Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average baixou 0,46%, o alargado S&P500 retrocedeu 1,06% e o tecnológico Nasdaq perdeu 1,73%.

Prosseguiu assim a tendência de quarta-feira, dia de fortes perdas para S&P50 (2,5%) e Nasdaq (3,4%), depois de o presidente da Fed, Jerome Powell, ter dito que o banco central anda tinha muito caminho pela frente antes de considerar fazer uma pausa nas subidas da sua taxa de juro de referência.

Além de afetar a bolsa, o anúncio de subida da taxa de juro pela Fed provocou também a subida do rendimento da dívida pública dos EUA e a valorização do dólar.

"Os investidores estão a começar a aceitar o facto de Powell ter dito que não haveria facilidades", apontou Daniela Mardarovici, codiretora do rendimento fixo multissetorial nos EUA, da Macquarie Asset Management, em declarações ao The Wall Street Journal.

Hoje, os investidores também foram confrontados com o maior aumento da taxa de juro desde 1989 pelo Banco de Inglaterra.

RN // RBF

Lusa/fim