“Previsões são previsões, às vezes engana-se a Comissão Europeia, o Governo também se pode enganar, esperamos que desta vez seja a Comissão. As previsões são ajustadas e esperamos que a Comissão as venha a ajustar brevemente”, afirmou hoje a ministra.

Maria Manuel Leitão Marques respondia aos jornalistas na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros, tendo sido questionada sobre as previsões de primavera da Comissão Europeia, divulgadas esta manhã.

A Comissão Europeia divulgou hoje as previsões da primavera, onde estima que o défice orçamental português continue a descer, para 1,8% este ano e para 1,6% no próximo, valores acima dos previstos pelo Governo (de 1,5% e 1%, respetivamente).

Apesar da diferença, estas previsões abrem caminho à saída do Procedimento por Défices Excessivos (PDE), uma vez que apontam para uma trajetória de correção duradoura do défice nos próximos anos, uma condição essencial para o encerramento do procedimento, uma decisão que deverá ocorrer ainda este mês.

A Comissão Europeia reviu hoje em ligeira alta as projeções do ritmo da retoma da economia europeia, que deverá crescer este ano 1,7% na zona euro e 1,9% na União Europeia, mantendo assim um crescimento “estável” pelo quinto ano consecutivo.

A Comissão Europeia mostrou-se também mais otimista para o crescimento económico português, alinhando agora a sua previsão com a do Governo para este ano (1,8%), mas admite um abrandamento da subida Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, ao esperar um crescimento de 1,6% (ao contrário da aceleração prevista pelo executivo).

Por sua vez, o Ministério das Finanças mostrou-se hoje “seguro de que a Comissão Europeia irá convergir para uma projeção orçamental alinhada com a execução", reiterando que estão reunidas as condições para sair do PDE.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.