1789 - É criada a aula de anatomia no Hospital de Chaves.

1791 - Luís XVI e a família real tentam abandonar a França. São detidos em Varennes.

1819 -- Nasce o compositor francês Jacques Offenbach, autor de "Orfeo nos Infernos", que integra o popular "Can-can".

1837 -- Subida ao trono britânico da rainha Vitória, após a morte de Guilherme IV.

1860 -- Constituição da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses.

1866 -- Reestruturação do ensino da Medicina em Portugal. Os diplomados das escolas médico-cirúrgicas são equiparados aos das faculdades. A Universidade de Coimbra mantém a exclusividade da licenciatura.

1875 - Abre a linha de caminho-de-ferro entre Porto e Braga, a primeira inteiramente construída com capitais e técnicos portugueses.

1897 - Sessão inaugural da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

1905 -- Nasce a escritora e dramaturga norte-americana Lillian Helmann, autora de "The Children's Hour", "The Little Foxes", "Watch the Rhine", "Pentimento" e "Talvez", a única obra editada em Portugal.

1911 - Anselmo Braamcamp Freire é eleito presidente da Assembleia Constituinte.

1919 - É publicado o primeiro número do diário "Operário da Tarde".

1961 - O Kuwait é admitido na Liga Árabe.

1963 - Morre, com 78 anos, Francisco Pulido Valente, médico, investigador e professor universitário, antifascista, opositor da ditadura do Estado Novo.

- Acordo para o estabelecimento da primeira "linha vermelha", entre Washington e Moscovo.

1965 -- Golpe militar na Argélia depõe o primeiro presidente do país, Ahmed Ben Bella, que permanece em prisão domiciliária durante 15 anos.

1967 -- O pugilista norte-americano Muhammad Ali, Cassius Clay, campeão olímpico e mundial de pesos pesados, é condenado pelo tribunal de Houston, por recusar a mobilização para a Guerra do Vietname.

1974 - Uma Assembleia Magna de estudantes da Associação Académica de Coimbra decide a extinção da secção de futebol, numa altura em que a equipa está numa digressão em Espanha. Os estudantes alegam que esta secção funciona à revelia dos princípios amadores das restantes.

Constitui-se então o CAC -- Clube Académico de Coimbra.

1983 -- Toma posse o primeiro reitor eleito da Universidade de Lisboa, professor Toscano Rico.

1984 - A Polícia do Exército prende o tenente-coronel Otelo Saraiva de Carvalho, no âmbito da investigação sobre as atividades das FP-25.

1991 -- O Parlamento alemão vota a favor do regresso da sede do Governo a Berlim.

- O Governo do PSD aprova, em Conselho de Ministros, um diploma que transforma a TAP em sociedade anónima.

1994 -- Início da vaga de protestos pelo aumento em 50 por cento da portagem na Ponte 25 de Abril, em Lisboa.

1995 - Morre o escritor e filósofo francês de origem romena Emil Mikai Cioran, com 84 anos.

1997 -- Demissão de Felipe Gonzalez da liderança do Partido Socialista Operário Espanhol, na qual se mantinha há 24 anos.

1999 -- As últimas 40 mil tropas jugoslavas abandonam o Kosovo, cumprindo o plano de paz da ONU, aceite por Belgrado no início do mês.

2003 -- Realiza-se a primeira ligação ferroviária entre Lisboa e o Algarve, sem transbordo no Barreiro.

- Cimeira Europeia, em Salónica, Grécia. O projeto de Tratado Constitucional Europeu é "adotado como documento de base" para a conferência intergovernamental.

2004 -- Euro 2004. Portugal qualifica-se para os quartos de final, com a vitória sobre Espanha por 1-0.

2005 - Greve nacional dos professores contra as alterações aos regimes de reforma e progressão de carreiras.

- Morre, com 81 anos, Jack Kilby, investigador norte-americano, inventor do circuito eletrónico integrado, Nobel da Física em 2000.

2006 - Timor-Leste. É emitido o mandado de detenção do ex-ministro do Interior Rogério Lobato. O Conselho de Segurança prolonga o mandato da missão das Nações Unidas até 20 de agosto.

2007 - Investigações na área do envelhecimento e dos processos associados ao desenvolvimento das células cancerígenas realizadas pelos biólogos Peter Lawrence e Ginés Morata são distinguidas com o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica 2007.

-- Morre, aos 85 anos, o americano Paul Strauss ex-diretor musical dos Ballets Russos de Monte-Carlo e maestro da Orquestra filarmónica de Liège, na Bélgica.

2011 - Primeiro dia de trabalhos da XII legislatura na Assembleia da República com a tomada de posse dos novos deputados e eleição do presidente da Assembleia da República. Fernando Nobre recebe 106 e 105 votos, na primeira e segunda votação, e não é eleito.

2012 - O líder conservador grego Antonis Samaras toma posse como primeiro-ministro da Grécia após prestar juramento perante o Presidente, Carolos Papoulias, e na presença da hierarquia da igreja ortodoxa grega.

2013 -- Prestige. O Governo espanhol aprova o adiantamento do pagamento de indemnizações do Fundo Internacional para Contaminação de Hidrocarbonetos, mediante renúncia a ações penais.

- Osvaldo de Castro, ex-deputado pelo PCP e pelo PS e antigo secretário de Estado do Comércio no primeiro Governo de António Guterres, morre aos 77 anos.

2014 - Um tribunal do Porto suspende a deliberação da assembleia-geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional em que foi reeleito Mário Figueiredo, na sequência de uma providência cautelar interposta por Vitória de Guimarães e Estoril-Praia.

- Morre Stephanie Kwolek, química inventora da fibra 'kevlar' que se converteu no componente essencial para os coletes anti bala. Tinha 90 anos.

2015 -- Morre, aos 77 anos, Luiz Carlos Nunes da Silva, ex-futebolista e treinador conhecido como "Carlinhos".

- James Horner, compositor da música de grandes sucessos de Hollywood como "Titanic" ou "Avatar", morre aos 61 anos.

- Morre Laura Antonelli, um dos "sex symbols" do cinema italiano da década de 1970, aos 73 anos.

2016 -- Morre, aos 88 anos, David Ribeiro Telles, antigo cavaleiro tauromáquico.

2017 -- Morre, aos 85 anos, no Barreiro, Manuel de Oliveira, antigo treinador e futebolista português.

===========.

Este é o centésimo septuagésimo primeiro dia do ano. Faltam 194 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Só tem convicções aquele que não aprofundou nada". EM Cioran (1911-95), escritor e filósofo francês de origem romena.

Lusa/Fim.