Ómicron, a variante que isolou o sul de África
Quando a pandemia apareceu, as vacinas — futuro distante — eram a solução; quando as vacinas apareceram — presente brilhante —, a má distribuição era o risco de novas erupções; quando a ómicron apareceu nos países onde as vacinas não chegaram — inesperada variante — as nações ricas ficaram em pânico.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, mostrou-se hoje "muito preocupado" pelo isolamento da África Austral (no caso Português, África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbabué), no seguimento da descoberta da variante Ómicron nesta região.
"O povo africano não pode ser responsabilizado pelo nível imoralmente baixo das vacinas disponíveis em África, e não deve ser penalizado por ter identificado e partilhado as informações científicas e sanitárias essenciais com o mundo", disse Guterres, citado num comunicado pela agência francesa de notícias, a AFP.
Em causa estão a proibição às viagens oriundas da África Austral, que vários países já tomaram para tentar conter a propagação da nova variante do vírus que causou a pandemia de Covid-19.
A variante Ómicron foi recentemente detetada na África do Sul e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o “elevado número de mutações” pode implicar uma maior infecciosidade. O surto na África do Sul tem atingido mais as pessoas com idades entre os 20 e os 30 anos e os médicos enfatizam que os sintomas da covid-19 são frequentemente ligeiros nesse grupo etário.
Hoje, a OMS recomendou aos seus estados-membros ações prioritárias que aumentem o nível de prontidão na resposta à nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, Ómicron, como alertas precoces e planos de mitigação nos sistemas de saúde.
Num comunicado, a OMS pede que os países garantam que têm ao dispor sistemas de alerta precoce e planos de mitigação que mantenham os serviços de saúde essenciais a funcionar por forma a responder a potenciais surtos.
Pede ainda aos Estados que comuniquem regularmente informação científica sobre a Ómicron e outras variantes em circulação do coronavírus que provoca a doença covid-19.
A OMS alerta que “o risco geral associado à Ómicron é considerado muito alto por um conjunto de razões”, entre as quais o facto de o risco global associado à covid-19 se manter de forma genericamente muito elevado e os “preocupantes”, ainda que preliminares, dados científicos apontarem para que a variante escape à imunidade já atingida e tenha um nível de transmissibilidade mais elevado.
Estas condições podem “conduzir a surtos futuros com consequências severas”, refere a OMS, ainda que ressalve que esta avaliação científica ainda se reveste de “considerável incerteza” e que a informação vai continuar a ser atualizada.
Em Portugal, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) identificou em Portugal 13 casos de infeção com a variante Ómicron, foi hoje anunciado.
Em comunicado conjunto do INSA e da Direção Geral da Saúde (DGS) é revelado que os ensaios preliminares efetuados no INSA "sugerem, fortemente, que todos os 13 casos associados aos jogadores do Belenenses SAD estejam relacionados com a variante de preocupação Ómicron".
O INSA escreve ainda que, nas análises a casos de infeção de jogadores do Belenenses SAD, através do seu Departamento de Doenças Infecciosas, analisou, no domingo, um lote de 13 amostras positivas associadas a casos de infeção de jogadores do Belenenses SAD, dado que um dos casos positivos terá tido uma viagem recente à África do Sul.
- 19:03
- A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou hoje aos seus estados-membros ações prioritárias que aumentem o nível de prontidão na resposta à nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, Ómicron, como alertas precoces e planos de mitigação nos sistemas de saúde.
-
- 19:01
-
Joe Biden diz que não há "motivo para pânico" com a variante Ómicron
O Presidente dos EUA, Joe Biden, disse hoje que "não há motivo para pânico" com a disseminação da variante Ómicron do coronavírus e pediu aos norte-americanos para serem vacinados ou receberem a dose de reforço.
-
- 18:36
-
CGD paga dividendo extraordinário de 300 ME ao Estado até terça-feira
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pagar o dividendo extraordinário de 300 milhões de euros ao seu acionista único, o Estado português, até terça-feira, divulgou hoje o banco público.
-
- 18:18
-
"Mentiu, usou o meu nome para se promover". Cristiano Ronaldo desmente jornalista da France Football
Cristiano Ronaldo negou esta segunda-feira que a sua única ambição seja terminar a carreira com mais Bolas de Ouro conquistadas do que Lionel Messi.
-
- 18:08
-
Historiador Sérgio Gorjão substitui Mário Pereira na direção do Palácio Nacional de Mafra
O secretário executivo da Comissão Nacional da UNESCO, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Sérgio Gorjão, é o diretor do Palácio Nacional de Mafra, substituindo Mário Pereira, que se aposentou em setembro, anunciou hoje a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
-
- 16:00
-
CEO da Ryanair diz que a TAP devia libertar 250 'slots' por semana que não usa em Lisboa
O presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, defendeu hoje que a TAP devia libertar, pelo menos, 250 'slots' no aeroporto de Lisboa, que não usa e acusou a companhia aérea portuguesa de bloquear a concorrência.
-
- 15:45
-
Covid-19: Portugal não tem novos casos da variante Ómicron em investigação
O investigador do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), João Paulo Gomes, assegurou hoje que neste momento não existe em Portugal nenhum novo caso em investigação suspeito da se tratar da nova variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2.
-
- 15:23
-
Covid-19: Passageiros dos Açores e Madeira com destino ao continente dispensados de teste negativo
Os passageiros provenientes dos Açores e da Madeira com destino ao continente português estão dispensados de apresentar teste negativo à covid-19 para embarcar a partir de quarta-feira, esclareceu hoje à Lusa fonte da Presidência do Conselho de Ministros.
