Pode ou não haver "volta atrás" no desconfinamento? "Yes", já disse o Reino Unido
Marcelo Rebelo de Sousa declarou no domingo que, no que depender do Presidente, não haverá “volta atrás” no processo de desconfinamento.
"Já não voltamos para trás. Não é o problema de saber se pode ser, deve ser, ou não. Não vai haver. Comigo não vai haver. Naquilo que depender do Presidente da República não se volta atrás”, afirmou Marcelo.
Já o primeiro-ministro, António Costa, reagindo às declarações do Presidente, disse esta segunda-feira que ninguém pode garantir que não se volta atrás no desconfinamento, sublinhando que o Governo adoptará “em cada momento as medidas que se justifiquem perante o estado da pandemia”.
“Se alguém pode garantir [que não se volta atrás]? Não, creio que nem o senhor Presidente da República seguramente o pode fazer, nem o fez”, frisou Costa.
“Não há qualquer português que possa dizer que deseja que haja um volte face no desconfinamento. Creio que 100% dirão aquilo que o senhor Presidente da República disse, que é: ‘ninguém deseja que não haja desconfinamento’”, acrescentou, apelando ainda à responsabilidade dos portugueses, acautelando que, “apesar de o processo de vacinação estar a andar a um ritmo bastante bom” e a “cumprir os objetivos que tinham sido definidos”, o “combate à covid não é só o combate contra a mortalidade ou para proteger o SNS”.
O primeiro-ministro relembrou assim que o combate à pandemia “é, em primeiro lugar, pela proteção da saúde de cada uma das pessoas” e reforçou que “há uma pergunta que ninguém sabe responder”: “que consequências, que sequelas, esta doença e esta infeção deixará para o futuro da vida de cada uma das pessoas que é infetada?”
Além disso, considerou “extremamente perigoso desvalorizar a gravidade da situação”, uma vez que nas últimas semanas o país tem verificado um aumento dos casos em Portugal, o que revela que “não está a haver o ajustamento adequado dos comportamentos”.
O virologista Pedro Simas afirmou que, até agora, não houve uma variante do coronavírus que “quebrasse o efeito protetor” das vacinas contra a covid-19, sublinhando que são todas eficientes a prevenir a doença grave e a morte. “Não quer dizer que não apareçam casos muito raros, mas nós não nos podemos concentrar no raro e temos que agora olhar para o bem comum, que é desconfinar”, defendeu, advertindo que a população tem de continuar a cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde.
No entanto, no Reino Unido a variante Delta (inicialmente detetada na Índia) e o aumento de novos casos de infeção já levaram a que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciasse hoje o adiamento da última fase de desconfinamento até 19 de julho, devido ao risco de “milhares de mortes”.
Boris Johnson disse que a variante Delta do vírus está a “espalhar-se mais rápido do que previsto” e que tal está a refletir-se no número de hospitalizações. Perante a “escolha muito difícil” entre continuar ou não com o plano, o primeiro-ministro britânico decidiu dar aos serviços de saúde “mais algumas semanas cruciais para administrar as restantes vacinas nos braços de quem precisa delas”.
Uma coisa parece certa, a pandemia não acabou e não podemos ignorar que a incidência continua a subir. Hoje, Portugal não registou mortes, mas registou 625 novos casos e ainda mais 15 pessoas internadas nos hospitais. Só a região de Lisboa e Vale do Tejo reportou 64% dos novos casos.
Por isso mesmo, Costa apelou hoje a que “cada um” adote “os comportamentos corretos por forma a que as coisas possam evoluir bem” e reiterou que o Governo irá adotar “em cada momento as medidas que se justifiquem perante o estado da pandemia”. Se queremos manter a liberdade associada ao desconfinamento, teremos de continuar a manter os cuidados de prevenção e a cumprir as orientações Direção-Geral da Saúde.
- 19:29
- O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse hoje que o arraial organizado pela Iniciativa Liberal (IL) é fruto da "ânsia de palco", que leva a que "muitos mordam a língua", após as críticas feitas à organização do Avante.
