1625 - Isabel de Aragão é canonizada pelo papa Urbano VIII.
1810 -- Início da revolta argentina contra Espanha.
1884 - Em Portugal, a Lei Barjona de Freitas estabelece o princípio da representatividade parlamentar, de acordo com a proporção de votos de cada força política.
1895 -- O escritor de origem islandesa Oscar Wilde é condenado a prisão, por danos morais, em Londres.
1911 -- O Governo da I República cria a Direcção-Geral da Assistência.
1926 -- Nasce o trompetista e compositor de jazz norte-americano Miles Davis.
1938 - O engenheiro Duarte Pacheco é nomeado ministro das Obras Públicas.
1955 - Greves de pescadores em Setúbal, Matosinhos, Afurada, Sesimbra e Olhão, por melhores condições de trabalho.
1963 - É constituída a Organização de Unidade Africana, em Adis Abeba, Etiópia.
1974 -- Começam as conversações entre o Governo português e o PAIGC para o reconhecimento da independência da Guiné-Bissau, proclamada em 1973.
1975 - Os trabalhadores da Rádio Renascença, propriedade do Episcopado, ocupam as instalações.
1983 - Publica-se o primeiro número do jornal algarvio "Al Faghar".
1985 - Realiza-se em Alcântara, Espanha, a cimeira informal dos primeiros-ministros de Portugal, Mário Soares, e de Espanha, Felipe González.
1989 - Mikhail Gorbachev é reeleito Presidente da União Soviética, com 95,6 por cento dos votos do Congresso.
1991 - Saem de Angola os últimos 1910 soldados cubanos do contingente inicial de 50 mil militares.
1992 -- A escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen vence o Prémio de Literatura para crianças da Fundação Gulbenkian.
- O Presidente do Brasil Fernando Collor de Melo é acusado de consumo de estupefacientes, negócios ilícitos e tráfico de influências.
1993 -- Morre, com 72 anos, o jornalista e advogado Francisco de Sousa Tavares, resistente ao regime fascista, antigo deputado, ministro da Qualidade de Vida no Governo do Bloco Central.
2003 - Israel aprova o Roteiro para a Paz, proposto pela União Europeia, os EUA, a Rússia e a ONU, que prevê a criação do Estado palestiniano até 2005.
2004 -- A Bombardier, antiga Sorefame, cessa a produção da fábrica da Amadora.
-- É criado o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, em Addis Abeba.
2006 -- O Parlamento aprova a Lei de Procriação Medicamente Assistida.
- O Governo aprova a revisão da Lei da Programação militar e o regime legal para a concessão e emissão do passaporte eletrónico português.
- É criado o Centro de Atendimento Telefónico da Saúde que deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2007.
- Timor-Leste. Confrontos entre as forças armadas e efetivos da polícia causam dez mortos e 27 feridos. Xanana Gusmão assume o controlo das forças de segurança, retirando as competências ao governo de Mari Alakatiri.
2007 - O Conselho da Europa condena Portugal por violar o direito das crianças depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter considerado "lícitos" e "aceitáveis" alguns castigos corporais infligidos a jovens deficientes de um lar em Setúbal. O Comité Europeu dos Direitos Sociais do Conselho da Europa conclui que Portugal violou o artigo 17 da Carta Social Europeia, que consagra o direito das crianças à proteção, social, legal e económica.
- O projeto de integração de uma nova ala na Pallant House Gallery para albergar uma das melhores coleções de arte britânica do século XX vence o Gulbenkian Prize for Museums and Galleries 2007.
2008 - A portuguesa Vanessa Fernandes, campeã do Mundo e recém-sagrada pentacampeã da Europa, bate em Madrid o recorde de vitórias em etapas da Taça do Mundo de triatlo, atingindo o 20.º triunfo.
2011 - O Presidente da República, Cavaco Silva, exerce pela primeira vez o direito de veto no seu segundo mandato, devolvendo à Assembleia da República o diploma relativo ao regulamento orgânico da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos.
2012 - Edoardo Mangiatotti, um dos mais bem sucedidos atletas olímpicos da Itália e considerado um dos maiores nomes da esgrima mundial, morre aos 93 anos.
- Morre João Sá Coutinho, primeiro embaixador de Portugal nas ex-colónias africanas. Tinha 82 anos.
2013 - Milhares de manifestantes concentram-se junto ao palco montado pela CGTP em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, gritando palavras de ordem contra o Governo e o Presidente da República, Cavaco Silva.
2014 -- Eleições europeias. O Partido Popular Europeu (PPE), família política que integra PSD e CDS-PP, mantém-se como a principal família política do Parlamento Europeu, com 211 assentos, seguido dos socialistas, com 193 lugares.
Em Portugal, os resultados indicam oito deputados (31,47%) para o PS, sete (27,71%) para a Aliança Portugal (PSD/CDS-PP), três (12,67%) para a CDU (PCP-PEV), dois (7,14%) para o Partido da Terra (MPT) e um (4,56%) para a Bloco de Esquerda.
A Frente Nacional (FN, extrema-direita) garante uma larga vantagem nas eleições europeias em França.
Na Grécia, o partido anti austeridade Syriza vence as eleições europeias (26,58%) e pela primeira vez na sua história garante o primeiro lugar em diversas regiões nas eleições locais incluindo na Ática, a maior região da Grécia.
- Em Macau, milhares de pessoas saem à rua contra a proposta de lei de garantias dadas aos titulares dos principais cargos políticos, um protesto cujos organizadores dizem ser o maior desde a transferência da administração em 1999.
- Morre, com 91 anos, Wojciech Jaruzelski, general e último Presidente comunista da Polónia.
- Morre, aos 95 anos, o empresário Ma Man Kei, um dos antigos líderes da comunidade chinesa de Macau.
2016 - Os ministros da zona euro acordam disponibilizar 10,3 mil milhões de euros para a Grécia, correspondendo ao terceiro resgate financeiro.
2017 - A Guiné Equatorial torna-se o 14.º país a entrar para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
- O antigo primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, fica ferido com gravidade após a explosão de uma carta armadilhada no interior do seu carro.
- Morre, aos 86 anos, José Manuel Castello Lopes, antigo distribuidor que herdou do pai a Filmes Castello-Lopes e cofundou o cinema Londres.
==============.
Este é o centésimo quadragésimo quinto dia do ano. Faltam 220 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: "A diferença entre a moral e a política está no facto de, para a moral, o homem ser um fim, enquanto para a política é um meio". Pio Baroja (1872-1956), escritor espanhol.
Lusa/Fim.
Comentários