Agora é oficial. Roberto Martínez, antigo selecionador da Bélgica, é o novo timoneiro da equipa nacional portuguesa, que viu Fernando Santos abandonar o cargo em dezembro do ano passado, após o Campeonato do Mundo do Qatar.

"Tenho o prazer de confirmar que Roberto Martínez será o novo selecionador de Portugal. Agradeço o entusiasmo e destaco o sinal de coragem que nos dá a todos que por suceder ao treinador mais titulado da seleção. Depois de um Mundial em que todos, a começar por mim, sentimos que Portugal poderia ter ido mais longe, o desafio que enfrentei, como presidente da FPF, foi este: levar o ciclo que começou em 2014 até ao Europeu de 2024 ou iniciar já o ciclo que visa chegar ao Mundial 2026 como um dos mais fortes candidatos ao título?”, disse, assumindo a decisão “muito ponderada” de começar um ciclo novo.

Quanto ao espanhol, revelou-se entusiasmado com o novo ciclo da sua carreira. " Estou encantando de representar uma das seleções com mais talento do mundo. Desde a primeira vez que falei com a Federação senti que era o projeto desportivo certo. Sei que há muita expetativa e grandes objetivos, mas acredito que todos juntos vamos cumprir os nossos objetivos.

Roberto Martínez, obviamente, não passou ao lado do tema Cristiano Ronaldo, prometendo uma conversa com o capitão da turma das quinas.

"Quero falar com todos os jogadores, sendo o ponto de partida os 26 que estiveram no Mundial. O Cristiano merece respeito e uma conversa. Temos dez semanas para preparar a melhor equipa rumo à qualificação do Europeu", salientou.