-
- 15:09
-
Covid-19: Trinta e três casos da variante Ómicron detetados na Europa
Um total de 33 casos da variante Ómicron do SARS-CoV-2, considerada de preocupação, foram até agora detetados na União Europeia e Espaço Económico Europeu (UE/EEE), segundo dados hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
-
- 15:05
-
Covid-19: 31 reclusos da cadeia de Alcoentre testaram positivo
Trinta e um reclusos do Estabelecimento Prisional de Alcoentre estão infetados com o coronavírus SARS-CoV-2, tendo o primeiro caso sido detetado em 25 de novembro, informou hoje a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
-
- 14:26
-
Covid-19: Portugal regista 13 óbitos e 1 635 novos casos nas últimas 24 horas. Incidência e internamentos continuam a aumentar
Portugal regista hoje mais 1 635 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e 13 mortes associadas à covid-19, segundo dados oficiais.
-
- 13:56
-
Presidente do CDS-PP sauda Rui Rio pela reeleição sem "pedinchar nenhuma coligação"
O presidente do CDS-PP saudou hoje Rui Rio pela reeleição como presidente do PSD, sublinhando que não vai “pedinchar nenhuma coligação” aos sociais-democratas, apesar de o “cenário de coligação” apresentar “algumas vantagens”.
-
- 13:35
-
Covid-19: Bruxelas desaconselha barreiras indevidas a viajantes, mas Portugal vai exigir teste
A Comissão Europeia reiterou hoje que os Estados-membros devem “abster-se de barreiras indevidas” aos passageiros vacinados e recuperados da covid-19, no dia em que Portugal informou Bruxelas sobre a exigência de teste a todos os viajantes.
-
- 13:22
-
It’s Ok To Not Be Ok | Joana Almeida: "Com o teletrabalho expusemos uma parte de nós que não fazíamos habitualmente"
Joana Almeida, advogada da Morais Leitão, conta-nos porque é que “It's Ok To Not Be Ok”. Já pode ouvir o segundo episódio do podcast produzido em parceria pela MadreMedia e o LACS.
-
- 13:09
-
João Vieira Pinto chega a acordo em tribunal por dívida de 128 mil euros ao Fisco
O diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) João Vieira Pinto chegou hoje a acordo com o tribunal, por causa de uma dívida de 128 mil euros, relativo a um processo em que foi condenado por fraude fiscal.
-
- 12:58
-
Covid-19: Investigador do INSA apela à calma em relação à nova variante Ómicron
O investigador do INSA João Paulo Gomes apelou hoje à calma em relação à nova variante Ómicron do coronavirus, afirmando que são precisos dados consistentes para se tirar uma "conclusão mais séria" sobre o seu impacto.
-
- 12:04
-
Trânsito na ponte da Arrábida no Porto condicionado nas noites de quarta e quinta-feira
A Infraestruturas de Portugal vai realizar nas noites de quarta e quinta-feira inspeções na ponte da Arrábida, que liga Gaia ao Porto, ficando o trânsito condicionado devido à supressão alternada de vias, anunciou hoje.
-
- 11:54
-
Pandemia baixa esperança de vida aos 65 anos em Portugal - o que ditará recuo da idade da reforma em 2023
A esperança de vida aos 65 anos é hoje de 19,35 anos, menos quatro meses face às estimativas de 2018-2020, revelou o Instituto Nacional de Estatística, que associa o decréscimo ao aumento das mortes na pandemia de covid-19.
-
- 10:13
-
DGS: Contactos de infetados com nova variante serão submetidos a plano de testagem "muito rigoroso"
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu hoje que os 13 casos confirmados da Ómicron em Portugal não são exclusivamente em jogadores da Belenenses SAD, adiantando que também há casos no ‘staff’ e que os contactos de todos os que testaram positivo serão submetidos a um plano de testagem "
-
- 09:26
-
Covid-19: Espanha impõe restrições a viajantes de países da África Austral
As autoridades espanholas impõem a partir da meia-noite 10 dias de quarentena a todos os viajantes procedentes de zonas consideradas de "alto risco" devido ao aparecimento da variante ómicron do novo coronavírus em países da África Austral.
-
- 09:02
-
OMS diz que risco global da Ómicron é "muito alto"
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que o risco global representado pela nova variante Ómicron do coronavírus é "muito alto", num relatório sobre esta nova variante do SARS-CoV-2.
-
- 08:55
-
Covid-19: Dois países africanos já estão a dar 3.ª dose, 90% da população ainda não recebeu a 1.ª
Pelo menos dois países africanos já começaram a administrar terceiras doses da vacina contra a covid-19 e Cabo Verde prepara-se para fazê-lo em dezembro, mas 90% da população do continente não recebeu sequer a primeira dose.
-
- 08:08
-
Identificados 13 casos da variante Ómicron em Portugal. Em causa estão jogadores e staff do Belenenses SAD
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciaram esta segunda-feira os primeiros casos de covid-19 em Portugal associados à nova variante de preocupação Ómicron. Em causa estão jogadores e staff do Belenenses SAD.
-
- 07:13
-
Alunos carenciados têm mais dificuldades no acesso ao trabalho
Cada vez mais estudantes de origens socioeconómicas desfavorecidas frequentam o ensino superior em Portugal, mas mantêm-se as desigualdades no acesso ao emprego para estes jovens que enfrentam maior risco de desemprego, alerta um estudo do Edulog.
-