"No pico mais alto desta época de caça aos Pokémon, a PSP aproveita para relembrar alguns cuidados de segurança. Por entre desafiantes batalhas, treinos muito duros e difíceis capturas, não se esqueça que ainda estamos no mundo real!", refere a Polícia de Segurança Pública, na sua página oficial do facebook.

O porta-voz da PSP, intendente Hugo Palma, disse à agência Lusa que este manual tem como objetivo prevenir e chamar a atenção dos jogadores para terem alguns cuidados com a segurança devido aos acidentes que já aconteceram em outros países.

Hugo Palma adiantou que em Portugal ainda não se registou qualquer acidente.

O porta-voz da PSP disse ainda que polícias de outros países também lançaram alertas idênticos.

A mensagem da PSP, com as indicações de segurança, somou mais de 5.000 partilhas, na primeira hora após a publicação no facebook.

No alerta, a PSP sublinha que, "como consequência desta animada febre, já ocorreram alguns incidentes, lesões graves e até alguns crimes foram cometidos, onde os suspeitos engenhosamente simulavam falsos 'pokestops', para se introduzirem em residências".

Entre os conselhos, a PSP recomenda para que o jogador "esteja sempre atento ao que o rodeia", "observe o meio envolvente" e que "não cace sozinho", mas "em grupo ou aos pares, de forma a aumentar a segurança".

"Não utilizar a aplicação enquanto conduz", "não entrar em propriedade alheia ou áreas de acesso restrito", o que constitui um crime, e ter "especial atenção a aplicações relacionadas com o jogo", que "podem conter 'malware' e comprometer a segurança de dados pessoais" são outros conselhos da PSP.

A Polícia alerta ainda os mais jovens para que não interajam com estranhos.

Dois adolescentes quase que foram baleados, no sábado à noite, nos Estados Unidos, depois de terem entrado num quintal privado, à procura dos monstros virtuais, e de o dono os ter confundido com assaltantes.

O Pokémon Go é um jogo desenvolvido pela Niantic, lançado na primeira quinzena de julho, nos Estados Unidos, em que os jogadores usam telemóveis com sistemas iOS ou Androide, para caçar monstros imaginários, no mundo real.

CMP // MAG

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.