No primeiro dia de Rali de Portugal, Kalle Rovenpera venceu três das oito classificativas e nas restantes nunca ficou fora dos quatro primeiros. O prémio para a regularidade do atual Campeão do Mundo de Ralis é o primeiro lugar, com o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20) na segunda posição, a 10,8 segundos, e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) na terceira, a 26 segundos.

O primeiro dia desta edição do Vodafone Rally Portugal também ficou marcada pela saída de estrada, ainda aparatosa, do carro #33 de Elfyn Evans. O piloto britânico e o seu navegador conseguiram escapar ilesos do acidente que os deixou de fora do rali: "O carro número 33 saiu de pista. A tripulação está fora do carro e está bem", anunciou a equipa da Toyota Gazoo Racing.

Evans, que liderava o campeonato à entrada para esta prova, saiu de pista ao quilómetro 13,8 da especial de Mortágua, com o carro a ficar bastante destruído e no meio das árvores que ladeiam a pista.

No Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), Kris Meeke teve problemas com um fuga nos amortecedores. Começou por dominar nas contas para o CPR, mas problemas na PEC6 deixaram o britânico em apuros. No final, foi a dupla Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 evo) que ficou com a vitória. É o regresso às vitórias no CPR depois do grave acidente de Fafe e da ausência no Algarve. A dupla da The Racing Factory já lutou na frente no Rali Terras d’Aboboreira, onde acabaram por ser segundos atrás de Kris Meeke. Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Rally2 evo) estiveram muito perto de vencer, mas um furo na fase decisiva da prova, quando já era muito difícil que Armindo Araújo conseguisse recuperar a margem, levou a que caíssem para segundo, onde terminaram, mas a verdade é que apesar do segundo lugar, na prática perderam cinco pontos para o campeonato, mas com os resultados da prova assumiram a liderança do campeonato, tendo agora 20 pontos de diferença para Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), anteriores líderes, que foram infelizes nesta prova e abandonaram.