Maria Martins (Sopela), João Matias (Vito-Feirense-PNB), Ivo Oliveira e Rui Oliveira, ambos da UAE- Emirates, formam a maior delegação portuguesa de sempre em Mundiais de Ciclismo de Pista, prova que se disputa em Pruszków, na Polónia, entre 27 de fevereiro e 3 de março.

No velódromo polaco, que volta a receber esta importante competição 10 anos depois, Portugal apresenta-se nos concursos masculino e feminino de omnium e nas provas masculinas de madison, perseguição individual e scratch.

A estreia nacional nas pistas acontece amanhã, 28, na disciplina de scratch. Maria Martins em omnium, entra em ação a 1 de março.

"O nosso grande foco são as disciplinas olímpicas de omnium e de madison. Tentaremos obter o maior número possível de pontos para o ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos e para os rankings individuais", afirmou Gabriel Mendes, selecionador português de ciclismo de pista.

Em disputa vão estar 20 provas, 10 masculinas e 10 femininas. Nos últimos mundiais, em 2018, na cidade de Apeldoorn, na Holanda, Ivo Oliveira trouxe a medalha de prata para Portugal. Nessa competição, a “jogar” em casa, os ciclistas holandeses arrecadaram 12 medalhas (5 ouro, 5 prata e 2 bronze).

A 116ª edição dos Mundiais de Ciclismo de Pista, transmitida em Portugal pelo canal Eurosport, conta com 450 atletas de 49 países (260 homens e 192 mulheres), um crescimento de 9 países quando comparado com o ano anterior.