Como vai a Saúde no país? Das vacinas às juntas médicas, há muito trabalho pela frente
Longe vai o tempo das conferências diárias sobre a evolução da pandemia. Contudo, há sempre algo mais a ser comunicado quanto à Saúde em Portugal — especialmente quando não são boas notícias.
Esta segunda-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, deixou algumas notas no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Vale do Sousa Sul, em Penafiel, após a assinatura de autos de transferência no âmbito do processo de descentralização de competências para as autarquias.
Sobre vacinas adaptadas à variante Ómicron:
A campanha de vacinação de outono contra a covid-19 e a gripe poderá já incluir as vacinas adaptadas à variante Ómicron do SARS-CoV-2, caso os ensaios clínicos o permitam.
"Se essas vacinas adaptadas estiverem disponíveis para a campanha de outono, faremos a campanha de outono, em função, naturalmente, de uma validação técnica e clinica", disse Marta Temido em Penafiel, frisando não querer "nem condicionar nem estar aqui a precipitar" as análises necessárias.
"Resta saber quais são os resultados dos ensaios clínicos com essas vacinas, porque essas vacinas adaptadas apenas agora em junho iriam entrar em ensaios clínicos, e portanto nós precisamos de perceber os resultados desses ensaios para, no fundo, perceber a sua eventual vantagem", sustentou.
A ministra referiu que Portugal está envolvido no processo de compra das vacinas adaptadas, que a Agência Europeia dos Medicamentos (EMA) anunciou na quinta-feira poderem ser aprovadas em setembro.
E para a gripe:
Além disso, Marta Temido anunciou que já foram adquiridos "mais de 15 milhões de euros de vacinas para a gripe para a próxima época gripal, portanto outono/inverno de 2022/23".
"O plano neste momento é a administração mais combinada possível das atuais vacinas [covid-19] e das vacinas para a gripe", ressalvou, com o objetivo de proteger primeiro os mais vulneráveis, mas admitiu que se houver alterações serão precisos ajustamentos. “Os planos também são feitos com essa latitude", adiantou.
Sobre a quarta dose:
Quanto ao processo de vacinação da quarta dose para os idosos, e depois de terem sido atingidos, no sábado, 200 mil vacinados, o objetivo "é ter este grupo vacinado o mais depressa possível, e garantidamente neste mês".
"Já o sabemos dos anteriores processos de vacinação que esta população é mais difícil de vacinar, pelas questões associadas à mobilidade, à necessidade de apoio, muitas vezes da família ou dos municípios, para se deslocarem, portanto é um processo que é difícil", sustentou.
Quanto às juntas médicas:
A ministra da Saúde expressou "grande preocupação" com os atrasos nas juntas médicas, que chegam a atingir os dois anos, considerando que a pandemia de covid-19 atrasou a resposta neste domínio.
"É naturalmente uma grande preocupação com a qual o Ministério da Saúde tem estado a ser confrontado. Também ao Ministério da Saúde têm chegado frequentes relatos de situações em que as pessoas não estão a conseguir, ainda, ter a resposta para a sua presença na junta médica da forma que nós gostávamos", disse.
Lembrando que "vivemos numa situação de pandemia", a ministra considerou que esta "atrasou a resposta que já sofria alguns constrangimentos".
O jornal Público noticiou hoje que o tempo de espera para aceder a uma junta médica chega a ser de dois anos, tendo a Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, recebido 133 queixas, e a Associação Portuguesa de Deficientes considerado que "prevalece um atraso abismal".
"Estamos a trabalhar no sentido de responder atempadamente também nos outros pontos. Como sabem, as juntas médicas foram reforçadas, em termos de equipas afetas e em termos, também, de contratação de meios para lhes responder", acrescentou Marta Temido.
