Federer, de 36 anos, perdeu o primeiro ‘set’ por 4-6, passou para a frente com triunfos por 6-2 e 6-1, mas cedeu claramente no quarto parcial (1-6), acabando por só bater o jogador de 19 anos e 70.º da hierarquia na ‘negra’, que ganhou por 6-4, com um ‘break’ no 10.º jogo, após duas horas e 37 minutos.
“É certo que não tive o melhor início, estive muito lento, sem bons golpes de direta. Talvez tenha estado preocupado com as costas, depois dos problemas que tive há duas semanas”, disse Federer, após um jogo em que cometeu 56 erros não forçados.
Apesar das dificuldades, o helvético, vencedor por cinco vezes do US Open (204 a 2009), conseguiu o triunfo 79 em Flushing Meadows, igualando o registo do norte-americano Andre Agassi e ficando apenas atrás dos 98 do também ‘anfitrião’ Jimmy Connors.
“O importante é que consegui encontrar forma de ganhar. O quinto ‘set’ é como atirar uma moeda ao ar, que, desta vez, caiu para o meu lado. É preciso estar preparado física e mentalmente. Como tal, este triunfo dá-me motivação”, frisou.
Na segunda ronda, o suíço vai defrontar o vencedor do encontro entre o esloveno Blaz Kavcic, 88.º jogador mundial, e o russo Mikhail Youzhny, 101.º, um dos muitos adiados devido à chuva.
Também porque pôde jogar no ‘court’ central, o único coberto, o líder do ‘ranking’, Rafael Nadal, fez igualmente a sua estreia e não deu hipóteses ao sérvio Dusan Lajovic, 85.º do Mundo.
O espanhol ainda sentiu alguma oposição no primeiro ‘set’, que esteve a perder por 3-1, 4-2 e 5-3, mas recuperou e forçou o ‘tie-break’, vencendo por 8-6. Depois, assumiu o controlo do encontro e ganhou os dois ‘sets’ seguintes por 6-2.
No quadro feminino, destaque para o adeus da tenista alemã Angelique Kerber, sexta do ‘ranking’ mundial e detentora do título, que perdeu em uma hora e cinco minutos com a japonesa Naomi Osaka, 45.ª da hierarquia, por 6-3 e 6-1.
A alemã tornou-se na segunda campeã em título a cair na primeira ronda, depois da russa Svetlana Kuznetsova, vencedora em 2004 e eliminada na primeira ronda em 2005.
Por seu lado, a líder da tabela mundial, a checa Karolina Pliskova, não se deixou surpreender e fez jus ao favoritismo, vencendo a polaca Magda Linette, 72.ª, por 6-2 e 6-1.
Comentários