Paula Rego: O grito da imaginação
Olhar para uma obra de Paula Rego era ver o desconcertante. As alegorias tenebrosas, que provocam e ferem na sua aparentemente concreta imagem, "escondem" verdades múltiplas. É a imaginação, são as fantasias, aos berros, aos gritos.
As histórias, reais ou imaginadas, acompanharam a vida da pintora Paula Rego, que morreu hoje, aos 87 anos, um fascínio que começou na infância, quando a tia lhas contava, e inspirou os seus quadros, reconhecidos a nível mundial.
Sempre que surgia em cerimónias públicas, a artista portuguesa, radicada no Reino Unido desde o início da década de 1970, reiterava a importância das histórias para as pessoas se compreenderem a si próprias e ao mundo.
"[Com as histórias] pode-se castigar quem não se gosta e elogiar quem se gosta. E depois inventa-se uma história para explicar tudo", comentou, um dia, na inauguração de uma das suas exposições, no seu museu, em Cascais, ao que chamou exatamente Casa das Histórias.
A obra da pintora raras vezes deixa um espectador indiferente, apreciadores ou não da estética do seu trabalho, marcado pela realidade da condição feminina, pelas injustiças sociais e pela recusa da opressão em todas as suas formas.
O valor internacional da sua obra evidenciou-se sobretudo em 2015 com a venda, num leilão, em Londres, da obra "The Cadet and his Sister" (1988) (“O cadete e a sua irmã”, em tradução do inglês), por 1,6 milhões de euros, tornando-se um novo recorde da artista portuguesa.
A data da obra assinala um importante acontecimento na vida pessoal da pintora na década de 1980, pela morte do marido, o também artista Victor Willing (1928-1988), de esclerose múltipla.
Esse ano foi igualmente importante na carreira de Paula Rego, pois passou a ser representada pela galeria Marlborough Fine Art, em Londres, e distinguida com uma grande retrospetiva do seu trabalho pela Serpentine Gallery, na capital britânica.
Em 2021, conseguiu tornar real um dos seus maiores sonhos como artista: expor no museu Tate Britain, em Londres, uma casa de exposições que sempre viu como um baluarte masculino.
Ali apresentou uma exposição retrospetiva - com mais de 100 obras dos seus 60 anos de carreira - um feito simbólico que Paula Rego conquistou, já que sempre se tinha sentido discriminada por não poder ali levar a sua obra, sendo mulher e estrangeira.
Acabou por ser a maior a mais completa exposição de Paula Rego no Reino Unido, incluindo, além da pintura, esculturas, colagens e desenhos, desde os anos 1950, até aos mais recentes, incluindo a série "Mulher Cão", dos anos 1990, e “Aborto”, uma das que mais impacto político e social tiveram em Portugal, produzida durante a campanha pela despenalização do procedimento no país.
O Presidente da República, Marcelo rebelo de Sousa, visitou a exposição, na altura, e considerou-a "única e irrepetível".
Já este ano, a sua obra foi alvo de outro reconhecimento por parte da curadoria-geral de um dos certames mais importantes de arte contemporânea do mundo: A Bienal de Arte de Veneza, com o tema "The Milk of Dreams", que privilegiou o trabalho de artistas mulheres.
Cecilia Alemani, curadora geral da 59.ª Exposição Internacional de Arte Bienal de Veneza, escolheu a pintora portuguesa Paula Rego como uma das âncoras da exposição-geral, reunindo numa sala azul do Pavilhão Central, nos Giardini, obras em pintura, gravuras e esculturas.
Em entrevista à agência Lusa uma semana antes da inauguração, em abril, a curadora considerou Paula Rego uma "artista completa" que "só agora está a ter o devido reconhecimento".
Paula Rego "é alguém que, ao longo de cinco décadas, tem dedicado o seu trabalho a temas e ideias muito fortes, a aspetos das nossas sociedades que foram obscurecidos e ignorados, cancelados, censurados, desde questões políticas, de género, liberdade de expressão, direitos das mulheres. São temas que aborda de forma muito direta e original", salientou Cecilia Alemani sobre a artista de 87 anos.
Em 2020, o Museu da Presidência da República, no Palácio de Belém, em Lisboa, assinalou o 85.º aniversário de Paula Rego com uma exposição de obras da pintora, com os trabalhos criados pela artista para o Palácio de Belém, a pedido do antigo Presidente da República Jorge Sampaio.