E, por fim, quanto à transferência de competências na Saúde:
O Governo passou a considerar transferidas para os municípios competências na Saúde a partir de 1 de abril, apesar dos pedidos de adiamento do prazo por autarcas que consideram insuficientes as verbas atribuídas para desempenharem tarefas como a gestão de centros de saúde.
Segundo Marta Temido, metade dos concelhos abrangidos pela transferência de competências na Saúde deverão assinar os autos até ao final de junho.
"Num cenário em que tudo corra conforme estamos a planear, em meados deste ano teremos metade dos autos de transferência de competência, que precisamos de assinar até ao final do ano, aceites, assinados", apontou.
Lembrando que há "201 municípios, no território continental, abrangidos pelo processo de descentralização de competências na área da Saúde", Marta Temido disse que "até à semana passada 40 tinham assinado os seus autos de transferência ou estavam […] em vias de o fazer".
"Até ao final do mês de junho temos a expectativa de que outros 60 municípios possam também assinar os seus autos", perspetivou a governante.
Depois da cerimónia, em declarações aos jornalistas, admitiu que o Governo está "longe ainda do que é a meta", classificando o trabalho como "de negociação" e não "de imposição".
- 18:08
- O Ministério Público (MP) recusou o afastamento da procuradora do julgamento do processo Football Leaks, pedido pelos arguidos devido à realização de uma reunião da magistrada com inspetores da Polícia Judiciária após o início do julgamento.
-
- 17:08
-
Jornalista britânico desaparecido na Amazónia depois de ser alvo de ameaças
Correspondente do Guardian no Brasil, Dom Phillips desapareceu após uma viagem a um dos pontos mais remotos da floresta da Amazónia. O jornalista vinha a ser alvo de ameaça pelo seu trabalho no que toca às tribos indígenas e à proteção do ambiente.
-
- 16:58
-
João Rendeiro: Resultados preliminares da autópsia excluem indícios de crime. Funeral decorre na terça-feira
Os resultados preliminares da autópsia a João Rendeiro realizada em Portugal não detetaram indícios de crime, confirmando a tese de suicídio, adiantou fonte ligada ao processo. O funeral do ex-banqueiro decorrerá na terça-feira.
-
- 15:55
-
Gasolina vendida em média 0,8 cêntimos acima da referência da ERSE e gasóleo abaixo 0,2 cêntimos
A média dos preços nas gasolineiras, para a semana corrente, ficou 0,8 cêntimos por litro acima do preço médio semanal determinado pelo regulador, no caso da gasolina, e 0,2 cêntimos abaixo no caso do gasóleo.
-
- 15:50
-
Elon Musk acusa Twitter de ocultar informação e volta a ameaçar a retirada da oferta de compra
Elon Musk, o CEO da Tesla e da SpaceX, ameaçou retirar a sua oferta de 44 mil milhões de dólares para adquirir o Twitter, alegando que a rede social não cumpre as suas obrigações de fornecer os dados necessários sobre as contas falsas.
-
- 15:41
-
Pussy Riot prometem "manifesto" para mostrar a “verdade” sobre a Rússia
O coletivo russo Pussy Riot avisou hoje que os seus espetáculos em Portugal serão um “manifesto” para o público ouvir a “verdade” sobre o que se passa na Rússia e na Ucrânia, com vídeos, teatro e música.
-
- 15:04
-
Ministra da Saúde admite "grande preocupação" com atrasos nas juntas médicas
A ministra da Saúde, Marta Temido, expressou hoje "grande preocupação" com os atrasos nas juntas médicas, que chegam a atingir os dois anos, considerando que a pandemia de covid-19 atrasou a resposta neste domínio.
-
- 14:29
-
Julgamento de Duarte Lima adiado por falta de notificação de testemunhas no Brasil
O julgamento do antigo deputado Duarte Lima pelo homicídio de Rosalina Ribeiro no Brasil em 2009, previsto para começar quarta-feira, foi adiado para 23 de novembro, disse hoje à agência Lusa fonte do Tribunal de Sintra.
