Em comunicado, a transportadora aérea irlandesa indicou que o acordo vai abranger todos os pilotos portugueses empregados diretamente. O acordo agora alcançado servirá como base às negociações futuras, que deverão iniciar-se antes do final do mês. Em cima da mesa estão entendimentos relativos a questões como antiguidade e transferências de base.

Em comunicado, a transportadora aérea irlandesa indicou que o acordo vai abranger todos os pilotos portugueses empregados diretamente

Informa ainda a empresa que chegou igualmente a acordo com sindicatos no Reino Unido e em Itália, mantendo-se em negociação com os representantes dos pilotos em Espanha.

Eddie Wilson, responsável de recursos humanos da Ryanair considera que estes acordos "demonstram um progresso significativo para concluir entendimentos com os funcionários nos principais mercados europeus".

"Os pilotos da Ryanair e as tripulações de cabine reconheceram que beneficiam de melhores pagamentos, horários e estabilidade laboral do que os seus colegas em muitas outras transportadoras europeias, e nós reconhecemos e estamos a trabalhar com os sindicatos para finalizar acordos que respondam às principais preocupações dos pilotos e tripulações de cabine nos nossos maiores mercados europeus", acrescenta o responsável.

A empresa tem a expectativa de que os entendimentos agora alcançados ""encorajem os representantes das tripulações de cabine" em Portugal e em Espanha a também encontrar uma base de entendimento comum com a empresa.