Maria Paula Figueiroa Rego, nascida em Lisboa a 26 de janeiro de 1935, numa família de tradição republicana e liberal, começou a desenhar ainda criança, um talento que lhe foi reconhecido pelos professores da St. Julian´s School, em Carcavelos, e partiu para a capital britânica com 17 anos, para estudar na Slade School of Fine Art.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para fazer pesquisa sobre contos infantis, em 1975, e em Londres viria a conhecer o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, cuja obra Paula Rego exibiu por várias vezes na Casa das Histórias, em Cascais.
A Casa das Histórias, que abriu em Cascais em 2009, num projeto do arquiteto Eduardo Souto de Moura, detém um acervo significativo de obras da autora, e tem vindo a apresentar exposições sobre o seu trabalho ou de outros, sobretudo portugueses, com quem tem afinidades.
Na pintura de Paula Rego surgem diversas imagens típicas da infância, por vezes fetichistas e até traumáticas, relacionadas com a violência, e os animais são frequentemente os protagonistas da sua linguagem pictórica.
Nas últimas décadas, a pintora abordou temas políticos, como o abuso de poder, e sociais, como o aborto - entre outros, do universo feminino, e o seu trabalho foi influenciado pelos contos populares, e também pela literatura, nomeadamente a escrita de Eça de Queirós, que a levou a pintar quadros inspirados em livros como “A Relíquia” e “O Primo Basílio”.
Em 2010, foi ordenada Dama Oficial da Ordem do Império Britânico pela rainha Isabel II e, em Lisboa, recebeu o Prémio Personalidade Portuguesa do Ano atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.
Para incentivar os jovens estudantes a desenhar, em 2016 foi criado o Prémio Paula Rego, galardão anual para atribuir a estudantes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
Paula Rego recebeu, em 1995, as insígnias de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, em 2004 a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, e em 2011 o doutoramento ‘honoris causa’ da Universidade de Lisboa, título que possui de várias universidades no Reino Unido, como as de Oxford e Roehampton.
Em 2019, foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura.
A sua obra está representada em múltiplas coleções públicas, a nível nacional e internacional.
O documentário "Paula Rego: Secrets and Stories", do realizador Nick Willing, filho da pintora e de Victor Willing, estreou-se a 25 de março de 2017, pela BBC, no Reino Unido, e depois em Portugal, em abril do mesmo ano.
Neste filme, Willing relata a vida da mãe de forma intimista, como mulher e artista, o relacionamento com o pai, a grande dedicação à arte e as fases de dificuldades sofridas, por falta de meios financeiros para cuidar da família, até ao progressivo reconhecimento em Portugal e no Reino Unido.
Em novembro de 2021, também a Galeria 111, que representou a pintora em Portugal desde o início da carreira, organizou uma exposição em sua homenagem, e da "relação de amizade e cumplicidade", que titulou "Saudades", com 27 obras que revisitam o seu percurso artístico desde os anos 1980 até trabalhos mais recentes, provenientes do atelier da pintora, em Londres.
- 22:45
- Equador, Japão, Malta, Moçambique e Suíça disputam quinta-feira, sem oposição nos seus grupos regionais, as vagas disponíveis de membros não permanentes do Conselho de Segurança para o mandato 2023-2024.
-
- 22:25
-
Rui Costa afirma que novo treinador do Benfica "mudará certamente o paradigma"
O presidente do Benfica, Rui Costa, salientou hoje que o novo treinador da equipa principal de futebol, o alemão Roger Schmidt, vai mudar "certamente o paradigma", no discuso de abertura da Assembleia Geral do clube.
-
- 22:14
-
Trump e dois dos seus filhos intimados a depor pela procuradora-geral de Nova Iorque
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e dois dos seus filhos foram intimados a depor pela procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, em 15 de julho, segundo um documento do Supremo Tribunal daquele Estado.
-
- 21:43
-
DGS admite vacina contra a varíola-dos-macacos para conter cadeias de transmissão
A Direção-Geral da Saúde (DGS) admite que venha a ser administrada uma vacina contra a varíola humana para “conter cadeias de transmissão” do vírus Monkeypox, mas “sempre medido o risco e o benefício” de usar as vacinas.
-
- 21:27
-
Gasolina ou gasóleo? Nenhum. Bruxelas já tem data para o fim da venda de carros com motor de combustão
O Parlamento Europeu aprovou hoje uma proposta da Comissão que proíbe a venda de novos veículos com motor de combustão a partir de 2035, na prática só permitindo a venda de veículos novos elétricos.