-
- 14:21
-
Varíola dos macacos: Há já 153 casos em Portugal. DGS divulga estudo que descreve percurso da doença
Portugal registou mais 10 casos de varíola dos macacos nas últimas 24 horas, aumentando para 153 o número total de infeções no país, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS). As autoridades de saúde divulgaram esta manhã um estudo conduzido por vários profissionais portugueses onde se descrevem
-
- 13:52
-
Campanha de outono contra a Covid-19 pode já incluir vacinas adaptadas
A campanha de vacinação de outono contra a covid-19 e a gripe poderá já incluir as vacinas adaptadas à variante Ómicron do SARS-CoV-2, caso os ensaios clínicos o permitam, disse hoje em Penafiel a ministra da Saúde, Marta Temido.
-
- 13:44
-
Ordem recebeu 163 declarações de exclusão de responsabilidade de médicos da Urgência de Leiria
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) revelou hoje que recebeu 163 declarações de exclusão de responsabilidade dos médicos da Urgência do Hospital de Santo André, em Leiria, desde novembro de 2021.
-
- 12:43
-
Governo vai criar equipa para avaliar aumento da delinquência juvenil
O ministro da Administração Interna disse hoje que vai ser criada uma equipa para avaliar o aumento da delinquência juvenil e será composta por elementos da saúde pública, segurança social, polícias e de outras áreas do Governo.
-
- 12:32
-
Futsal: Guarda-redes Bebé anuncia fim de carreira
O guarda-redes internacional português Bebé, de 39 anos, anunciou hoje o final de carreira, ao longo da qual foi campeão mundial e europeu por Portugal, e campeão europeu no Benfica.
-
- 11:36
-
Covid-19: Portugal continua a ser o país da UE com mais novos casos e o segundo no mundo
Portugal continua o país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes nos últimos sete dias e o segundo no mundo neste indicador, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.
-
- 11:05
-
Lavrov impedido de viajar para a Sérvia porque países vizinhos fecharam espaço aéreo
Os países em redor da Sérvia fecharam o seu espaço aéreo ao avião do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, que deveria voar hoje para Belgrado, disse a sua porta-voz, Maria Zakharova.
-
- 10:34
-
Más notícias no crédito a habitação. Euribor a seis meses positiva pela primeira vez desde novembro de 2015
A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, voltou hoje a ser positiva, pela primeira vez desde novembro de 2015, ao ser fixada em 0,009%, mais 0,017 pontos do que na sexta-feira.
-
- 09:46
-
Costuma andar de táxi? Viagens entre concelhos vão ficar mais baratas
Governo quer alterar lei que regula o setor e transformar e dar a oportunidade aos concelhos de transformar os atuais contigentes municipais em intermunicipais. O objetivo é baixar preços e aumentar a oferta disponível.
-
- 09:35
-
Mulher morre baleada com dois tiros em Felgueiras. Suspeito já se entregou à GNR
Uma mulher morreu hoje após ter sido baleada com dois tiros em Felgueiras, no distrito do Porto, indicou fonte dos bombeiros locais. O suspeito, um homem de 45 anos, entregou-se no posto da GNR de Lousada.
-
- 05:54
-
Mais de 2.400 pessoas responderam ao inquérito do INE sobre origens étnico-raciais
Mais de 2.400 pessoas responderam ao Inquérito piloto às Condições de Vida, Origens e Trajetórias da População Residente, onde é abordada a origem étnico-racial, estando agora os resultados em análise para que o inquérito final possa arrancar em dezembro.
-
- 05:54
-
EUA e Coreia do Sul disparam oito mísseis balísticos em resposta a Pyongyang
As forças armadas dos EUA e da Coreia do Sul lançaram hoje oito mísseis balísticos para as águas ao largo da costa oriental da península coreana, um dia após o Norte ter também disparado oito mísseis balísticos.
-