O anúncio surge apenas alguns dias após o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ter criticado a companhia japonesa por ter anteriormente anunciado que iria relocalizar a produção do Toyota Corolla no México.

A Toyota vai aplicar a maior parte do novo investimento na modernização das fábricas da marca, disse a porta-voz, Amanda Sawyer Roark, num e-mail enviado à agência de notícias francesa AFP.

“Este investimento também inclui a nossa nova sede em Plano e a investigação na área de veículos autónomos e robótica”, indicou.

O construtor automóvel escusou-se a dizer se os investimentos levarão à criação de novos postos de trabalho, um dos principais lemas do Presidente eleito, que tem repetidamente referido as marcas de automóveis nos seus ‘tweets’.

A Toyota, a maior construtora automóvel do mundo, empresa 40.000 pessoas nos Estados Unidos, 5.000 das quais foram contratadas nos últimos cinco anos.

Na passada quinta-feira, Trump escreveu na sua conta da rede social Twitter sobre os planos da Toyota para o México: “NO WAY! Construa a fábrica nos EUA ou pague um grande imposto alfandegário”.

Como outras empresas que Trump atacou no Twitter, a ameaça preocupou a indústria automóvel japonesa e o preço das ações da Toyota caiu na bolsa de Tóquio.

A marca reagiu recordando os investimentos que já tem nos Estados Unidos.

“Com mais de 21,9 mil milhões de dólares de investimento direto nos Estados Unidos, a Toyota está empenhada em colaborar com o Governo Trump para servir os interesses dos consumidores da indústria automóvel”, declarou a companhia, em comunicado.

Além da Toyota, Trump também criticou — e ameaçou de igual tratamento — a General Motors e a Ford, por relocalizarem as suas instalações de montagem de veículos no México para beneficiarem de mão-de-obra mais barata ao abrigo das regras do comércio livre.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.