Entre Trump e Biden, a grande discussão é a idade. O que se passa nos EUA?
O presidente dos Estados Unidos retomou este domingo a campanha, desesperado para salvar a sua candidatura à reeleição, enquanto líderes democratas se reúnem para discutir os apelos cada vez maiores para que Joe Biden abandone a corrida pela Casa Branca.
Como foi o dia de hoje?
Biden, de 81 anos, esteve na igreja pentecostal de Mt Airy, em Filadélfia, frequentada principalmente por afro-americanos, como parte de dois eventos de campanha no estado da Pensilvânia, antes de ser o anfitrião da cimeira de líderes da NATO em Washington.
"Sei que não tenho 40 anos", declarou na igreja, numa breve alusão ao debate sobre a sua capacidade de continuar no governo.
"Somos todos imperfeitos", acrescentou, referindo-se à necessidade de "unir novamente" os Estados Unidos. "É o meu objetivo. É o que vamos fazer", afirmou, enquanto os presentes gritavam "mais quatro anos".
Porquê os apelos à desistência?
Biden enfrenta uma pressão cada vez maior para deixar a disputa após a sua desastrosa participação no debate contra Donald Trump a 27 de junho.
Entretanto, o presidente norte-americano assumiu total responsabilidade pelo desempenho amplamente criticado no debate televisivo com Donald Trump.
Na primeira entrevista após o debate, concedida na sexta-feira ao apresentador da televisão ABC News George Stephanopoulos, ex-diretor de comunicações da Casa Branca, Biden assumiu que teve uma má noite contra o rival republicano, Donald Trump, mas assegurou não haver "nenhuma indicação de qualquer condição séria" em relação às suas capacidades.
"Foi um mau episódio, nada sério. Eu estava exausto. Não dei ouvidos aos meus instintos. (...) A culpa foi exclusivamente minha, de mais ninguém", justificou.
Questionado sobre se tinha visto o debate posteriormente, o presidente respondeu: “Acho que não vi. Não".
O debate de 27 de junho expôs fragilidades físicas e mentais do chefe de Estado norte-americano, de 81 anos, o que levou vários membros do Partido Democrata a equacionar uma mudança de candidato às eleições presidenciais deste ano.
A Casa Branca justificou a má prestação do presidente com um resfriado, cansaço acumulado e 'jet lag', uma vez que Biden tinha regressado de uma série de viagens à Europa.
Na entrevista, Biden afirmou que "ninguém está mais qualificado" do que ele "para ser presidente ou para vencer a eleição”, rejeitando assim os apelos para abandonar a corrida à Casa Branca. O chefe de Estado referiu-se ainda ao antecessor e rival republicano como um "mentiroso patológico".
Numa outra entrevista, o presidente voltou a baralhar-se, confundindo a sua vice, Kamala Harris, com o seu próprio mandato enquanto vice-presidente de Barack Obama.
E Biden pensa em desistir?
Questionado sobre se renunciaria à recandidatura caso se convencesse que não conseguiria derrotar Trump, o Presidente disse que só o faria a mando do "Senhor Todo-Poderoso".
“Se o Senhor Todo-Poderoso descesse e dissesse 'Joe, sai da corrida' eu sairia da corrida. O Senhor Todo-Poderoso não vai descer", afirmou.
Quem pede que Biden se retira da corrida presidencial?
O presidente tem-se mantido desafiador e afirma ser o único capaz de derrotar Trump. Mas, até agora, cinco congressistas democratas pediram que Biden se retire da corrida eleitoral — e a tendência só aumenta.
Este domingo, dois parlamentares democratas não pediram explicitamente a desistência de Biden, mas alertaram que este ainda precisa de conquistar os eleitores preocupados com a sua idade.
"Existe apenas um motivo para a corrida entre Trump e Biden estar acirrada, e é a idade do presidente", disse o deputado Adam Schiff ao programa "Meet the Press", da emissora NBC.
