"Isso significa [as reduções aplicadas em agosto] que já foram poupados seis milhões de euros por aqueles que atravessam a A23, e mais de um terço desse valor, ao contrário do que se diria, foi dirigido não à classe 1 e sim às outras classes relacionadas com o transporte pesado e de mercadorias", disse.
Pedro Marques falava em Castelo Branco, na sessão de abertura do I Congresso Empresarial da Beira Baixa, iniciativa organizada pelo Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e pelo Jornal de Negócios e durante a qual voltou a ouvir um conjunto de reivindicações regionais, entre as quais a de uma nova redução dos valores das portagens.
"Senhor ministro, faça-nos atores das suas políticas (…).E quando quiser decidir sobre a construção do IC31 chame-nos que nós estamos aqui. E quando quiser alterar o sistema de cobrança de portagens desta região, convoque-nos, que nós estamos aqui. E quando quiser dotar a região de melhores comunicações de fibra ótica ou outros sistemas de comunicação, estamos aqui para ajudar. E quando decidir colocar um módulo de transporte rápido ferroviário entre Covilhã, Fundão, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, estamos aqui", afirmou o presidente da AEBB, José Gameiro.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, associou-se ao apelo relativo à concretização do IC31, lembrando as "vantagens competitivas" desta via, que permitiria a ligação a Espanha.
Na resposta, Pedro Marques afirmou que compreende as reivindicações, mas não se comprometeu nem com a concretização do IC31, nem com novas reduções nas portagens ou com o sistema de transporte ferroviário regional.
Sobre o IC31, referiu que a ligação rodoviária deverá ser tema da Cimeira Luso-Espanhola que se realiza na próxima semana e vincou que "qualquer investimento" terá de ser coordenado com Espanha.
Já no que se refere às portagens, reiterou que o Governo cumpriu o compromisso de baixar o valor cobrado e salientou que tal permitiu uma poupança de seis milhões de euros para os utilizadores, tendo ainda frisado a importância desta medida no que concerne às empresas.
Segundo os dados do Ministério, desde agosto (quando os descontos entraram em vigor) até ao mês de abril, a poupança total para os utilizadores foi de seis milhões de euros: 3,8 milhões referentes a veículos de classe 1 (ligeiros) e os restantes 2,2 milhões de euros referentes a veículos das classes 2+3+4, nos quais se incluem os pesados de mercadorias
Por outro lado, o ministro lembrou que a região receberá um investimento de cerca de 90 milhões de euros a realizar na requalificação, modernização e eletrificação da Linha da Beira Baixa no troço que liga a Covilhã à Guarda, que está encerrado há cerca de uma década.
Pedro Marques garantiu que os trabalhos avançam este ano e anunciou que hoje mesmo foram aprovadas as autorizações de repartição de encargos plurianuais para a fiscalização da empreitada e para o sistema de controlo de velocidade e de sinalização, as quais perfazem cerca de oito milhões de euros.
Além disso, segundo referiu, no Portugal 2020 foram aprovados "mais de 132 milhões de euros de investimento empresarial para a região, o que corresponde a quatro vezes mais do que o peso do emprego da região no total do país".
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