As fronteiras portuguesas estão mesmo em perigo?
O que se passa?
O Governo português anunciou o fim do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em outubro de 2021, seguindo-se um processo de reestruturação que, novamente de acordo com o Executivo, terá o ano de 2023 como fulcral, em matéria de mudanças.
No entanto, do lado dos funcionários do SEF, que serão reintegrados em outras forças policiais, existem ainda muitas incertezas.
Nesse sentido, este domingo, o sindicato que representa os inspetores do SEF pediu reuniões ao Governo devido à "indefinição do processo de extinção" daquele serviço de segurança, que está a "prejudicar a segurança e o desenvolvimento económico e social do país".
O que alegam os inspetores?
O processo de reestruturação do SEF tem sido adiado, sobretudo porque ainda não foi legislada a criação da Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), que vai ficar com as funções administrativas do SEF. E os inspetores alegam que devido à morosidade do processo "existe um SEF à beira da extinção, sem qualquer investimento, sem uma entidade a que possa transferir parte das suas competências, num impasse que prejudica a segurança e o desenvolvimento económico e social do país”.
"O atraso da criação da APMA pela ministra Ana Catarina Mendes está a condicionar todo o processo de transferência de competências e de nova distribuição de funções, o qual já foi adiado duas vezes, tendo o ministro da Administração Interna anunciado como novo prazo o dia 31 de março”, disse à Lusa Acácio Pereira, presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIF/SEF)
E a segurança nas fronteiras?
O sindicato diz que as fronteiras estão em perigo e dá como exemplo a realização das Jornadas Mundiais da Juventudes, que estão marcadas de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.
“A Jornada Mundial da Juventude exige cuidados acrescidos de segurança nas fronteiras, ao mesmo tempo que o país precisa de imigrantes para crescer economicamente. Preocupa-nos a indefinição que se encontra o processo de extinção do SEF num momento tão importante para o país”, afirmou Acácio Pereira.
O sindicalista diz mesmo que “o adiamento da criação da APMA está a colocar as fronteiras portuguesas e a política de imigração do país no pior dos mundos, uma vez que não se investe no que está, nem se avança no que irá ficar”.
O presidente do sindicato sublinhou ainda que, nas atuais condições em que se encontra o SEF, “o país não tem as estruturas adequadas para atrair essa imigração, para a proteger da ação das redes transnacionais de tráfico humano, nem para gerir de forma adequada os fluxos da sua entrada através das fronteiras do país”.
O que o Governo já prometeu?
No início de fevereiro, o Governo garantiu que mantém “o objetivo político" de concluir até ao final de março o processo legislativo da criação da APMA.
“Mantemos o objetivo político de até ao fim de março ter o processo legislativo concluído. Recordo que hoje é 15 de fevereiro. Se o compromisso foi até ao final de março, temos de aguardar até 31 de março para podermos verificar se o objetivo político é ou não cumprido”, disse na altura o ministro da Administração Interna.
O que será a APMA?
A APMA terá a “missão de concretizar as políticas públicas em matéria migratória e de asilo, nomeadamente a de regularização da entrada e permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional, emitir pareceres sobre os pedidos de vistos, de asilo e de instalação de refugiados, assim como participar na execução da política de cooperação internacional do Estado português no âmbito das migrações e asilo”.
Quanto à passagem das competências policiais do SEF para a Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Polícia Judiciária (PJ), mantém-se genericamente o que estava previsto na proposta do Governo.
A GNR ficará responsável por “vigiar, fiscalizar e controlar as fronteiras marítima e terrestre", "agir no âmbito de processos de afastamento coercivo e à expulsão judicial de cidadãos estrangeiros, nas áreas da sua jurisdição” e “assegurar a realização de controlos móveis e de operações conjuntas com forças e serviços de segurança nacionais e congéneres espanhóis”.
Por sua vez, a PSP integrará as competências de “vigiar, fiscalizar e controlar as fronteiras aeroportuárias e terminais de cruzeiros” e “agir no âmbito de processos de afastamento coercivo e de expulsão judicial de cidadãos estrangeiros, nas áreas da sua jurisdição”.
“A investigação dos crimes de auxílio à imigração ilegal, associação de auxílio à imigração ilegal, tráfico de pessoas e de outros com estes conexos” vão passar para a “competência reservada” da Polícia Judiciária.