Enquanto alguns especulam que Biden poderá deixar os próximos dias de campanha nas mãos da vice-presidente Kamala Harris, Schiff acrescentou: "Acredito que ela poderia muito bem vencer de forma esmagadora".
Já o senador democrata Chris Murphy afirmou que "o presidente precisa de fazer mais", incluindo eventos não programados, como reuniões municipais, para garantir aos eleitores que ainda possui a acuidade mental e a aptidão física necessárias para um segundo mandato.
"Esta semana será absolutamente crítica", disse Murphy ao programa da CNN, "State of the Union".
Quais os próximos passos na campanha?
A primeira-dama Jill Biden, que, segundo alguns relatos dos meios de comunicação, está a incentivar o seu marido a continuar na corrida, planeia fazer campanha na Geórgia, Flórida e Carolina do Norte na segunda-feira.
No entanto, após os comícios deste domingo em Filadélfia e em Harrisburg, o presidente vai precisar de se afastar da campanha para participar na cimeira da NATO, que começa na terça-feira.
Durante o encontro, Biden também terá de tranquilizar os seus aliados, num momento em que muitos países europeus temem uma vitória de Trump em novembro.
O republicano de 78 anos critica há muito tempo a NATO como um fardo injusto para os Estados Unidos, elogiou o presidente russo Vladimir Putin e insistiu que poderia terminar rapidamente a guerra na Ucrânia, invadida por Moscovo em fevereiro de 2022.
Até agora, os "pesos pesados" democratas têm mantido sob controlo qualquer descontentamento latente com o seu líder, pelo menos em público.
Contudo, faltam apenas quatro meses para o dia das eleições — e qualquer movimento para substituir Biden como candidato deverá ocorrer mais cedo ou mais tarde. Enquanto isso, para o presidente e para a sua equipa de campanha, a estratégia parece ser aguentar a situação.
Por isso, foi apresentado um plano intenso para julho, incluindo uma enxurrada de anúncios televisivos e viagens a todos os estados-chave.
A agenda inclui uma visita ao sudoeste do país durante a convenção republicana de 15 a 18 de julho, onde Trump será oficialmente indicado como o candidato presidencial do partido.
*Com agências
- 20:46
- A líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen afirmou hoje que a vitória ficou “apenas adiada”, depois das projeções apontarem o seu partido, a União Nacional, no terceiro lugar, atrás da aliança de esquerda e do bloco do presidente.
-
- 20:35
-
Primeiro-ministro francês vai apresentar demissão a Macron
O primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, afirmou hoje que tenciona demitir-se depois de a coligação de esquerda surgir nas projeções como vencedora na segunda volta das eleições legislativas.
-
- 20:20
-
Sporting inicia defesa do título de campeão com receção ao Rio Ave
O campeão Sporting inicia a defesa do título com a receção ao Rio Ave, na primeira jornada da edição 2024/25 da I Liga portuguesa de futebol, ditou o sorteio hoje realizado em Lisboa.
-
- 19:02
-
França sem maioria absoluta e a afastar extrema-direita para terceiro lugar
A aliança de esquerda venceu as eleições legislativas francesas, à frente da coligação do presidente Emmanuel Macron e da extrema-direita, segundo as primeiras projeções divulgadas após o fecho das urnas. Acompanhe aqui os resultados.
-
- 18:30
-
Duas pistolas que pertenceram a Napoleão vendidas por 1,69 milhões de euros. E foram consideradas "tesouros nacionais"
Duas pistolas decoradas que pertenceram a Napoleão I foram vendidas em França por 1,69 milhões de euros, anunciou este domingo a casa de leilões Osenat. As armas não vão poder sair de França, devido a uma ordem do Ministério da Cultura — só de forma temporária para exposições.
-
- 18:17
-
Hamas aceita negociar libertação de reféns israelitas mesmo sem cessar-fogo permanente
O Hamas aceitou negociar a libertação de reféns israelitas e de prisioneiros palestinianos na ausência de um cessar-fogo permanente na Faixa de Gaza, disse hoje um alto responsável daquele movimento.
