O Sol nasce às 06:29 e o ocaso regista-se às 20:56.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 12:21, a baixa-mar, às 05:45 e 18:19.

Caranguejo é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se a matriarca da família Kennedy, Rose Kennedy (1890), o escultor norte-americano Alexander Calder (1898), o estilista Oscar de la Renta (1932), o ator Terence Stamp (1939), a cantora Mireille Mathieu (1946), o guitarrista Al Di Meola (1954) e o ator norte-americano Willem Dafoe (1955).Em 1812, forças britânicas, sob o comando do duque de Wellington, derrotavam o exército bonapartista em Salamanca, Espanha. Em 1933, o aviador norte-americano Wiley Post terminava o primeiro voo solitário à volta do mundo.

Em 1916, era constituído, em Tancos, sob o comando do general Norton de Matos, o Corpo Expedicionário Português (CEP).

Em 1946, a revista Time publicava a reportagem sobre Salazar e a ditadura do Estado Novo com o título "Até que ponto o melhor de Portugal é mau". A distribuição nacional da revista foi proibida durante sete anos.

Em 1968, morria o escritor italiano Giovanni Guareschi, criador da personagem de D. Camilo. Em 1973, uma sonda espacial soviética iniciava uma viagem de seis meses até ao planeta Marte.

Em 1977, era aprovada a Lei de Bases da Reforma Agrária, chamada "Lei Barreto", do ministro da Agricultura António Barreto.

Em 1981, Mehmet Ali Agca, que atentara contra a vida de João Paulo II, era condenado a prisão perpétua. Em 1983, a lei marcial era levantada na Polónia, no dia nacional do país. Em 1986, na perspetiva da deslocação do primeiro-ministro israelita Shimon Peres a Rabat, a Síria cortava relações com Marrocos. Em 1991, a polícia indiana detinha o principal suspeito do assassínio do primeiro-ministro Rajiv Gandhi.

Em 1994, o padre Vitor Feytor Pinto era eleito, em Lisboa, presidente do conselho de administração do Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência, por um período de três anos. Em 1995, o recém-criado Partido Português das Regiões (PPR) realizava o primeiro congresso. Em 1997, o presidente da África do Sul, Nelson Mandela, reunia-se com o dirigente da Fretilin, Xanana Gusmão.

Em 1998, morria o pintor espanhol Antonio Saura, 67 anos. Em 2002, tomava posse a administração da RTP, presidida por Almerindo Marques. No mesmo dia, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, ex-administrador da ONU para o território de Timor-Leste, era nomeado alto comissário da ONU para os Direitos Humanos.Em 2003, os filhos de Saddam Hussein, Udai e Qoussai, eram mortos por tropas dos EUA, em Mossul, Iraque. Em 2004, o Ministério Público deduzia acusação contra 18 arguidos, suspeitos de abuso sexual de menores, nos Açores. Manuel Alegre confirmava a candidatura à liderança do PS. E Durão Barroso era eleito presidente da Comissão Europeia, no Parlamento de Estrasburgo. No mesmo dia, morria o cantor francês Sacha Distel, 71 anos.

Em 2005, um passageiro do Metro de Londres era morto pela polícia britânica, confundido com um suspeito dos atentados, procurado pelas autoridades. E a Câmara dos Representantes dos EUA renovava o Ato Patriótico -- 14 dos 16 pontos passavam a permanentes e os outros dois, para vigilância e acesso a elementos pessoais -- passavam a vigorar por mais dez anos.

Em 2006, as tropas israelitas assumiam o controlo de localidades no sul do Líbano, entre as quais Maroun al-Ras, bastião do Hezbollah. A seleção espanhola vencia o Europeu de Hóquei em Patins.

Em 2007, a soprano Lara Martins vencia o Concurso de Interpretação do Estoril, a que concorreram 22 músicos portugueses ou residentes em Portugal.

Em 2010, entrava em vigor o novo regime excecional de contratação de médicos reformados, que define as condições em que podem ser contratados e trabalhar no Serviço Nacional de Saúde.

Em 2012, morria Pedro Ramos de Almeida, escritor, ex-dirigente do PCP. Tinha 80 anos. Oswaldo Payá, dissidente cubano e um dos mais destacados opositores ao regime, morria aos 60 anos, em consequência de um acidente de viação na província oriental de Granma.

Em 2013, a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, mulher do príncipe William de Inglaterra, dava à luz um bebé do sexo masculino. O papa Francisco fazia, no Brasil, a primeira visita ao exterior do seu pontificado.

Em 2014, a Guiné Equatorial era aceite por consenso como membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sem que tenha havido uma votação.

Lusa/Fim.