Na base da decisão do CD estão os incidentes ocorridos entre os dois técnicos, após terem sido expulsos no decorrer da segunda parte do jogo de domingo, a contar para a I Liga, que os ‘dragões’ venceram por 2-1.

Além dos processos disciplinares instaurados, Sérgio Conceição foi multado em 2.040 euros, enquanto Paulo Sérgio foi punido com 408 euros.

De acordo com o relatório do árbitro Rui Costa, que dirigiu a partida da 24.ª jornada, Sérgio Conceição foi expulso “por ter saído da sua área técnica, em direção ao treinador da equipa do Portimonense, gritando: “toma c…, vai para o c…, vai-te f…”, logo depois de Sérgio Oliveira ter marcado o segundo golo dos ‘azuis e brancos’.

Por seu lado, Paulo Sérgio foi igualmente expulso “por ter respondido às palavras que foram dirigidas pelo treinador da equipa do FC Porto, tendo saído da sua área técnica, gritando: “vai para o c… tu, vai-te f…, queres alguma coisa, é lá fora”.

Os jogadores Maurício e Beto, ambos do Portimonense, e o guarda-redes do FC Porto Agustín Marchesin também foram alvo de processos disciplinares, por “empurrões e ofensas mútuas […] na entrada e no interior do túnel de acesso aos balneários”, na sequência das expulsões dos dois treinadores.

O encontro de Portimão foi pródigo em incidentes, já que também o FC Porto foi multado em 1.020 euros e alvo de uma repreensão, por atraso no reinício da partida.

“O intervalo teve a duração de 19 minutos, por causa de atraso da equipa do FC Porto, tendo apresentado como justificação a necessidade de um jogador da sua equipa ter usado a casa de banho”, diz o relatório do árbitro.

O CD da FPF abriu igualmente processos disciplinares ao Benfica, ao treinador dos ‘encarnados’, Jorge Jesus, e ao assessor de comunicação, Nuno Farinha, devido à ausência do técnico na ‘flash-interview’ da Sport TV, logo após o final do jogo com o Sporting de Braga, no domingo.

Desse encontro no Minho resultou também a abertura de um processo disciplinar ao clube bracarense, por “expressões proferidas por elementos afetos ao clube visitado em direção à equipa de arbitragem e a elementos do banco de suplentes da equipa visitante”.