Quinze segundos que valem rosa
"Estou super contente com a minha performance", afirmou João Almeida (Deceuninck-QuickStep) após ter conseguido manter a liderança da classificação geral da Volta à Itália na 15.ª etapa da prova, que decorreu neste domingo. Hoje, ficou em quarto, a 37 segundos do britânico Geoghegan Hart, que cumpriu os 185 quilómetros entre a base aérea de Rivolto e Piancavallo em 4:58.52 horas.
Arrisco dizer que não é só o jovem das Caldas da Rainha que está contente. O país também. Afinal, aos 22 anos, está a colocar o nome do clicismo português no mapa global. Não é um futebolista famoso nem protagonizou uma transferência milionária. É só um ciclista que está a exceder as expectativas e a liderar uma das principais provas do ciclismo mundial.
O ciclista é natural da freguesia de A-dos-Francos, localizada no Oeste, no distrito de Leiria, que por estes dias está pintada de rosa, e até o capitão da equipa de futebol das Caldas já entrou em campo com uma braçadeira daquela cor para simbolizar que o feito não está passar incólume.
"A ideia não surgiu da minha parte, mas dos responsáveis do clube, porque o João é de A-dos-Francos, e esta zona está bastante mobilizada, está a viver isto com muita emoção, intensidade, quer apoiar bastante o João. Foi a forma que o clube arranjou de lhe prestar homenagem e lhe dar força para que continue a fazer história", conta à Lusa Thomas Militão, defesa-central e homem da braçadeira da turma caldense.
João Almeida segurou hoje a liderança, mas foi uma etapa bastante sofrida. "Para mim foi de longe a etapa mais difícil até agora, ainda mais do que Etna [o seu maior teste desde que veste rosa]", atirou o ciclista antes de salientar que teve de ir aos seus "limites" e que foi um "sofrimento até ao final".
Não obstante a dor física, não faltou a tal emoção e intensidade descritas pelo capitão do Caldas. Especialmente, diria, de caráter e sacrifício. É que além de difícil foi igualmente solitária. Tanto que os companheiros de equipa não conseguiram aguentar o ritmo e o português andou sozinho. E foi dura também porque o holandês Wilco Kelderman (Sunweb) se aproximou da camisola rosa. Mas aproximar e estar perto não significa que esteja com ela vestida.
É que a camisola rosa só veste quem lidera o Giro. Ou seja, a alta montanha hoje foi muito dura e difícil, mas não o suficiente para que João Almeida deixe de liderar a Volta a Itália. Almeida perdeu 35 segundos para Kelderman, mas a realidade é que a concorrência (Nibali e Bilbao) cedeu e está mais distante.
Ora, tudo isto para dizer que no cume do pódio fala-se na língua de Camões há 13 dias consecutivos. É verdade que depois da etapa de hoje por apenas quinze segundos. Mas nem que fosse por um. Porque independente do desfecho da Volta à Itália, seja que lugar ocupar na geral na derradeira e última etapa, na opinião deste que assina a crónica, o João já ganhou.
- 21:45
- O Vitória de Setúbal estreou-se hoje a com um triunfo no Campeonato de Portugal de futebol, ao bater fora o Moncarapachense por 1-0, num jogo em que contou, do lado de fora, com o apoio de vários adeptos.
-
- 20:31
-
Covid-19: Sindicato dá orientações a médicos para se autoexcluírem de responsabilidades
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) está a dar orientações aos seus associados para que, em protesto contra o "excesso de tarefas" decorrentes da covid-19, apresentem às chefias uma declaração de exclusão de responsabilidades de erros clínicos.
-
- 20:07
-
Catarina Martins sobre Orçamento: "A política do insulto ou da criação de casos não mora no BE"
A coordenadora do BE afirmou hoje que a política do insulto “não mora” no partido e assegurou que um Orçamento do Estado que assegure médicos no SNS, responda aos desempregados e tenha contas rigorosas terá sempre o voto dos bloquistas.
-
- 19:28
-
Tottenham, de José Mourinho, desperdiça um 3-0 e cede empate aos 90+4 minutos
O Tottenham, treinado pelo português José Mourinho, cedeu hoje, aos 90+4 minutos, um empate diante do West Ham (3-3), depois de ter estado a vencer por 3-0, no dérbi londrino da quinta jornada da Liga inglesa de futebol.
-
- 18:34
-
“A Conspiração contra a América”: guia para um final mais ou menos feliz
O que nos diz “A Conspiração contra a América” sobre o país que vai a votos no dia 3 de novembro? Foi esta pergunta que lançou a primeira sessão do clube de leitura “É Desta que Leio Isto” que durante o mês de outubro é dedicado a um conjunto de quatro livros que nos ajudam a entender a América.
-
- 18:21
-
Covid-19: Sócios do Braga têm que preencher boletim epidemiológico para jogo com o AEK
Os sócios do Sporting de Braga que pretendam comprar bilhetes para o jogo com o AEK de Atenas, na quinta-feira, da Liga Europa de futebol, terão que preencher e assinar um boletim epidemiológico, informou hoje o clube minhoto.
-
- 17:38
-
Facebook rejeitou 2,2 milhões de anúncios que pretendiam obstruir eleições nos EUA
A Facebook rejeitou 2,2 milhões de anúncios e retirou 120 mil publicações nas suas redes sociais Facebook e Instagram, que pretendiam obstruir as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, afirmou um responsável da empresa.
-
- 17:30
-
Covid-19: GP de Portugal de F1 deverá ser reduzido a 27.500 espetadores
A lotação máxima permitida no Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, no próximo fim de semana, deverá ser reduzida para 27.500 lugares, disse hoje à Lusa o administrador do Autódromo Internacional do Algarve, Paulo Pinheiro.
-
- 16:35
-
Depressão Bárbara chega a Portugal na segunda-feira à tarde
Portugal continental vai estar na segunda-feira sob o efeito da depressão Bárbara, que se prevê que provoque o aumento da intensidade do vento durante a tarde, originando também precipitação forte e persistente, disse hoje o IPMA.
-