Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje divulgados, “renovam o ritmo” do crescimento da economia, com o PIB no “nível máximo da última década”, afirmou o governante em declarações aos jornalistas, no Ministério das Finanças, em Lisboa.
“A nossa economia cresce pelo 15.º trimestre consecutivo”, disse Mário Centeno, destacando que este crescimento foi “acima do crescimento da União Europeia”.
O INE anunciou hoje que a economia portuguesa voltou a crescer 2,8% no segundo trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado e, comparando com o trimestre anterior, cresceu 0,2%.
De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais relativas ao período entre abril e junho, o PIB aumentou 2,8% homólogos em volume, uma variação idêntica à registada no trimestre anterior.
A economia portuguesa mantém assim, pelo segundo trimestre consecutivo, o desempenho trimestral homólogo mais positivo dos últimos 10 anos, que iguala o crescimento verificado no último trimestre de 2007, período em que a economia portuguesa cresceu também 2,8%.
Os dados hoje divulgados pelo INE ficam abaixo das estimativas dos analistas contactados anteriormente pela agência Lusa, uma vez que estes antecipavam, em média, que no segundo trimestre a economia portuguesa tivesse crescido 3% em termos homólogos e 0,4% em cadeia.
O Governo espera um crescimento do PIB de 1,8% este ano.
Comentários