-
- 21:20
-
Costa e Sánchez salientam longo caminho para aprovar mecanismo ibérico do preço do gás
Os primeiros-ministros de Portugal e de Espanha salientaram o longo caminho negocial percorrido pelos dois países até à aprovação de hoje pela Comissão Europeia de um teto para o preço do gás usado na produção da eletricidade.
-
- 20:25
-
Paula Rego: uma “obsessão” em contar histórias — a nossa história
Paula Rego deixou-nos. Para trás fica uma vida e um país contados em linhas grossas, exageradas e por vezes surrealistas. De Portugal ao Reino Unido, isto foi o que ela viu.
-
- 20:21
-
Covid-19: Média de casos com ligeira redução para as 25.042 infeções diárias
A média de infeções diminuiu ligeiramente para os 25.042 casos diários em Portugal e o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus que provoca a covid-19 está agora abaixo do limiar de 1, avançou hoje o INSA.
-
- 20:05
-
Ginecologia e obstetrícia do Hospital Garcia de Orta sem atendimento urgente até às 08:30 de quinta-feira
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, está sem atendimento urgente de ginecologia e obstetrícia até às 08:30 de quinta-feira, segundo uma informação oficial daquela unidade hospitalar.
-
- 20:02
-
Pinto Monteiro: Funeral de ex-procurador-geral na sexta-feira na aldeia natal, na Guarda
O funeral do antigo procurador-geral da República (PGR) Fernando Pinto Monteiro, que morreu hoje aos 80 anos, vítima de cancro, vai ter lugar na sexta-feira na aldeia natal do magistrado, Porto de Ovelha, distrito da Guarda.
-
- 19:42
-
Forças russas controlam "grande parte" de Severodonetsk
A cidade de Severodonetsk, no Donbass (leste da Ucrânia), onde tem decorrido nos últimos dias uma dura batalha entre as forças russas e ucranianas, está "em grande parte" sob controlo de Moscovo, anunciou hoje o governador da região de Lugansk.
-
- 19:31
-
Auchan, E. Leclerc, Modelo Continente, Pingo Doce e Unilever multados em 130 milhões de euros
A Autoridade da Concorrência (AdC) multou em mais de 130 milhões de euros os supermercados Auchan, E. Leclerc, Modelo Continente e Pingo Doce e o fornecedor comum Unilever, por um esquema de fixação de preços de venda ao consumidor.
-
- 19:18
-
PJ detém homem suspeito de atirar 'cocktails molotov' nas escadarias do parlamento
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 30 anos, que em janeiro passado terá lançado cinco engenhos incendiários artesanais nas escadarias da Assembleia da República, durante uma contestação às medidas adotadas contra a covid-19.
-
- 19:00
-
Reembolsos do IRS totalizam 2.266 milhões de euros até hoje
O fisco reembolsou até hoje 2.266 milhões de euros, no âmbito da campanha de IRS de 2022, com este valor a abranger 2,2 milhões de contribuintes, informou hoje o Ministério das Finanças.
-
- 18:45
-
Manuel Sá é pescador há 50 anos, mas quer o filho mais novo longe do mar
Manuel Sá, de Castelo de Neiva, Viana do Castelo, é pescador há 50 anos, mas não quer o filho mais novo a “governar” um barco, tal como o bisavó e o avó, porque o mar já não garante sustento.
-
- 17:59
-
Trabalhadores da EMEL em greve de 24 horas na quinta-feira por aumentos salariais
Os trabalhadores da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) vão realizar na quinta-feira uma greve de 24 horas para exigir que sejam retomadas as negociações para aumentos salariais, disse hoje fonte sindical à agência Lusa.
-
- 17:17
-
Vacinação contra a gripe e covid-19 em simultâneo, a partir de 5 de setembro. É este o plano da DGS para o outono-inverno
A campanha de vacinação do outono e inverno prevê a coadministração das vacinas contra a gripe e covid-19 em idosos, pessoas com mais de 18 anos com doenças graves, profissionais de saúde e utentes de lares e cuidados continuados.
-
- 17:06
-
Três jornais de São Miguel deixam de ser impressos devido a rotura de papel
Os jornais Diário dos Açores, Correio dos Açores e Atlântico Expresso deixam, a partir de quinta-feira, de ser impressos devido à "rotura de vários tipos de papel no mercado nacional e internacional", foi hoje anunciado.
-
- 17:02
-
Viu concentrações de algas na costa portuguesa? Deve fotografar e reportar em plataforma digital
Investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) apelaram hoje para que sejam reportados os avistamentos de acumulações de algas que aparecem no mar e nas praias da costa portuguesa.
-