O Ministério Público tinha acusado, em 2 de outubro, o antigo número dois mundial, atualmente no nono posto da hierarquia ATP, de “violência doméstica”, perpetrada em maio de 2020, quando agrediu uma ex-namorada durante uma discussão.

O tribunal aplicou-lhe agora uma multa de 450 mil euros, condenação da qual Zverev, de 26 anos, vai recorrer, o que vai obrigar o tenista a comparecer diante de um juiz, anunciou a firma de advogados que o representa.

“O departamento do distrito de Tiergarten voltará a ouvir as duas partes e, depois, fixar uma data para o julgamento”, explicou o tribunal berlinense em comunicado.

Se é vítima de violência doméstica ou conhece alguém que seja, as seguintes linhas de apoio podem ajudar

APAV | Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

tel. 116 006 (telefonema gratuito, das 08h00 às 2h00)

Guarda Nacional Republicana (GNR)

A Plataforma SMS Segurança foi desenvolvida para dar resposta quer a pessoas surdas ou portadoras de deficiência auditiva como para situações de urgência em que o tradicional canal de voz não seja o mais adequado:  tel. 961 010 200

Centro de Saúde ou Hospital da zona de Residência (Portal da Saúde)

SNS 24 (808 24 24 24), disponível todos os dias, 24 horas por dia

Número Nacional de Socorro (112)

Linha Nacional de Emergência Social (tel. 144, disponível todos os dias, 24 horas por dia)

Linha da Segurança Social (tel. 300 502 502)

Em janeiro, a ATP, que gere o circuito internacional masculino, deixou passar as alegações de abuso contra outra pessoa, no caso uma jogadora do circuito feminino, também antiga companheira do alemão, sem qualquer tipo de sanção.

O nono tenista da hierarquia mundial, campeão olímpico em Tóquio2020, encontra-se a disputar o Masters 1.000 de Paris, numa época em que procura regressar ao mais alto nível após uma paragem prolongada motivada por uma grave lesão no tornozelo direito, contraída nas meias-finais de Roland Garros, em junho de 2022.