Começamos por onde terminámos na semana passada. Como escrevemos então, dizer que o defeso na NBA foi animado “é, no mínimo, um grande eufemismo. Houve mudanças que nunca mais acabam, houve drama, houve comédia e houve ação. Muita ação. Há muitas caras novas em sítios novos, muitos jogadores que ainda vai demorar algum tempo até nos habituarmos a vê-los com as novas cores e muitas, muitas novidades.”

Para mostrar como foi o verão mais louco de sempre na liga norte-americana de basquetebol, descarregámos uma torrente de acontecimentos e fizemos um(a espécie de) artigo louco e caótico. E prometemos meter ordem nas coisas esta semana. Ora, para tal, nada melhor do que um formato estruturado e rígido e que arrume as coisas em categorias bem definidas. Por isso, esta semana, para meter ordem em tudo o que aconteceu na offseason e tudo o que vai acontecer esta temporada, vamos responder ao “GM Survey”.

Antes de mais, para os menos familiarizados com os meandros da NBA, o que é o GM Survey? O (em português) Questionário dos General Managers é uma sondagem anual que a NBA faz aos diretores desportivos das 30 equipas da liga, onde lhes pede para fazer as suas previsões para a temporada que se inicia. Desde previsões de quem vai ser campeão até previsões de qual será a equipa mais divertida de ver jogar ou quem é o jogador mais atlético, é um extenso questionário sobre tudo o que podemos esperar nos próximos 8 meses.

Podem ver aqui as respostas dos responsáveis das equipas e aqui ficam as nossas:

  • Previsões

Que equipa vai vencer as Finais?

Golden State Warriors. São os claros favoritos e só uma lesão num dos principais jogadores (bate na madeira) ou outras Finais históricas do LeBron James (e mesmo assim…) pode impedir a revalidação do título.

Ordene as quatro melhores equipas na conferência Este*

Cleveland Cavaliers

Boston Celtics

Washington Wizards

Toronto Raptors

*nota: esta resposta foi dada antes da horripilante lesão de Gordon Hayward, mas mantemos a ordem. Os Celtics ficam menos fortes, mas acreditamos que deve dar para ficar nesse segundo lugar.

Ordene as quatro melhores equipas da conferência Oeste

Golden State Warriors

Houston Rockets

San Antonio Spurs

Oklahoma City Thunder

  • Jogadores

Quem vai ser o MVP?

LeBron James. Stephen Curry e Kevin Durant canibalizam as suas hipóteses, Chris Paul e James Harden idem, Russell Westbrook este ano tem mais dois com quem dividir a bola, Kawhi Leonard e Giannis Antetokounmpo terão os números individuais, mas não deverão ter o recorde colectivo suficiente e, por exclusão de partes, a LeBron poderá bastar fazer uma temporada ao seu nível para levar o prémio (e sem Kyrie Irving na equipa e com Isaiah Thomas de fora até Janeiro, os seus números podem até melhorar).

Se começasse uma equipa hoje e pudesse contratar qualquer jogador da NBA, qual seria?

Giannis Antetokounmpo. Aos 22 anos já é um dos melhores jogadores da liga e ainda tem muita margem de progressão. É um matchup de pesadelo e tê-lo numa equipa é meio caminho andado para construir um candidato ao título. Para além disso, íamos vender tantas camisolas.

Que jogador obriga os treinadores adversários a fazer maiores ajustamentos?

Stephen Curry. LeBron James é o mais difícil de defender, mas o base dos Warriors obrigou as equipas da NBA a mudar a forma de defender.

Que jogador vai explodir em 2017-18?


D’Angelo Russell. A mudança de ares vai fazer-lhe bem e, nuns Brooklyn Nets com pouca qualidade, espaço e oportunidades para confirmar o seu potencial não faltarão.

Quem é o melhor base (point guard) da NBA?

Chris Paul. Stephen Curry é melhor lançador e marcador de pontos, mas o base dos Rockets defende melhor e passa melhor a bola. No cômputo geral, somando os contributos dos dois lados do campo, CP3 ainda é o melhor base da liga.

