Segundo os dados do Banco de Portugal (BdP), os empréstimos às famílias com destino habitação fixaram-se em maio nos 98,087 mil milhões de euros, enquanto os empréstimos às empresas totalizaram os 72,210 mil milhões de euros.

Em julho, as taxas de variação anual (tva) destes empréstimos tinham já sido negativas, também em -1,0% no caso dos particulares para habitação e em -1,3% no caso das empresas.

De acordo com o banco central, as empresas privadas exportadoras apresentaram em agosto uma tva de -0,2%, refletindo uma variação de -1,0 pontos percentuais face a julho.

Em agosto, o rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras foi de 12,5%, menos 0,1 pontos percentuais que no mês anterior. Apesar desta diminuição, a percentagem de devedores em incumprimento aumentou 0,1 pontos percentuais para 22,7%.

No que diz respeito aos empréstimos concedidos às famílias, em agosto a respetiva tva situou-se em 0,7%, refletindo um aumento de 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior.

Por finalidade, a tva do crédito à habitação permaneceu inalterada face ao mês anterior (-1,0%) e a tva do crédito ao consumo e outros fins aumentou 0,4 pontos percentuais para 7,4%.

O rácio de crédito vencido das famílias manteve o valor de julho (3,9%) e a percentagem de devedores com crédito vencido registou um decréscimo de 0,1 pontos percentuais, fixando-se em 11,0%.