O vídeoárbitro será utilizado pela primeira vez na história durante uma competição organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF). A tecnologia VAR será aplicada durante o CHAN 2018, Campeonato das Nações Africanas (Total African Nations Championship), prova de seleções reservada a jogadores que atuam nas Ligas e campeonatos domésticos dos respetivos países participantes do torneio africano.

“O CHAN é uma importante plataforma para o desenvolvimento do futebol africano, e o VAR só vai enriquecer a competição”, afirmou ao SAPO24 Rui Campos, membro do Comité Executivo da CAF e vice-presidente do comité organizador da CHAN 2018, prova que decorre em Marrocos, de 13 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018.

“A verdade desportiva é de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer desporto”, acrescentou o membro do Comité Executivo da CAF e presidente do Recreativo do Libolo (Angola).

Recorde-se que a utilização da tecnologia do videoárbitro foi aprovada pelo Comité de Árbitros da CAF no passado dia 27 novembro no Cairo, Egito.

16 seleções e 4 cidades na 5ª prova entre jogadores que jogam em África

A 5ª edição do Campeonato Africano das Nações (não confundir com a Taça das Nações Africanas), torneio bianual organizado pela CAF, terá lugar em quatro cidades marroquinas: Tanger, Marraquexe, Casablanca e Agadir.

Para além do país organizador, Marrocos, participam no CHAN 2018 a seleção de Angola, Congo, Guiné Equatorial, Ruanda, Sudão, Uganda, Líbia, Namíbia, Zâmbia, Guiné, Mauritânia, Burkina Faso, Costa do Marfim e Nigéria.

A República Democrática do Congo soma dois títulos (2009 e 2016). Líbia (2014) e Tunísia (2011) foram os outros dois países vencedores.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.