Em setembro, o antigo defesa central foi promovido dos sub-21 aos AA quando Allardyce foi forçado a sair, na sequência de comentários a jornalistas disfarçados de empresários de futebol. A federação entendeu que os mesmos denegriram a sua integridade enquanto treinador.

Desde que ‘pegou’ na seleção inglesa, o treinador de 46 anos somou duas vitórias, perante Escócia e Malta, e dois empates frente a Eslovénia e Espanha, o último em jogo particular.

“Estou muito orgulhoso por ser selecionador inglês, mas também tenho consciência da importância que tem e de como tenho a obrigação de alcançar sucesso. Na minha opinião, os jogadores têm um grande potencial e estou determinado a deixar o país orgulhoso”, disse Gareth Southgate.

O ex-central, que ficou ‘famoso’ por falhar a grande penalidade que eliminou a Inglaterra nas meias-finais do Euro1996, num prova que decorreu precisamente no seu país, assinou contrato com a FA até 2020.

Apesar de estar há três anos na federação, Southgate é um dos técnicos menos experientes enquanto selecionador inglês, já que apenas dirigiu o Middlesbrough durante três anos, até 2009.