Menos entradas e mais saídas da AML (algumas antecipadas, para não quebrar regras)
Um caso pertencente às ditas exceções, um certificado de vacinação completa, um de recuperação da covid-19 ou o resultado de um teste laboratorial negativo. Sem um destes bilhetes, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) era espaço vedado entre as 15h de sexta-feira e as 6h00 de hoje, para entradas e saídas. Segundo as autoridades, assim foi para mais de mil pessoas.
Num balanço provisório, a GNR apontou ter feito 140 operações na AML e fiscalizado mais de 14 mil veículos. Desta vistoria, foram registadas 1.095 recusas de entrada ou saída, tendo os militares mandado estas pessoas que ainda não estavam em incumprimento regressar ao domicílio. Mas houve quem passasse a linha imposta sem as exceções previstas na lei: foram registadas 68 contraordenações por incumprimento à legislação em vigor.
Segundo o capitão João Gaspar, das Relações Públicas da Guarda Nacional Republicana, este fim de semana foi detetado um maior número de recusas de entradas e saídas da AML do que no fim de semana anterior, o primeiro em que estiveram em vigor as restrições nesta zona.
E o que dizem os dados sobre a mobilidade da população? De acordo com um relatório do Painel PSE, disponibilizado ao SAPO24, as restrições na AML tiveram impacto nas entradas, mas não nas saídas da região. Olhando para a totalidade da semana — e não apenas para os dias com regras diferentes —, verifica-se que as entradas reduziam em 8,6% face a uma semana habitual, mas que as saídas aumentaram em 0,6%, comparativamente ao que costuma acontecer.
Assim, estes dados permitem afirmar, segundo os especialistas, que "houve um fenómeno de antecipação das deslocações que foi particularmente visível no número de pessoas que saíram da Área Metropolitana de Lisboa na quinta e mesmo na sexta-feira anteriores às restrições". Ou seja, as pessoas "aproveitaram sobretudo os dias 24 e 25 de junho para realizar as deslocações que tipicamente fariam no fim de semana".
Feita a análise total, são três as conclusões possíveis quanto às restrições impostas:
- Impactaram sobretudo o tráfego durante o fim de semana;
- Reduziram o número de pessoas a entrar na AML durante a semana;
- Não impactaram os movimentos de pessoas a sair da AML, se forem considerados todos os dias da semana.
Entre deslocações e restrições, assim segue a pandemia, em dias feitos de números que vão traduzindo a realidade: em Portugal, já morreram 17.086 pessoas e foram confirmados 875.449 casos de infeção no total, segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. À data de hoje, estão internadas 502 pessoas com covid-19 — número mais elevado desde 6 de abril, quando estavam hospitalizadas 504 pessoas. Tal como os gráficos da mobilidade, também os da pandemia vão apresentado subidas e descidas — mas que possam, por fim, reduzir valores e trazer a normalidade que todos anseiam.
- 19:36
- A Espanha, campeã europeia em 1964, 2008 e 2012, qualificou-se hoje para os quartos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Croácia, vice-campeã mundial em título, por 5-3, após prolongamento, em Copenhaga, na Dinamarca.
-
- 19:24
-
Bacalhau. Portugal alerta para o perigo de um incidente diplomático com a Noruega devido à pesca
O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, alertou hoje, na última reunião do Conselho da União Europeia a que presidiu para um possível incidente diplomático com a Noruega, devido à redução unilateral das possibilidades de pesca, nomeadamente de bacalhau.
-
- 18:59
-
Euro200: Bélgica-Portugal foi o jogo mais visto com audiência média de 3,8 milhões
O jogo do Euro2020 entre Bélgica e Portugal foi o mais visto do campeonato europeu de futebol, com uma audiência média de 3,8 milhões de telespetadores, de acordo com a análise da Universal McCann.
-
- 18:52
-
NBA: Para onde vais, Neemias Queta? E tu, Damian Lillard?
Segunda-feira é sinónimo de Bola ao Ar, podcast sobre NBA da MadreMedia que acompanha todas as incidências da melhor liga de basquetebol de mundo.
-
- 18:27
-
Maiores de 33 anos já podem fazer o autoagendamento da vacinação contra a covid-19
As pessoas com 33 ou mais anos podem, a partir de hoje, agendar a toma da vacina contra a covid-19 na plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS) destinada a estas marcações.
-
- 17:40
-
Ciberataque ao hospital de Ponta Delgada atrasa a divulgação dos resultados de testes à covid-19
O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, reconheceu hoje ter existido atrasos na divulgação dos testes negativos à covid-19 na região devido ao ciberataque ao Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada.
-
- 14:27
-
Associações de pais no Algarve surpreendidas com suspensão de aulas a um domingo
Responsáveis de associações de pais de escolas no Algarve cujas aulas estão suspensas a partir de hoje mostraram-se surpreendidos por apenas terem tomado conhecimento da decisão da Autoridade de Saúde no final do dia de domingo.
-
- 14:15
-
Covid-19: Portugal com duas mortes e 902 casos nas últimas 24 horas. Incidência continua a subir
Portugal tem hoje mais 25 pessoas internadas com covid-19, 902 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e duas mortes atribuídas à doença nas últimas 24 horas. No boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) assinala-se que estão hoje internadas 502 pessoas com covid-19,o número
-
- 13:17
-
O risco de dançar com o vírus
Já sabemos o suficiente para podermos concluir que a atitude de cada pessoa é determinante para conseguirmos dominar a pandemia. A máscara é maçadora, mas largá-la é perigoso. Apetece-nos abraçar pessoas que encontramos, mas este desejo pode tornar-se uma ameaça porque o vírus continua por aí.
-
- 11:58
-
Homem acusado de matar ator Bruno Candé condenado a 22 anos e nove meses por homicídio qualificado agravado por motivação racial
O homem acusado de ter baleado mortalmente o ator Bruno Candé, em julho do ano passado numa rua de Moscavide, em Loures, foi hoje condenado a 22 anos e nove meses de prisão. À saída do tribunal de Loures, o advogado da família considerou que foi feita justiça e que também foi feita História com a co
-
- 11:46
-
Primeiro-ministro sueco demite-se e pede ao Parlamento para formar novo Governo
O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven, apresentou hoje a demissão, uma semana após ter sido derrubado por uma moção de censura, deixando ao presidente do parlamento a tarefa de tentar encontrar um novo chefe de Governo.
-
- 10:22
-
PSP encerrou bar na Maia onde decorria festa com 50 pessoas
A PSP acabou na madrugada de hoje com uma festa, com cerca de 50 pessoas, num bar localizado na Rua Simão Bolívar, na Maia, tendo também dispersado centenas de pessoas que se aglomeraram na Cordoaria, no Porto.
-
- 10:03
-
Aulas à distância de um clique, "workouts" ao ar livre e espaços com mais restrições. Qual o futuro das idas ao ginásio?
Das aulas online aos ajustes nos modelos de negócio, na indústria do fitness há quem saia a ganhar e quem saia a perder, depois da pandemia obrigar a que a própria casa se tornasse o ginásio de muitos.
-