Com vantagem de um ponto, o Famalicão é quem parte mais bem posicionado para garantir a vaga europeia, para a segunda pré-eliminatória de qualificação da competição da UEFA, pela vantagem pontual e no confronto direto em caso de empate.
Para assegurar desde já o quinto lugar, a equipa de João Pedro Sousa, que esta época subiu à I Liga, precisa de vencer hoje o Boavista (12.º), e que o Rio Ave não vença em casa o Santa Clara (10.º).
No plano matemático, na luta está também o Vitória de Guimarães, mas num cenário muito difícil, já que os vimaranenses estão a seis pontos do Famalicão e a cinco do Rio Ave, pelo que só uma ‘hecatombe’ dos seus adversários lhes poderia dar o quinto lugar.
Hoje, o Rio Ave é o primeiro a entrar em campo, a partir das 19:00, em jogo em Vila do Conde, enquanto o Famalicão-Boavista tem início marcado para as 21:15, e o Vitória de Guimarães apenas joga no domingo, na receção ao Marítimo (21:15).
Nesta penúltima jornada, já com o título entregue, ao FC Porto, haverá também acesa discussão na zona de despromoção, estando por definir que equipa — com Tondela, Portimonense e Vitória de Setúbal em pior situação -, se juntará ao despromovido Desportivo das Aves.
Programa da 33.ª jornada:
- Hoje, 18 julho:
Rio Ave — Santa Clara, 19:00.
Famalicão — Boavista, 21:15.
- Domingo, 19 julho:
Belenenses SAD — Gil Vicente, 19:00.
Vitória de Guimarães — Marítimo, 21:15.
- Segunda-feira, 20 julho:
Paços de Ferreira — Portimonense, 17:00.
Tondela — Sporting de Braga, 19:15.
FC Porto — Moreirense, 21:15.
- Terça-feira, 21 julho:
Sporting — Vitória de Setúbal, 19:00.
Desportivo das Aves — Benfica, 21:15.
Comentários