De Espanha, nem bom vento, nem bom apuramento. E até nem calha mal
Era o desfecho mais temido, mas nem por isso imprevisível. Depois de uma fase de grupo tremida, Portugal caiu frente ao Uruguai logo na fase a eliminar no Mundial de 2018; este ano, a fórmula foi a mesma — depois de uma vitória gorda mas enganadora perante a Hungria, seguiu-se uma derrota pesada com a Alemanha e um empate esforçado com a França.
A complicada aritmética da fase de grupos fez a Seleção Nacional calhar com, possivelmente, um dos mais difíceis adversários em todo o Euro2020 — a Bélgica. A história de jogo até mostrou que os belgas são menos temíveis do que aparentavam, mas a insuficiência lusa ficou exposta com toda a clareza no estádio de La Cartuja, em Sevilha.
Depois de sofrer um golo na primeira parte, Portugal passou a segunda a correr atrás do prejuízo, mas a tática demasiado especulativa de Fernando Santos — visivelmente emocionado na flash interview — não logrou resultados. “No futebol não há justiça nem injustiça, há quem marca e quem não marca”, disse, frisando que “uma derrota é uma derrota” e que tinha vários jogadores a chorar no balneário. Já não estamos em 2016.
A esse propósito, não estando presente em Sevilha — o que, em si mesmo, foi todo outro caso em debate ao longo da semana — Marcelo Rebelo de Sousa, rodeado de jornalistas num restaurante, sintetizou a psique nacional em poucas palavras: “tivemos alguma sorte em 2016, aqui faltou-nos sorte”, seguido de um “o resultado é ingrato, mas a vida muitas vezes é ingrata”.
Foquemo-nos nessa última frase. É ingrata a eliminação precoce da Seleção; é-o ainda mais a situação de pandemia que vivemos e em particular o momento que atravessamos agora. Se há algo de positivo a retirar da desilusão desportiva é esta: concentremo-nos de novo no panorama geral, na “bigger picture”, como dizem os anglo-saxónicos.
Portugal continua a assistir uma subida alarmante de casos da covid-19 — este domingo, com 1.496 infeções diárias apontadas, por exemplo, sendo o pior registado desde 14 de fevereiro, quando foram registados 1677 casos. Se o R(t) acusou uma descida ligeira na sexta-feira, a incidência continua a subir.
Se por um lado, o esforço de vacinação tem garantido que a mortalidade é muito mais baixa do que a registada nos primeiros negros meses de 2021, por outro a disseminação de variantes mais infecciosas mantém o risco de assoberbar as unidades de saúde do país.
Estará o verão condenado ou será possível salvá-lo? Essa é a questão que se vai colocando, mas os sinais não são animadores — a travagem do desconfinamento já começou a significar retrocessos na retoma económica, tal como a colocação de Portugal na lista vermelha de alguns países, com Reino Unido e Alemanha à cabeça.
Hoje, outra consequência preocupante do número de casos a subir: apesar do ano letivo estar prestes a terminar, cinco municípios algarvios viram as aulas presenciais do 1º e 2º ciclos interrompidas por ordem a Autoridade Regional de Saúde — um duro golpe para alunos que já viram a sua aprendizagem dificultada ao longo de ano e meio.
Expostos estes dados, admitamos que a queda do Euro2020 pode, pelo menos, acalmar a euforia tradicional do verão para que nos foquemos em controlar mais uma vaga pandémica neste mar revolto que ainda navegamos. Menos ajuntamentos, menos comportamentos de risco. Veja-se o copo meio-cheio.
Além do mais, Tóquio2020 está aí à porta: haverá novas oportunidades para sofrer e celebrar em frente à televisão.
- 21:56
- A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, foi hoje afastada nos oitavos de final do Euro2020, ao perder com a Bélgica por 1-0, no Estádio de La Cartuja, em Sevilha, Espanha.
-
- 21:39
-
Covid-19: Aulas presenciais do 1.º e 2.º ciclos suspensas em cinco municípios do Algarve
A Autoridade de Saúde Regional do Algarve determinou hoje a suspensão das aulas presenciais do 1.º e 2.º ciclos nos municípios de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel, devido à “gravidade da situação” epidemiológica.
-
- 20:28
-
Extrema direita em França com grande revés nas eleições regionais
Os candidatos dos partidos tradicionais impuseram hoje, nas eleições regionais, um revés doloroso para a extrema direita em França, que não conseguiu o controlo de uma região pela primeira vez, segundo as projeções eleitorais.
-
- 18:59
-
Veleiro com quatro tripulantes fica sem leme após interação com orcas em Sesimbra
Um veleiro com quatro tripulantes na zona da praia da Mijona, em Sesimbra, foi hoje rebocado após uma interação com orcas que deixou a embarcação sem leme, revelou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
-
- 18:45
-
Primeiro-ministro do Luxemburgo, que esteve no Conselho Europeu, testou positivo à Covid-19. António Costa não teve contacto próximo, mas vai fazer teste
O primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, entrou em auto-isolamento por 10 dias depois de testar positivo à Covid-19. O governante marcou presença no Conselho Europeu que decorreu esta semana em Bruxelas. Nenhum dos outros participantes, porém, foi considerado um contacto de risco.
-
- 14:56
-
Quem deu o nome à nossa língua?
Durante os primeiros séculos do reino, a língua não se chamava português. Quem lhe deu o nome?
-
- 14:01
-
Covid-19: Portugal com uma morte e 1.496 casos nas últimas 24 horas. Há mais 30 doentes internados
Portugal tem hoje mais 30 pessoas internadas com covid-19, com 1.496 novos casos de infeção e uma morte atribuída à doença nas últimas 24 horas. A área de Lisboa e Vale do Tejo tem 66% do total das novas infeções nacionais, concentrando 1.039 novos casos.
-
- 13:10
-
Madeira na lista verde britânica provoca aumento imediato de reservas: mais de 65 mil em julho e agosto
A reação do mercado britânico à reentrada na Madeira na lista verde dos viajantes "foi imediata e energética", provocando um "grande volume de reservas" que ascendem a 65 mil lugares em julho e agosto, disse o secretário do Turismo madeirense.
-
- 12:42
-
Covid-19: Primeiro caso de Delta Plus na Dinamarca é proveniente de Portugal
O primeiro caso da variante Delta Plus do vírus da covid-19 detetado na Dinamarca terá sido levado por um passageiro proveniente de Portugal, refere o instituto dinamarquês de prevenção de doenças contagiosas no seu ‘site’.
-
- 10:36
-
Pelo menos 16 casais homossexuais adotaram uma criança desde mudanças legais há cinco anos
Pelo menos 16 casais de pessoas do mesmo sexo conseguiram adotar uma criança desde que a lei foi alterada há cinco anos, como aconteceu com Mário e Flávio, que começaram "a maior e melhor aventura" das suas vidas.
-
- 08:39
-
Covid-19: Só quatro vacinas são aceites no certificado digital. Portugueses no Brasil receiam não viajar livremente
Os portugueses residentes no estrangeiro que queiram entrar em Portugal apresentando prova de vacinação contra a covid-19, apenas o poderão fazer se tiverem recebido uma das quatro vacinas aprovadas pela Comissão Europeia, se testarem negativo ou comprovarem recuperação.
-
- 08:09
-
Lista vermelha. Portugueses a viver na Alemanha obrigados a alterar planos de férias
Muitos portugueses a residir na Alemanha estão a cancelar ou a alterar as viagens planeadas ao país de origem, depois do governo de Berlim ter decidido colocar Portugal na 'lista vermelha'.
-