"Esta é uma operação complexa e vasta. A PSP vai estar envolvida em toda a área, com maior incidência durante o período do jogo no estádio", foi explicado. As forças policiais vão estar no local "logo a partir das 13h e até que se justifique".

"É um jogo considerado de risco elevado, obriga a uma avaliação e a um trabalho da polícia especial. Vamos ter uma moldura humana de cerca de 50 mil pessoas ali à volta do estádio, cerca de 2600 são adeptos do SLB. As portas vão abrir duas horas antes, para garantir que os fluxos funcionam bem".

Será criado um perímetro de segurança para que as pessoas consigam caminhar na entrada, "já devidamente revistadas para que possam ter acesso ao estádio".

Do ponto de vista do acompanhamento dos adeptos, "há a preocupação quer do FC Porto quer do SL Benfica em que existam todas as condições para que possam chegar e aceder ao estádio com todas as condições de segurança".

O Benfica organizou a deslocação dos seus adeptos — cerca de 25 autocarros. A PSP, em cooperação com a CM do Porto disponibilizou um parque, a partir de onde serão encaminhados os adeptos para o estádio, a partir das 17h30 e até às 18h00.

Os adeptos que "não chegam de forma organizada têm de estacionar nas imediações do estádio", devendo depois entrar pelas portas 19 e 20.

As forças de segurança alertam ainda para a "tolerância zero" quanto aos estacionamentos na VCI, devido à "perigosidade do estacionamento e à deslocação de pessoas numa autoestrada".

O encontro da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol entre o líder Benfica e o ‘vice’ FC Porto, separados por sete pontos, está agendado para sábado, a partir das 20:30, no Estádio do Dragão.