Kamil Stoch continua imparável na 66.ª edição do Torneio dos Quatro Trampolins de saltos de esqui. Em Innsbruck, Áustria, palco do terceiro de quatro eventos que compõem a mítica competição de saltos de esqui, o polaco somou a terceira vitória consecutiva na prova.

Caso vença na cidade de Bischofshofen, na Áustria, a 6 de janeiro, Kamil Stoch garante o Grand Slam dos saltos de esqui e entra para a história do evento como o segundo saltador a vencer as quatro provas do torneio (feito até à data reservado ao alemão Sven Hannawald, na época 2001-2002).

Stoch, que só muito dificilmente não sairá vencedor do célebre torneio dos “homens voadores”, somou na Áustria a 25ª vitória da carreira na Taça do Mundo e ascendeu ao 7º lugar na lista de atletas com maior número de triunfos de sempre igualando o austríaco Andreas Felder. Está apenas a três de apanhar o alemão Martin Schmitt.

créditos: Stanko Gruden/Agence Zoom

Depois das vitórias em Oberstdorf e Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, Kamil Stoch, campeão em título da temporada passada, impôs-se, em Innsbruck, com saltos de 130m e 128.5m e um total de 270.1 pontos. E viu o alemão Richard Freitag, o principal rival na corrida ao troféu da “Águia Dourada” abandonar a prova em virtude de uma queda na primeira ronda, e, por esse facto, não pontuando.

“Estou muito feliz pelo trabalho que fiz hoje. Foi uma competição difícil por causa da chuva e era preciso manter a concentração. Estou realmente triste pela queda do Richard [Freitag]. É sempre triste quando acontece uma coisa destas. Desejo-lhe as melhoras e tudo de bom. Agora, estou concentrado em mim e nos meus saltos e não em vencer as quatro provas”, afirmou Stoch no final ao Eurosport, na antevisão da última etapa do torneio que se realiza na cidade austríaca de Bischofshofen.

O norueguês Daniel Andre Tande terminou a prova austríaca na segunda posição com marcas de 129.5m e 125m e 255.6 pontos. O pódio ficou completo com o terceiro lugar ocupado por Andreas Wellinger (Alemanha) após saltos de 133m e 126m e 253.5

Nas contas da geral, Stoch tem larga vantagem sobre os rivais mais diretos: 64.5 pontos sobre o segundo classificado, Andreas Wellinger, e 67.5 pontos sobre o terceiro, Daniel Andre Tande.