Gabriel Roldão é um estudioso do Pinhal de Leiria, há anos que avisava que “isto ia acontecer” e “isto” é a “desgraça” de ver a mata de pinheiro bravo queimada a 80% pelos incêndios de domingo.
O vermelhão das labaredas deu lugar ao cinzento, escuro, e o cheiro a fumo das fumarolas espalhadas pelos campos do Pinhal de Leiria, ao longo de quilómetros e quilómetros nos arredores de São Pedro de Moel, Marinha Grande.
De despojos de guerra a cartazes do 25 de Abril e discos de José Afonso se fazem as dez exposições que compõem o programa do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que abre portas na vila, na quinta-feira.
O Santuário de Fátima vai disponibilizar 50 mil euros para “ajuda de emergência às populações atingidas pelos incêndios” que deflagraram no domingo, anunciou hoje o bispo da diocese de Leiria-Fátima, apelando ainda à intervenção do Presidente da República.
Os incêndios que lavram em Braga, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu mantêm o corte total de várias estradas nacionais e municipais nestes distritos, segundo um balanço feito às 23:00 de hoje pela GNR à agência Lusa.
Seis bombeiros das duas corporações de Leiria sofreram ferimentos no combate aos incêndios que assolaram aquela região do país nas últimas 24 horas e uma casa foi consumida pelas chamas, anunciou a autarquia local.
O relatório sobre os incêndios de Pedrogão Grande hoje entregue ao Governo concluiu que a grande dimensão da tragédia evidenciou que o sistema de emergência "não está preparado" para enfrentar número tão elevado de pessoas afetadas, feridas ou mortas.
O incêndio que deflagrou na tarde de domingo na Burinhosa, no concelho de Alcobaça, e que se estendeu para os concelhos de Marinha Grande, Leiria e Pombal, deixou um rasto de destruição e 17.250 hectares ardidos.
Cerca de duas dezenas de militares de Vendas Novas estão a caminho da Marinha Grande para apoiarem no combate às reativações de focos de incêndio, no qual já estão envolvidos outros 21 militares de Caldas da Rainha.
Cinco escolas de Pombal, distrito de Leiria, entre as quais dois jardins-de-infância e um colégio, foram hoje encerradas devido à proximidade das chamas e ao fumo do incêndio florestal que lavra naquele município, anunciou a autarquia.
Os diretores das escolas do concelho de Leiria aconselharam os alunos a irem para casa, devido à nuvem de fumo que atinge a cidade, disse à agência Lusa a vereadora da Educação, Anabela Graça.
O incêndio que desde domingo lavra na freguesia de Pataias, no concelho de Alcobaça, distrito de Leiria, está praticamente dominado, divulgou a Câmara.
O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, estimou hoje que cerca de 80% do Pinhal de Leiria tenha sido consumido pelas chamas, depois de ter alertado para a falta de limpeza desta mata.
O fogo que lavra no concelho da Marinha Grande, no distrito de Leiria, está a ameaçar casas, disse à Lusa o presidente da Câmara, Paulo Vicente, que pediu um reforço dos meios no terreno.
As localidades de Coimbrão e Pedrógão, em Leiria, são as zonas que mais preocupam as autoridades hoje de manhã, disse o presidente da Câmara, Raul Castro, à agência Lusa.
O incêndio que no domingo chegou a mobilizar mais de uma centena de bombeiros e a ameaçar três aldeias da freguesia de Olho Marinho, Óbidos, entrou em fase de rescaldo às 06:30, disse o comandante dos bombeiros locais.
O combate ao incêndio que deflagrou em Óbidos às 15:40 de domingo estava às 03:00 a evoluir favoravelmente, apesar de a única frente ativa lavrar num local sem acesso, informaram os bombeiros.
O incêndio que lavra em Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, entrou no perímetro da Base Aérea n.º 5, em Monte Real, mas a situação está “aparentemente controlada”, segundo a Força Aérea Portuguesa (FAP).
O Município da Marinha Grande ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, às 23:40 horas, na sequência do incêndio iniciado às 14:23 horas, na Burinhosa, concelho de Alcobaça.
A Câmara da Marinha Grande informou hoje, em comunicado, que o fornecimento de água a toda a freguesia da Marinha Grande foi interrompido na sequência de um incêndio.
Um incêndio descontrolado lavra em Óbidos e a centena de bombeiros no terreno está apenas a proteger habitações das aldeias de Casais Ladeira, Perna de Pau e Olho Marinho face à escassez de meios, disse o comandante dos bombeiros locais.
O lar de idosos da Bajanca, na freguesia de Vieira da Leiria, do concelho de Marinha Grande, foi hoje evacuado por precaução na sequência de um incêndio.