Quem é o melhor segundo-base (shooting guard) da NBA?


James Harden. O inverso de Chris Paul. Mesmo com o que não contribui na defesa, aquilo que vale no ataque é mais do que suficiente para este título ser seu.

Quem é o melhor extremo (small forward) da NBA?


LeBron James. Esta não precisa de justificação, pois não?

Quem é o melhor extremo-poste (power forward) da NBA?

Anthony Davis. Esta também não, pois não?

Quem é o melhor poste (center) da NBA?


DeMarcus Cousins. Quando está focado e bem-comportado é o jogador mais imparável e versátil na sua posição. Infelizmente, para si e para a sua equipa, isso nem sempre acontece.

  • Mudanças na Offseason

Que equipa fez as melhores mexidas?


Boston Celtics. Conseguiram a estrela que procuravam, juntaram-lhe um belo escudeiro e têm as bases para ser uma equipa de topo por muitos anos.

Que contratação terá um impacto maior?


Chris Paul. É o melhor base da liga, dá aos Houston Rockets uma alternativa a James Harden para iniciar os ataques, traz o jogo de meia distância que faltava à equipa e que os tornará mais imprevisíveis e mais difíceis de defender. Tudo coisas que se notarão e farão diferença nos playoffs.

Qual foi a contratação mais sub-valorizada?


Gordon Hayward. Agora, depois da lesão que sofreu, até custa escrever isto, mas Hayward iria ter um impacto maior nos Celtics do que muitos acreditavam. A atenção mediática foi toda para a contratação de Kyrie Irving, mas Hayward iria (vai?) ser um complemento perfeito. E Brad Stevens, que já o treinou na universidade, ia (vai?) retirar dele a máxima produção.

Que equipa terá a maior melhoria em 2017-18?


Minnesota Timberwolves. Este ano, este ano é que é!

Qual foi a contratação mais surpreendente?


Carmelo Anthony para Oklahoma. Depois de todas as histórias em torno da reduzida lista de equipas para as quais aceitava ir, depois de todos os rumores com os Cavaliers, depois de toda a novela com a possível ida para os Rockets, a ida para os Thunder surgiu do nada e surpreendeu tudo e todos.

  • Rookies e Jogadores Internacionais

Quem vai ser o Rookie do Ano?

Dennis Smith Jr. Um Damian Lillard em potência. Fiquem atentos.

Que rookie será o melhor jogador daqui a 5 anos?


Ben Simmons. Se desenvolver um bom lançamento exterior, vai ser um dos melhores e mais versáteis jogadores da liga.

Que rookie foi o maior roubo do draft?


Dennis Smith Jr. Mesmo que não seja o Rookie do Ano, com aquilo que mostrou na liga de verão e na pré-temporada já deu para perceber que será um dos melhores deste ano e será melhor do que alguns dos que foram escolhidos antes.

Quem é o melhor jogador não-americano da NBA?


Giannis Antetokounmpo.

Quem é o melhor jogador não-americano que não está na NBA?


Luka Doncic. Já começou o tanking pelo jovem prodígio esloveno?

  • Defesa

Quem é o melhor defensor da NBA?


Draymond Green. O defensor mais completo, com a melhor combinação de defesa exterior e interior e a capacidade de defender qualquer posição e qualquer situação de jogo.

Quem é o melhor defensor do perímetro da NBA?


Kawhi Leonard. Não tem a alcunha de “The Klaw" (A Garra) por acaso.

Quem é o melhor defensor interior da NBA?

Rudy Gobert. Não tem a alcunha de “The Stiffle Tower” (A Torre Sufocante) por acaso.
Qual é a equipa com a melhor defesa?
Utah Jazz (numa moeda ao ar com os Warriors).

  • Treinadores

Quem é o melhor treinador na NBA?


Gregg Popovich.

Que treinador é o melhor gestor/motivador de pessoas?