*Com Lusa
- 21:20
- O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, afastou hoje a suspensão de alegados padres abusadores de menores sem que haja "factos comprovados, sujeitos a contraditório" e um processo canónico feito pela Santa Sé.
-
- 20:23
-
Chefe de estação grego acusado e detido por acidente que matou 57 pessoas
O chefe da estação envolvido no acidente ferroviário mais mortal da Grécia, que matou pelo menos 57 pessoas, foi indiciado e detido este domingo.
-
- 19:36
-
Liverpool 'esmaga' Manchester United em dia de recordes e história
O Liverpool 'esmagou' hoje o Manchester United, por 7-0, somando a sua maior vitória de sempre sobre os 'red devils', que sofreram a pior derrota na Liga inglesa de futebol em quase 100 anos, na 26.ª jornada.
-
- 19:22
-
Patriarcado de Lisboa vai enviar lista de padres suspeitos ao Ministério Público
O bispo auxiliar de Lisboa Américo Aguiar prometeu hoje que o Patriarcado de Lisboa vai agir com "tolerância zero" perante alegados padres abusadores de menores, conforme o "grito do Papa Francisco" e indicou que serão anunciadas medidas esta semana.
-
- 18:29
-
Rússia promete cumprir acordo de cereais se outras partes o fizerem
A Rússia anunciou hoje que está pronta a cumprir a sua parte no acordo de exportação de cereais, assinado em julho do ano passado, se os outros participantes o aplicarem numa base de igualdade.
-
- 17:08
-
Já há livros “escritos” por ChatGPT à venda na Amazon
A Amazon tem cerca de 200 livros à venda escritos com recurso ao ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial, uma situação que é vista como uma ameaça para os escritores.
-
- 16:51
-
Sem munições, reservas russos utilizarão pás para combates corpo a corpo na Ucrânia
Informação revelada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido neste domingo, dando conta de relatos de alguns soldados da reserva russa.
-
- 16:04
-
Acordo histórico de proteção ao oceanos. "Conferência em Lisboa foi muito importante"
José Maria Costa, secretário do Estado do Mar, salienta a importância da Conferência dos Oceanos, realizada no ano passada, para o acordo alcançado no sábado.
-
- 14:22
-
Visitas de estudo: Escola Infanta D. Maria de Coimbra garante que não houve alunos excluídos
A Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, garantiu hoje que nenhum aluno ficou excluído de qualquer visita de estudo e que decorrem atividades de angariação de fundos para permitir a inclusão de todos os estudantes.
-
- 12:08
-
Grécia: primeiro-ministro pediu desculpa pelo acidente ferroviário, mas manifestantes e polícia entram em confrontos junto ao parlamento
Confrontos violentos ocorreram hoje entre à polícia e manifestantes em frente ao Parlamento em Atenas, durante um protesto contra o Governo após o desastre ferroviário na Grécia que fez 57 mortos.
-
- 11:48
-
"Um momento histórico". 15 anos depois, ONU fecha acordo para proteção do alto mar
Os Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) alcançaram no sábado um acordo para estabelecer um tratado de proteção do alto mar, após mais de 15 anos de negociações.
-
- 11:43
-
Primeiro-ministro grego pede desculpas às famílias das vítimas de acidente ferroviário
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, pediu hoje desculpas às famílias das vítimas do desastre entre dois comboios que causou 57 mortos na terça-feira e provocou uma grande revolta na população da Grécia.
-
- 09:48
-
“O adiamento da criação da APMA está a colocar as fronteiras portuguesas no pior dos mundos". Inspetores do SEF pedem reunião ao Governo
O sindicato que representa os inspetores do SEF pediu hoje reuniões ao Governo devido à "indefinição do processo de extinção" daquele serviço de segurança, que está a "prejudicar a segurança e o desenvolvimento económico e social do país".
-
- 09:31
-
Estão escolhidos os últimos seis finalistas para o Festival da Canção
Os últimos seis temas finalistas do 57.º Festival da Canção, cujo vencedor irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, em Liverpool, no Reino Unido, foram escolhidos este sábado, entre dez canções a concurso.
-
- 09:13
-
Jornada Mundial da Juventude vai ter participação inédita de surdos no coro
Quando o Papa Francisco presidir ao acolhimento a milhares de participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Parque Eduardo VII, em Lisboa, em 03 de agosto, vai deparar-se com a inclusão, pela primeira vez ao nível mundial, de elementos surdos no coro.
-