversário que se segue diante daquela que é uma das grandes surpresas no panorama futebolístico a nível europeu.

 

Outras equipas invictas por essa Europa fora 

Se apontarmos agulha para outros campeonatos europeus verificamos que há igualmente equipas que estão na liderança e que se mantém invictas nas competições internas. Na Ucrânia, o Schaktar (adversário do Braga, na Liga Europa) regista 14 vitórias e dois empates, enquanto na Turquia o Istanbul Buyuksehir BSK cedeu três empates e conquistou 9 vitórias.

Na Dinamarca, o FC Copenhaga, equipa que está no Grupo do Porto na Liga dos Campeões, segue na liderança com 14 vitórias e cinco empates, na Escócia, o Celtic, com 35 golos marcados, deixou escapar somente dois pontos em 11 jogos disputados e na Suíça, o Basileia tem como registo 14 vitórias e dois empates.

 

Grandes da Europa: Lideranças que custam pontos

Em Inglaterra, Itália, França, Holanda, Bélgica, Rússia e Grécia, a liderança não é sinal de ausência de derrotas. Quem vai à frente já deixou pontos para trás.

Se não vejamos. Na Premier League, o Chelsea, de Antonio Conte, já perdeu por duas ocasiões. Em França, o Nice vai surpreendendo no topo da tabela da Ligue 1 com somente uma derrota, em 15 jogos disputados. Em Itália, disputados que estão 14 jornadas a dominadora Juventus treinada por Massimiliano Allegri já conheceu por três vezes o dissabor de não pontuar na Serie A.

Noutros campeonatos, na Holanda e a Grécia, Feyennord e Olympiacos foram derrotados por uma vez, enquanto os líderes dos campeonatos belga e russo, respetivamente Zulte Waregem e Spartk Moscovo, somam ambos três jogos sem qualquer pontuação em 16 disputados.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.