A Federação Internacional de Motociclismo anunciou, esta terça-feira, que a abertura do Mundial de MotoGP 2023 será em Portugal, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão.

A prova, que inclui as categorias de MotoGP, Moto2 e Moto3, decorrerá entre 24 e 26 de março do próximo ano e marcará o início do Mundial, que, pela primeira vez desde 2006, começa na Europa.

Será o quarto ano consecutivo que o AIA acolhe a maior competição mundial de motociclismo, desde que o MotoGP regressou a Portugal em 2020, depois de ter estado ausente desde 2012.

Em comunicado, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) revela que o calendário completo será anunciado “em devido tempo” mas que a primeira prova “já está confirmada”.

Portugal voltou a acolher o Mundial de MotoGP em 2020, em plena pandemia de covid-19, depois de uma ausência de oito anos, sendo que o português Miguel Oliveira foi o vencedor dessa prova.

Em 2021, ainda com o calendário afetado pela pandemia, o AIA recebeu duas provas do Mundial, o GP de Portugal e o GP de Algarve.

O francês Fabio Quartararo (Yamaha), que viria a sagrar-se campeão do mundo nesse ano, venceu a primeira passagem pelo circuito algarvio, com Miguel Oliveira a ser 16.º após uma queda, enquanto que o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) venceu o GP de Algarve, numa prova em que o piloto português desistiu devido a uma queda.

Já em 2022, a vitória voltou a sorrir a Fabio Quartararo, na ronda disputada em 24 de abril, em que Miguel Oliveira foi quinto classificado.

(Artigo atualizado às 12h20)

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.