Gregg Popovich (mas o Steve Kerr aprendeu com ele e está ali a pisar-lhe os calcanhares na luta por este título).

Que treinador faz os melhores ajustes em jogo?


Gregg Popovich. Mais alguma pergunta sobre treinadores? É melhor fazer copy-paste do nome do treinador dos Spurs? Ok, o Pop é o maior, mas justiça tem de ser feita também a Brad Stevens e Rick Carlisle, dois dos melhores a reagir ao que o jogo e os adversários lhes apresentam, a improvisar e a inventar soluções criativas durante os jogos.

Que equipa executa os melhores ataques?

Golden State Warriors. Têm visto jogos da NBA recentemente?

Que treinador tem os melhores esquemas defensivos?

Gregg Popovich. Nenhum treinador faz tanto com tão pouco. Por amor de Deus, o Pop conseguiu ter a melhor defesa da época passada com o Pau Gasol e o Tony Parker na equipa!

Quem é o melhor treinador-adjunto da NBA?

O Tyronn Lue?

Que jogador dará melhor treinador?


Manu Ginobili. Ou acham que há alguma coisa em que ele será mau?

  • Diversos

Que equipa vai ser a mais divertida de ver?


OKC. Se correr bem, vai ser muito divertido. Se correr mal, vai ser muito divertido.

Que equipa tem a maior vantagem-casa?

Nesta temos de me guiar por aquilo que diz quem está lá nos pavilhões. E dizem que ninguém tem fãs tão barulhentos como os Warriors. Como se eles precisassem de mais ajuda, não é?

Qual é o jogador mais atlético?


Russell Westbrook. Há aros que ainda não recuperaram de afundanços que o Westbrook fez na época passada.

Que jogador é o melhor lançador puro?


Stephen Curry. Esta não precisa de explicação, pois não?

Que jogador é mais rápido com bola?


John Wall. O base dos Wizards é mais rápido com a bola nas mãos do que metade dos jogadores sem ela.

Que jogador é o melhor a jogar sem bola?


Klay Thompson. Mais algum jogador consegue marcar 60 pontos tendo a bola nas mãos durante apenas 88 segundos e driblando apenas 11 vezes?

Que jogador é o melhor passador?


James Harden. Ah, espera, não é esse tipo de passador. Então o seu colega de backcourt, Chris Paul, e Milos Teodosic.

Que jogador suplente tem mais impacto quando entra num jogo?


Jamal Crawford. Pode não defender como um Andre Iguodala (ou não defender, ponto), mas ninguém é capaz de sair do banco e tomar conta dum jogo como ele.

Quem é o jogador mais duro da NBA?


Patrick Beverley. 1,80 de garra e determinação que não vira a cara à luta contra ninguém, tenham o tamanho que tiverem.

Que jogador é o melhor líder?


Por muito que nos custe escrever isto: Draymond Green. É o líder e o coração dos campeões e daquele tipo de jogadores que odiamos ter como adversário e adoramos ter na nossa equipa.

Quem é o jogador mais versátil da NBA?


LeBron James.

Que jogador tem o maior QI basquetebolístico?


LeBron James. Dizem todos os que jogam com e contra ele. Por isso, quem somos nós para discordar?

Que jogador quereria a lançar um cesto para a vitória?


Kevin Durant. Stephen Curry pode ser melhor lançador, mas Durant tem mais versatilidade e soluções no 1x1. Ninguém consegue criar o seu próprio lançamento como ele e, num aperto, com aquela altura e envergadura consegue lançar sobre quem for preciso.

Que regra é mais necessário mudar?

A duração da temporada regular. Menos jogos na temporada regular significaria jogadores mais frescos nos playoffs. Que é quando importa.

Márcio Martins já foi jogador, oficial de mesa, treinador e dirigente. Atualmente, é comentador e autor do blogue SeteVinteCinco. Não sabe o que irá fazer a seguir, mas sabe que será fã de basquetebol para sempre.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.