Cai neve em Madrid, não faz sol no meu país
Se desenhássemos neste momento um mapa da Península Ibérica, dificilmente as fronteiras de Portugal e Espanha seriam preenchidas pela mesma cor. De Elvas à neve hà vista.
O país vizinho foi apanhado pela tempestade Filomena que não só trouxe frio como o maior nevão que Espanha enfrenta em 50 anos. Madrid está a ser a zona mais afetada, com viagens de comboio suspensas e o aeroporto encerrado, mas a neve paralisou praticamente todo o país, com cinco regiões a serem colocadas em alerta vermelho. Já morreram, pelo menos, quatro pessoas.
O Governo pediu este sábado aos cidadãos para que fiquem em casa e evitem deslocações, referindo que já foram mobilizadas 1.305 equipas de limpa-neves no país. Foram já gastos no espaço de dois dias 220 mil toneladas de produto para derreter neve, 30% do usado em todo o ano de 2020. Segundo dados do Governo, as forças da Proteção Civil já resgataram ocupantes de cerca de 1.300 veículos na Comunidade de Madrid. As escolas madrilenas vão manter-se encerradas na segunda e na terça-feira.
Seria mentira no entanto dizer que o lápis branco ou corretor, ou qualquer artimanha utilizada pelo leitor quando era mais novo para fazer sobressair a cor branca num desenho, não pintaria também parte de Portugal com a zona da Serra da Estrela e Alentejo a acordarem este sábado cobertas de neve.
Por cá, felizmente, os flocos são mais um postal do que uma preocupação - e uma boa razão para olhar pela janela numa altura em que as ruas vazias, não (só) pelo frio, que por cá também faz alguns estragos, mas pelas restrições impostas pelo Governo devido aos dados mais recentes da pandemia.
Não faz sol em Portugal, nem no sentido meteorológico do termo, nem no sentido metafórico. Hoje, foi o segundo pior dia da pandemia num país que contabilizou, novamente, mais de 10 mil novos casos e mais de 100 óbitos devido à covid-19. Um novo confinamento idêntico ao de março, abril e maio está ao virar da esquina e o Governo promete anunciar as medidas o mais depressa possível.
Por estes dias um postal a baixas temperaturas sabe bem, quase tão bem como saberia um boletim com números tão baixos quanto o termómetro.
- 21:55
- O Presidente da República afirmou hoje que não há alternativa a um confinamento geral a partir da próxima semana face ao constante aumento do número de casos de infeção com o novo coronavírus em Portugal.
-
- 18:28
-
Têm razão. Temos de ser mais moderados
Moderem-se. Acreditar na democracia e nos direitos humanos, sim. Mas com calminha.
-
- 17:54
-
Presidenciais. Ana Gomes anula agenda para domingo e participará 3.ª feira na reunião no Infarmed
A candidata presidencial Ana Gomes anulou hoje toda a agenda prevista para domingo “face ao agravamento da situação sanitária” e aceitou o convite do primeiro-ministro para participar na reunião com as autoridades sanitárias na terça-feira, no Infarmed.
-
- 17:33
-
Covid-19. Papa anuncia que se vai vacinar e critica oposicionistas da vacina
O Papa Francisco anunciou hoje que será vacinado contra a covid-19 na próxima semana e criticou os que se opõem às vacinação dizendo que refletem uma "negação suicida".
-
- 16:15
-
Reino Unido. Rainha Isabel II e marido recebem primeira dose da vacina contra a covid-19
A rainha britânica, Isabel II, e o seu marido, o príncipe Filipe, receberam hoje a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, anunciou o Palácio de Buckingham.
-
- 16:03
-
As eleições na Geórgia e o Efeito Borboleta
A invasão do Capitólio, em Washington, na quarta-feira, obliterou dos noticiários as eleições de terça no Estado da Geórgia, que terão um efeito muito mais duradouro nos Estados Unidos e, por arrasto, no Mundo.
-
- 15:04
-
Novo confinamento: Governo destaca o "grande consenso" e a necessidade de novas medidas "o mais cedo possível"
O Governo considerou hoje que há um “grande consenso” em relação ao regresso a um confinamento generalizado, para mitigar a propagação da pandemia no país, e sublinhou que a intenção é decretar as medidas “o mais cedo possível”.
-
- 14:55
-
Frio e teletrabalho estão a provocar falhas no fornecimento de eletricidade
A EDP Distribuição registou interrupções no fornecimento de eletricidade que atribuiu ao aumento do consumo devido à descida da temperatura e incremento do teletrabalho, situação que levou ao reforço das equipas, estando previstos reforços adicionais se tal for necessário.
-
- 13:54
-
Madrid pede ajuda ao Governo central para responder à tempestade de neve
O presidente da Câmara de Madrid pediu ao Governo central "recursos humanos e materiais" para responder à tempestade de neve, que pode deixar a cidade numa situação "muito complicada" na próxima semana devido à esperada "queda drástica" das temperaturas.
-
- 11:30
-
Avião que desapareceu dos radares na Indonésia com 62 pessoas a bordo caiu ao mar
O avião com 62 pessoas a bordo e que desapareceu hoje dos radares, depois de descolar de Jacarta para um voo interno com destino a Pontianak, caiu ao mar ao largo da costa de Jacarta, anunciaram as autoridades indonésias.
-
- 11:27
-
Neve encerra acessos à Serra da Estrela e pequenos flocos regressam ao Alentejo
A maioria das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas devido à queda de neve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
-
- 10:45
-
As imagens da tempestade de neve que paralisou Espanha e já fez quatro mortos
A tempestade de neve que atingiu a Espanha, na sexta-feira, causou o caos no país, deixando centenas de automobilistas bloqueados, o Aeroporto de Madrid foi encerrado e um país paralisado, mas o pior ainda está previsto para hoje.
-
- 09:35
-
Redes sociais podem ser obrigadas na União Europeia a partilhar dados para evitar motins como nos Estados Unidos
As plataformas digitais, como o Facebook e o Twitter, podem ser obrigadas a partilhar dados com autoridades reguladoras da União Europeia (UE) perante "preocupações concretas" sobre desinformação, para evitar motins como os ocorridos esta semana nos Estados Unidos.
-
- 09:16
-
Presidenciais: As regras sanitárias para uma eleição em pandemia
As máscaras, o distanciamento físico e os desinfetantes serão presença obrigatória nas eleições para Presidente da República durante as duas semanas de campanha eleitoral, que começa domingo, e no dia do sufrágio, 24 de janeiro.
-
- 08:13
-
Covid-19: Um terço da população e 45% dos profissionais de saúde afetados psicologicamente
Mais de um terço da população e quase metade dos profissionais de saúde inquiridos num estudo manifestaram sinais de sofrimento psicológico, como ansiedade, depressão ou stress pós-traumático, sendo os mais afetados os que estão a tratar doentes com covid-19.
-