A cábula para o regresso às aulas. Aqui vale copiar
Mochila, manuais e máscaras. E algumas mudanças...
Mais de um milhão de alunos, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade, começaram hoje a regressar às escolas. As novas regras pedem uma cábula, ainda que o ambiente seja semelhante ao do ano passado: há corredores de circulação, obrigatoriedade do uso de máscara, a alternância de horários de entrada e os alunos continuam a estar apenas com os colegas da sua “bolha”.
Os bares e as máquinas de venda automática poderão ser uma das grandes mudanças para os alunos, já que passou a ser proibida a venda de alimentos prejudiciais à saúde, como folhados, batatas fritas, refrigerantes, chocolates ou bolas de Berlim.
Mas todos devem usar máscara? A partir do 2.º ciclo, a máscara é de uso obrigatório para todos os que atravessam os portões da escola — o que inclui as salas de aula ou o recreio. Sublinhe-se o todos: a regra aplica-se a alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.
Para o 1.º ciclo, a utilização das máscaras por parte dos alunos é apenas recomendada, tal como já acontecia desde meados do passado ano letivo.
“Nas crianças com idade entre seis e nove anos, e para todas as que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico independentemente da idade, a utilização de máscara comunitária certificada ou máscara cirúrgica é fortemente recomendada, como medida adicional de proteção, em espaços interiores ou exteriores, desde que as crianças tenham “treino no uso” e utilizem as máscaras de forma correta e seja garantida a supervisão por um adulto, refere a orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Para crianças com idade inferior a cinco anos a utilização de máscara não está recomendada.
Como aconteceu há cerca de um ano, também agora professores, funcionários e alguns alunos voltam a ser testados contra a covid-19: os testes começaram há uma semana com os trabalhadores e, em 20 de setembro, começam os alunos a partir do 3.º ciclo.
A DGS alterou as regras de isolamento profilático das turmas quando surge um caso positivo, acabando com a obrigatoriedade de turmas inteiras ficarem em casa durante duas semanas: os alunos com contactos de baixo risco ou que testem negativo devem regressar à escola.
Nas salas de aula, outra das novidades será o arranque do Plano 21/23 Escola +, que tem como objetivo que os alunos consigam recuperar as aprendizagens perdidas durante os confinamentos forçados pela pandemia de covid-19.
A ideia é que até 2023 os estudantes recuperem as aprendizagens perdidas durante o confinamento dos últimos dois anos letivos, mas diretores e professores queixam-se de não ter havido este ano um novo reforço das equipas.
- 19:34
- O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou hoje a sentença que condenou o presidente do Chega, André Ventura, a pedir desculpas a uma família do Bairro Jamaica, Seixal, por "ofensas ao direito à honra" ao chamar-lhes "bandidos".
-
- 19:33
-
Autárquicas: Líderes apontam ao PS no primeiro dia de campanha oficial
No primeiro dia de campanha oficial para as eleições autárquicas, os líderes partidários apontaram críticas ao PS, tanto pelas referências ao dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) como pela gestão da Câmara de Lisboa.
-
- 17:47
-
Mau tempo: Mais de 120 inundações no Alentejo, queda de árvores em Leiria e cinco pessoas desalojadas em Alenquer
O mau tempo faz-se sentir em vários pontos do país, com ocorrências desde inundações a queda de árvores e movimento de terras.
-
- 17:12
-
Músico Guilherme Inês, dos Salada de Frutas e Quarteto 1111, morre aos 70 anos
O músico e produtor português Guilherme Inês, que integrou os Salada de Frutas e o Quarteto 1111, morreu hoje, em Lisboa, aos 70 anos, disse à Lusa fonte próxima da família.
-
- 15:34
-
Documentário sobre Eunice Muñoz nos 80 anos de carreira estreia-se em novembro
Um documentário sobre Eunice Muñoz em comemoração dos seus 80 anos de carreira, realizado a pedido da atriz como passagem de testemunho à neta, estreia-se no dia 4 de novembro em mais de 30 salas do país.
-
- 11:44
-
Glovo compra Mercadão em Portugal e Lola Market em Espanha
A Glovo acaba de alargar a atividade de entregas de compras com a aquisição da empresa portuguesa Mercadão, que assegura a entrega de compras online do Pingo Doce e outras marcas, e da Lola Market em Espanha.
-
- 11:03
-
John Textor suspendeu acordo para aquisição de ações até às eleições no Benfica
O investidor norte-americano John Textor anunciou hoje que suspendeu o acordo com José António dos Santos para a aquisição de 25% das ações da SAD do Benfica, até às eleições do clube.
-