O coração de D. Pedro IV vai ao Brasil
O rei D. Pedro I do Brasil e D. Pedro IV para Portugal foi o monarca que conduziu o Brasil, antiga colónia portuguesa, à independência. O seu corpo encontra-se na cidade brasileira de São Paulo — mas não na totalidade: o coração está no Porto, na Igreja da Lapa, fechado a cinco chaves num mausoléu.
A 30 de maio, o embaixador brasileiro George Prata, um dos coordenadores das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, anunciou que o governo do seu país tinha enviado um pedido oficial a Portugal para a trasladação do coração de D. Pedro.
Por sua vez, a 22 de junho, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, anunciou que a trasladação do coração de D. Pedro seria autorizada.
Contudo, só hoje foi oficializada a decisão: o executivo aprovou por unanimidade a transladação temporária, através da celebração de um contrato de comodato a celebrar com o governo brasileiro.
"Tratando-se de um bem cultural, enquanto bem móvel que representa testemunho material com valor de civilização ou cultura, está sujeito a um especial regime de proteção e valorização", salienta Rui Moreira.
O autarca esclarece que para que a transladação não comprometesse a integridade do órgão foi pedida uma peritagem técnica ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que concluiu ser possível realizar a mesma, mediante a "exigência de um transporte em ambiente pressurizado".
"A Câmara Municipal do Porto assegurará todas as diligências necessárias, assim como a articulação com outras entidades, em especial com as autoridades brasileiras, no que concerne à segurança da operação de transporte", afirma o autarca, adiantando que os custos serão assumidos pelo governo brasileiro.
Para o historiador Laurentino Gomes, o empréstimo do coração de D. Pedro, solicitado pelo Governo brasileiro para celebrar os 200 anos da Independência do país sul-americano, é um eco da ditadura militar.
"O coração do D. Pedro é preservado em condições muito delicadas, lá na igreja da Lapa, no Porto, e há um risco real. [O pedido de empréstimo] é um eco autoritário de uma ditadura, porque [na comemoração do aniversário dos 150 anos] era o auge da ditadura, em 1972, e os militares trouxeram os restos mortais de D. Pedro para o Museu do Ipiranga", frisou.
Por isso, defende, "Bolsonaro, que cultiva a ditadura brasileira", tentou agora imitar os generais da ditadura militar. "Eles trouxeram o corpo, então, num gesto simbólico, vamos trazer o coração", acrescentou.
- 23:16
- O restaurante português Belcanto, do chef José Avillez, manteve-se hoje entre os 50 melhores do mundo, descendo quatro posições para o 46.º lugar da lista, este ano liderada pelo dinamarquês Geranium, anunciou hoje a organização em Londres.
-
- 22:07
-
Incêndios: Cerca de 300 pessoas retiradas de várias aldeias de Murça
O presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, adiantou que terão sido retirados cerca de 300 populares de várias aldeias do concelho por precaução devido ao incêndio que deflagrou no domingo, em Cortinhas.
-
- 21:18
-
União Europeia aprova abertura das negociações de adesão com Albânia e Macedónia do Norte
Os Estados-membros da União Europeia aprovaram hoje a abertura de negociações para a integração da Albânia e da Macedónia do Norte, disse hoje o primeiro-ministro checo, Petr Fiala.
-
- 21:14
-
Câmara de Lisboa quer ceder terrenos a privados para construírem 1.500 casas de habitação acessível
A Câmara de Lisboa quer ceder terrenos municipais, em direito de superfície, a privados sem fins lucrativos para construírem habitação acessível, com 500 fogos para cooperativas e 1.000 para concessões, anunciou hoje a vereadora responsável por este pelouro.
-
- 21:07
-
Reino Unido: Corrida para sucessão Boris Johnson reduzida a quatro candidatos. Veja aqui os nomes
O antigo ministro britânico das Finanças Rishi Sunak reforçou o estatuto de favorito na eleição para a liderança do Partido Conservador após uma terceira volta realizada hoje, na qual o deputado Tom Tugendhat foi eliminado.
-
- 19:06
-
Covid-19: Centro europeu recorre ao exemplo de Portugal para prever mais casos de BA.5
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) recorre ao exemplo de Portugal para prever que países da Europa podem assistir a um aumento de casos de covid-19 devido às linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ómicron.
-
- 18:06
-
Investigação revela que avião de combate aos incêndios caiu antes de fazer a "última descarga"
O avião pilotado por André Serra “iniciou um movimento abrupto com nariz e asa direita em baixo”, perdeu o controlo e despenhou-se, antes de fazer aquela que seria a “última descarga” de água no combate a um incêndio.
-
- 16:48
-
Guerra: Putin e Erdogan vão discutir exportação de cereais ucranianos
Os presidentes russo e turco vão reunir-se em Teerão na terça-feira para discutir a possibilidade de exportação de cereais da Ucrânia, que foi travada pela invasão russa, ameaçando provocar uma crise alimentar mundial.
-
- 16:24
-
Portugal atribuiu mais de 47 mil proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia
Portugal atribuiu até hoje mais de 47.000 proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia, 28% das quais concedidas a menores, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
-
- 16:13
-
Praticante de 'snorkeling' morre na ilha das Berlengas
Um homem de nacionalidade norte-americana morreu hoje na ilha das Berlengas, ao largo de Peniche, no distrito de Leiria, enquanto praticava 'snorkeling', informou a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.
-
- 16:12
-
Incêndios: Arderam 43.721 hectares desde o início do ano
Os incêndios florestais consumiram este ano 43.721 hectares, cerca de 30.000 dos quais desde 08 de julho, segundos dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
-
- 15:02
-
Novo aeroporto: Montenegro insiste que Governo precisa de dar explicações sobre despacho revogado
O presidente do PSD, Luís Montenegro, insistiu hoje que é preciso o Governo explicar a publicação e posterior revogação do despacho sobre a nova solução aeroportuária para Lisboa, e adiantou que se vai encontrar com o primeiro-ministro "nos próximos dias".
-
- 14:55
-
António Costa: “Não temos mesmo tempo a perder no combate contras as alterações climáticas"
O primeiro-ministro disse hoje que Portugal não tem “mesmo tempo a perder” no combate contra as alterações climáticas, considerando decisivo o investimento nas energias renováveis como a gigabateria do Tâmega, que inclui três barragens e que foi hoje inaugurada.
-
- 13:41
-
Federação de Dadores Benévolos de Sangue começa campanha de apelo à dádiva
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) vai realizar uma campanha para a doação de sangue, antes do período de férias, lembrando que diariamente são necessárias entre 900 a 1.000 unidades de sangue.
-
- 11:33
-
Benfica com Midtjylland ou AEK Larnaca no acesso à Liga dos Campeões
O Benfica vai defrontar os dinamarqueses do Midtjylland ou os cipriotas do AEK Larnaca na terceira pré-eliminatória da edição 2022/23 da Liga dos Campeões em futebol, ditou o sorteio hoje realizado em Nyon, na Suíça.
-
- 07:04
-
Espanha inaugura hoje polémico "comboio rápido" na Estremadura
A Espanha inaugura hoje um troço da ligação ferroviária entre Cáceres e a fronteira com Portugal, em Badajoz, apesar de vozes críticas apontarem que a ligação não reúne características para ser designada de alta velocidade.
-