-
- 19:09
-
Sánchez escolheu a negociação em vez da imposição. Direitas acusam-no de trair Espanha
Está à vista o apaziguamento do conflito catalão, embora à custa de mais dramatização da inflamação política entre os muito polarizados blocos de direita e de esquerda em Espanha.
-
- 19:09
-
Euro2020: Polónia de Paulo Sousa derrotada na estreia pela Eslováquia
A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia.
-
- 18:45
-
Centenas de agricultores exigem em Lisboa uma política agrícola justa
Várias centenas de agricultores manifestaram-se hoje, em Lisboa, reivindicando uma Política Agrícola Comum (PAC) mais justa e adequada às necessidades do setor, que desenvolva as zonas rurais e promova os circuitos curtos de comercialização.
-
- 18:42
-
Granizo destrói culturas na região de Lamego
O presidente da Câmara de Lamego disse hoje que “há culturas perdidas a 100%” no concelho, com prejuízo de “enorme gravidade”, que está a ser avaliado, devido à queda de granizo deste fim de semana.
-
- 18:22
-
Aumento de novos casos no Reino Unido e variante Delta adiam última etapa do desconfinamento até 19 julho
O Reino Unido registou três mortes e 7.742 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o Governo, que confirmou o adiamento da última etapa do desconfinamento devido ao aumento de infeções.
-
- 18:13
-
Covid-19: Costa diz que ninguém pode garantir que não se volta atrás no desconfinamento
O primeiro-ministro disse hoje que ninguém pode garantir que não se volta atrás no desconfinamento, sublinhando que o Governo adotará “em cada momento as medidas que se justifiquem perante o estado da pandemia”.
-
- 18:01
-
Autárquicas: Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa
A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou hoje o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura.
-
- 18:00
-
EMA critica desinformação sobre vacina da AstraZeneca
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) criticou a circulação de informação errada sobre a vacina da AstraZeneca contra a covid-19, depois de um funcionário da agência ter sido mal interpretado numa entrevista ao jornal italiano La Stampa.
-
- 17:40
-
Costa não vê responsabilidades políticas a extrair do “processo administrativo” da transmissão de dados às autoridades russas
O primeiro-ministro defendeu hoje que não há responsabilidades políticas a extrair da transmissão de dados às autoridades russas, lamentando a ideia lançada de que a Câmara de Lisboa é “uma espécie de centro de espionagem do senhor Putin”.
-
- 17:00
-
Ronaldo diz que ganhar o primeiro jogo é crucial e com público será "perfeito"
O internacional português Cristiano Ronaldo alertou hoje para a importância de ganhar o primeiro jogo no Euro2020 de futebol, no qual a equipa das 'quinas' vai defender o título, e considera que, com estádios cheios, o cenário é "perfeito".
-
- 15:53
-
Covid-19: Nenhuma variante quebrou até agora efeito protetor das vacinas
O virologista Pedro Simas afirmou hoje que, até agora, não houve uma variante do coronavírus SARS-CoV-2 que “quebrasse o efeito protetor” das vacinas contra a covid-19, sublinhando que são todas eficientes a prevenir a doença grave e a morte.
-
- 15:02
-
Morreu o ator Ned Beatty, um dos mais conhecidos 'secundários' do cinema americano
O ator norte-americano Ned Beatty, um dos rostos mais conhecidos de filmes como "Deliverance", "Superman" e "Os Homens do Presidente", morreu no domingo, aos 83 anos, na sua casa, em Los Angeles, anunciou hoje a família.
-
- 14:35
-
Covid-19: Portugal com mais 625 casos. Não há mortos, mas a incidência, o R(t) e os internamentos voltam a subir
A grande maioria dos novos casos foi registada na região de Lisboa e Vale do Tejo. Os dados da covid-19 em Portugal foram atualizados esta segunda-feira pelas autoridades de saúde.
-
- 05:52
-
Pré-publicação de "Casa de Dia, Casa de Noite", obra da prémio Nobel Olga Tokarczuk
Nowa Ruda não é uma cidade qualquer. Nesta povoação polaca no coração da Europa há marcas nos seus interstícios da tão violenta como rica história do Velho Continente. A narradora acaba de se mudar para lá e vai ser surpreendida pelo que descobre. Romance-constelação de Olga Tokarczuk — vencedora do
-