"O Estádio Municipal de Aveiro, que vai receber o jogo entre Sporting CP e SC Braga referente à Supertaça Cândido de Oliveira 2021, terá 33 por cento da sua lotação preenchida por adeptos de ambos os clubes", pode ler-se em comunicado divulgado esta tarde.

De acordo com o documento, "a decisão foi tomada pela Direção-Geral da Saúde em sintonia com o Governo e a Federação Portuguesa de Futebol". Esta manhã, a ministra da Saúde, Marta Temido, tinha já frisado que o jogo poderia ser um possível "evento-teste" para o regresso do público aos estádios.

É ainda referido que "os lugares disponíveis no Estádio Municipal de Aveiro estão destinados apenas a adeptos dos dois clubes que ganharam direito a disputar a Supertaça Cândido de Oliveira".

A FPF informa ainda que "os titulares de bilhetes válidos para o jogo terão que, para além das habituais condições de acesso e permanência em espetáculos desportivos desta natureza, cumprir os requisitos e recomendações emanados pela DGS para entrada no recinto desportivo". Em causa está um de três documentos — certificado Digital Covid-19 válido que comprove vacinação completa, teste PCR com resultado negativo realizado até 72 horas antes do jogo ou teste antigénio com resultado negativo realizado até 48 horas antes do jogo" — e ter a temperatura corporal inferior a 38ºC, mediante controlo no acesso ao recinto.

No que diz respeito aos testes, a Federação Portuguesa de Futebol "vai disponibilizar um serviço de testagem (testes antigénio) aos detentores de bilhetes para o encontro".

"Em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, a operação decorrerá nos dias 30 e 31 de julho nos estádios José Alvalade e Municipal de Braga. O custo associado a este teste, comparticipado pela FPF, é de 10 euros", é referido no comunicado.

Além disso, "é obrigatório o uso permanente da máscara de proteção e a manutenção do distanciamento físico".

Por sua vez, a FPF explica que "o processo de venda de bilhetes será da exclusiva responsabilidade de Sporting CP e SC Braga, cabendo-lhes definir os critérios para a sua aquisição" e que "os dois clubes acordaram realizar a venda de ingressos para o jogo a partir do dia 29 de julho".

Quanto ao acesso ao estádio, para que sejam evitados "atrasos e longas filas no dia do jogo", a FPF adiantou que "todos os portadores de bilhete devem estar munidos de uma pulseira especifica do evento", de forma a "agilizar a entrada no recinto desportivo".

Esta pulseira pode ser "recolhida pelos adeptos mediante a confirmação do cumprimento da situação sanitária válida" no Estádio José Alvalade e Municipal de Braga, nos dias 29, 30 e 31 de julho, "aquando da compra do bilhete e/ou da realização do teste antigénio" e também no dia do jogo, "no Estádio Municipal de Aveiro, em pontos disponíveis nas zonas de parqueamento dedicadas aos adeptos do dois clubes".