Murray, líder do ‘ranking’ mundial, impôs-se em três ‘sets’ ao argentino Juan Martín Del Potro, 29.º pré-designado, pelos parciais de 7-6 (10-8), 7-5 e 6-0, parecendo ter reencontrado o seu melhor ténis na terra batida da prova parisiense, segunda prova do Grand Slam de 2017.

O britânico, finalista vencido no ano passado, frente ao sérvio Novak Djokovic, na única vez em que atingiu o encontro decisivo do torneio, vai defrontar nos ‘oitavos’ o vencedor do confronto entre o norte-americano John Isner e o russo Karen Khachanov.

Por seu turno, Stan Wawrinka, vencedor do torneio em 2015, continua sem conceder um ‘set’ em Roland Garros, depois de já ter disputado três encontros, tendo hoje batido o italiano Fabio Fognini, 28.º favorito, em apenas três parciais, por 7-6 (7-2), 6-0 e 6-2.

O croata Marin Cilic, sétimo cabeça de série, bateu de forma ainda mais categórica o espanhol Feliciano Lopez, por 6-1, 6-3 e 6-3, seguindo para a quarta ronda, tal como o espanhol Fernando Verdasco, que ‘despachou’ o uruguaio Pablo Cuevas, 22.º favorito, por 6-2, 6-1 e 6-3.

No setor feminino, a romena Simona Halep, terceira pré-designada, bateu a russa Darya Kasatkina, 26.ª favorita, por 6-0 e 7-5, mas a dinamarquesa Caroline Wozniacki, 11.º cabeça de série, encontrou mais oposição por parte da norte-americana Catherine Bellis (6-2, 2-6 e 6-3).

A francesa Alizé Cornet protagonizou a maior surpresa do dia, ao eliminar a polaca Agnieszka Radwanska, nona favorita, por inequívoco 6-2 e 6-1, juntando-se às compatriotas Caroline Garcia e Kristina Mladenovic e elevando para três o número de tenistas gaulesas nos ‘oitavos’, o que acontece pela primeira vez desde 1994.

O sétimo dia de competição em Roland Garros foi perturbado pela chuva, levando a organização do torneio a adiar para domingo alguns encontros que ainda decorriam, como o embate entre os franceses Gael Monfils e Richard Gasquet.

[Notícia atualizada às 19:06]