Para cima de campeão
Sabíamos que era uma questão de tempo até chegarmos ao domingo em que Lewis Hamilton cruzava a linha da meta e alcançava Michael Schumacher como piloto de Fórmula 1 com mais títulos mundiais.
Hoje foi esse domingo.
O sexto lugar de Hamilton na pole position, no sábado, face ao nono de Valtteri Bottas, único piloto que podia adiar, pontualmente, a conquista do Campeonato do Mundo pelo colega de equipa da Mercedes, deixava no ar um travo de incerteza e adrenalina para o Grande Prémio da Truquia. Mas quando na volta 37 do Istanbul Park, o inglês ultrapassou Sergio Pérez, da Racing Point, e assumiu a liderança da corrida, sabíamos que esta não seria uma prova muito diferente das outras, pelo menos no que diz respeito ao primeiro lugar.
Hamilton cruzou a meta, parou o carro e ficou com o capacete caído sobre o volante. Chorava. Ao lado, Vettel estaciona o Ferrari, salta do carro e de antigo campeão para campeão felicitou-o: “acabaste de fazer história”.
Não censurando um piloto que foi quatro vezes campeão do mundo, faltou apenas dizer "outra vez", não fosse o inglês recordista de pódios (162), de ‘pole positions’ (97), de vitórias (94) para além de, agora, títulos, em igualdade com Schumacher (7).
Às estatísticas, podemos ainda acrescentar o facto de ser o primeiro piloto negro da F1 e um reconhecido ativista pelos direitos das minorias
Hamilton é um daqueles atletas de classe mundial que aparece de poucos em poucos anos. Conseguimos relacionar-nos com ele, pelo percurso em crescendo, como conseguimos venerá-lo pelos feitos e barreiras que conseguiu ultrapassar, sobretudo para a comunidade negra no desporto motorizado. Não tem legiões de fãs como Schumacher ou Ayrton Senna, não foi ordenado cavaleiro pela rainha de Inglaterra como outros que o sucederam com conquistas menores. Mas nunca o ouvimos falar disso, em vez disso, Hamilton só quer ganhar e mostrar às futuras gerações que com trabalho e querer tudo é possível.
Aliás, basta recordarmos um dos episódios mais famosos da meninice do piloto para percebermos isso. Como tantos, Lewis Hamilton iniciou-se nos karts, com apenas oito anos, em 1993, e dois anos depois, já era campeão britânico. Por essa altura, cruzou-se com Ron Dennis, o patrão da McLaren, ao qual disse, aproveitando um pedido de autógrafo, que, "um dia", queria conduzir os seus carros. Ao lado do ‘rabisco', Ron Dennis escreveu: "Telefona-me dentro de nove anos. Veremos algo então". Não foi preciso esperar tanto.
Não é à toa que as primeiras palavras do piloto da Mercedes, nas entrevistas rápidas no final da prova, foram precisamente para os mais novos: “Quando somos crianças temos sonhos, e vemos a Fórmula 1 como algo muito distante. O importante é que todas as crianças persigam os seus sonhos e trabalhem duro para os alcançar. Quando o fazem, os sonhos podem tornar-se realidade”.
Hoje, Hamilton igualou Michael Schumacher, mas para o ano, muito provavelmente, irá ultrapassá-lo. Vai isolar-se como o melhor de sempre, numa modalidade em que esse título é imune às estatísticas, e vai subir mais um degrau no caminho da eternidade para continuar a ser exemplo da importância da luta, para também poder lutar pelos outros.
- 21:37
- A seleção portuguesa de futebol de sub-21 qualificou-se hoje para a fase final do Campeonato da Europa de 2021, ao vencer por 2-1 na receção à congénere de Chipre, no penúltimo jogo do Grupo 7 de apuramento.
-
- 21:18
-
O que é a ECMO e porque só agora ouvimos falar dela no tratamento a doentes Covid-19?
O termo designa uma técnica operada por um dispositivo que, sumariamente, substitui o coração e os pulmões. Sistema foi trazido para Portugal a propósito da epidemia de Gripe A há 10 anos e atualmente é um dos recursos geridos em rede para combater a infeção do novo coronavírus em alguns dos doentes
-
- 21:05
-
Covid-19. Boris Johnson em isolamento depois de ter sido notificado por app de rastreio
Primeiro-ministro britânico esteve em contacto com uma pessoa infetada com o novo coronavírus. Alerta foi dado por uma aplicação de rastreio.
-
- 18:00
-
Para encurtar o confinamento, Áustria vai realizar testagem de larga escala à Covid-19
A Áustria vai realizar uma campanha de testes à covid-19 em grande escala, na tentativa de encurtar o segundo confinamento que vai começar na terça-feira, afirmou hoje o chanceler do Governo de Viena, Sebastian Kurz.
-
- 16:15
-
EUA. Trump admite que Biden ganhou... "porque as eleições foram fraudulentas"
O Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu hoje a vitória do rival democrata Joe Biden nas eleições de 03 de novembro, mas insistiu, sem apresentar provas, que houve fraude.
-
- 14:21
-
Covid-19: Portugal com mais 6.035 casos e 76 óbitos nas últimas 24 horas
Portugal registou 6.035 novos casos de infeção com o novo coronavírus e 76 mortes associadas à doença covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.
-
- 14:00
-
Joan Mir sagra-se campeão mundial de MotoGP pela primeira vez
O piloto espanhol Joan Mir (Suzuki), de 23 anos, sagrou-se hoje campeão mundial de MotoGP pela primeira vez, ao terminar o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, em Valência, Espanha, na sétima posição, atrás do português Miguel Oliveira (KTM).
-
- 13:26
-
Lewis Hamilton a caminho de ser o melhor de sempre da Fórmula 1
O britânico Lewis Hamilton deu hoje um passo de gigante para ser considerado o melhor de sempre da Fórmula 1, ao conquistar o sétimo título da sua carreira, igualando o recorde do alemão Michael Schumacher.
-
- 09:39
-
O mensageiro transmitiu mal a mensagem? Especialistas apontam 'sintomas' na comunicação e prescrevem 'receita' a governo e DGS
A comunicação institucional sobre a covid-19 foi uma das derradeiras 'vítimas' do vírus SARS-CoV-2, expondo o Governo e a Direção-Geral da Saúde (DGS) à crítica e à acusação de responsabilidade no agravamento da pandemia em Portugal.
-
- 09:16
-
ASAE abre 8 processos em ação de fiscalização junto de superfícies comerciais
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma ação de fiscalização das medidas impostas pelo estado de emergência junto de estabelecimentos comerciais de que resultaram oito processos de contraordenação relacionados sobretudo com lotação e distanciamento físico.
-
- 08:53
-
Que têm as vacinas que ver com as vacas?
Quando falamos de vacinas, estamos a usar uma palavra que tem origem na palavra latina para «vaca». Porquê?
-
- 08:52
-
Ventura rejeita "muleta" no apoio à formação do novo executivo dos Açores. "Não aceitaria que nenhum dos eleitos participasse neste governo"
O líder do Chega, André Ventura, defendeu hoje que o seu partido deveria ter integrado o Governo Regional dos Açores, mas não aconteceu porque não foi essa a intenção.
-