O comandante distrital operacional de operações de socorro (Codis) de Viseu, Miguel Ângelo, disse à agência Lusa que, no parque empresarial, o incêndio está confinado à zona de armazenagem em céu aberto daquela estrutura na zona industrial de Lajedo, mas as chamas alastraram-se à floresta em redor do local.

O centro de reciclagem foi evacuado e um bombeiro ficou ferido por inalação de fumos e calor, tendo sido transportado para o hospital de Viseu.

O Codis disse também que a Proteção Civil Municipal foi ativada.

No local, além dos meios de socorro, estão algumas máquinas que tentam abrir corredores para confinar o incêndio e para permitir o trabalho dos bombeiros.

Já a 10 de setembro de 2015, o parque da empresa tinha sido afetado por um incêndio.

Na altura, a laboração foi retomada no dia seguinte, uma vez que as chamas ficaram limitadas a uma "pequena parte do seu vasto parque de resíduos" e "nenhuma das suas unidades de produção foi comprometida ou afetada" pelo incêndio.

O incêndio deflagrou cerca das 15:00 de 10 de setembro de 2015 e as chamas só foram dominadas por volta das 04:45 do dia seguinte.

Situada no Parque Industrial do Lajedo, a Interecycling foi fundada em 1999, sendo a primeira empresa de reciclagem de resíduos de equipamento elétrico e eletrónico (REEE) da Península Ibérica.

SSS/AMF // ROC

Lusa/fim