-
- 18:04
-
Polícia espanhola procura jovem que encharcou três pessoas com líquido inflamável e lhes pegou fogo
As vítimas têm idades compreendidas entre os 45 e os 50 anos e já tinham tido desentendimentos com o jovem. As três pessoas estão hospitalizadas.
-
- 17:26
-
De punhos fechados e erguidos. Manifestação de apoio a Cláudia Simões junta cerca de 50 pessoas no Terreiro do Paço
Manifestantes protestam em apoio a Cláudia Simões, uma luso-angolana que foi recentemente condenada a oito meses de prisão, com pena suspensa, por ter mordido um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) durante uma detenção, tendo o agente sido absolvido das acusações de agressão.
-
- 16:29
-
Yaroslava Mahuchikh bate recorde do mundo do salto em altura
A ucraniana Yaroslava Mahuchikh bateu hoje o recorde do mundo do salto em altura, com 2,10 metros, uma marca que pertencia à búlgara Stefka Kostadinova há quase 37 anos.
-
- 16:28
-
Este homem passou 45 anos no corredor da morte no Japão. E ainda tem esperança de provar que está inocente
Iwao Hakamada, de 88 anos, passou mais tempo do que qualquer outra pessoa no mundo no corredor da morte, no Japão. Agora, está à espera do veredito do novo julgamento por homicídio.
-
- 15:27
-
Espanha: Tourada de San Fermín já fez pelo menos seis feridos
Cinco pessoas sofreram traumatismos e uma foi ferida pelo chifre de um touro.
-
- 14:31
-
Nuno Melo: “Nós temos que estar à altura das nossas circunstâncias e por isso nós investimos nas forças armadas"
O ministro da Defesa, Nuno Melo, reafirmou hoje em Portimão, no Algarve, o compromisso de Portugal manter uma política de defesa alinhada com a NATO e em defesa das democracias e da liberdade.
-
- 13:05
-
Avião da TAP aterra de emergência em Lisboa após problemas de pressurização
Um avião da TAP que fazia o voo Lisboa-Copenhaga teve de aterrar de emergência no aeroporto Humberto Delgado após terem sido detetados problemas de pressurização.
-
- 11:53
-
Etna: a expulsão de lava, a coluna de fumo de cinco quilómetros e uma ilha coberta de cinzas. Veja as fotos
A erupção do Etna, na ilha italiana da Sicília, o maior vulcão ativo da Europa, intensificou-se hoje com a expulsão de lava e uma coluna de fumo de cinco quilómetros de altura.
-
- 10:46
-
Worldcoin: Já não está impedida de recolher dados biométricos da íris em Portugal, mas mantém suspensão
A proibição de recolher dados biométricos da íris em Portugal terminou e a empresa que os recolhia, a Worldcoin, quer retomar a atividade num futuro próximo, mas decidiu aguardar por aval da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD).
-
- 10:00
-
"Moscovo X". Como é o trabalho de campo de uma agente da CIA que vive infiltrada na Rússia de Putin?
David McCloskey, ex-agente da CIA que se estreou na ficção com "Estação Damasco", retoma o fio à meada da geopolítica internacional e regressa com um novo romance de espionagem aclamado pela crítica, "Moscovo X". Neste livro, narra com um assustador realismo o trabalho de campo de uma agente da CIA
-
- 08:45
-
«Tea» vem de «Transporte de Ervas Aromáticas»?
Podemos encontrar por aí uma história curiosa sobre a palavra inglesa «tea»: seria, na sua origem, um acrónimo da expressão portuguesa «Transporte de Ervas Aromáticas». Segundo a história, os ingleses viam caixas nos navios portugueses com a indicação «T.E.A.» e passaram a usá-la para designar o que
-
- 00:00
-
Assistente Inteligente de Velocidade é obrigatório a partir de hoje em viaturas novas. Como funciona?
Entra hoje em vigor a obrigatoriedade do Assistente Inteligente de Velocidade (ISA, na sigla inglesa) em viaturas novas. Este é um sistema de segurança que indica aos condutores quando se encontram em excesso de velocidade.
-